
Prova Nacional Docente: reaplicação será no dia 30 de novembro, informa Inep
João Marcondes | 07/11/25O Inep realizará a reaplicação da Prova Nacional Docente (PND) em 30 de novembro. Veja quem pode solicitar, prazos e detalhes do novo cronograma.
O Inep realizará a reaplicação da Prova Nacional Docente (PND) em 30 de novembro. Veja quem pode solicitar, prazos e detalhes do novo cronograma.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que a reaplicação da Prova Nacional Docente (PND) ocorrerá no dia 30 de novembro.
O edital complementar foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira, 5 de novembro.
Em resumo:
Veja mais informações abaixo.

Poderão participar da reaplicação os inscritos que enfrentaram problemas logísticos e não conseguiram realizar a prova na data regular, em outubro.
Os pedidos devem ser feitos entre 6 e 8 de novembro, por meio do Sistema da PND. O resultado das solicitações será divulgado em 10 de novembro.
Em caso de aprovação, o novo Cartão de Confirmação da Inscrição será disponibilizado posteriormente no Sistema PND, com informações sobre número de inscrição, data, hora e local da prova.
+ PND 2025: gabarito preliminar é divulgado nesta terça (28), veja como acessar
O Inep decidiu invalidar a aplicação da prova em nove locais após manifestação da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela operação logística do exame.
A decisão foi tomada diante de intercorrências registradas durante a aplicação no dia 26 de outubro.
A autarquia informou que a medida tem o objetivo de garantir transparência e igualdade de condições para todos os participantes.
O que acontece se eu não fizer a PND?
+ PND 2025: questão discursiva aborda idadismo como desafio social; veja detalhes
Os resultados obtidos na reaplicação seguirão o mesmo padrão de análise da prova original.
As notas serão comparáveis às do exame aplicado em outubro, com base na Teoria da Resposta ao Item (TRI), metodologia utilizada em outras avaliações conduzidas pelo Inep.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Veja as bolsas de estudo disponíveis para o curso que deseja abaixo:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis: