Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Quais informações incluir no currículo lattes?

Veja mais detalhes sobre as informações imprescindíveis ao currículo lattes

Ter um currículo lattes é bastante comum entre as pessoas que fazem parte do meio acadêmico e desejam se dedicar à pesquisa científica. Mas é importante saber exatamente quais informações incluir no documento e, assim, não deixar escapar nenhum dado – ainda mais se você estiver de olho em um programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado).

mulher escrevendo no computador
Quais informações incluir no currículo lattes?


Mas antes de mais nada, você sabe o que é um currículo lattes? Basicamente é um compilado de informações acadêmicas disponíveis em uma plataforma online mantida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Ela surgiu em 1999 para compilar as informações profissionais dos pesquisadores brasileiros.

Leia também:
O que é currículo lattes?
Passo a passo para cadastrar seu currículo na plataforma lattes

Nele estão informações sobre formação acadêmica, idiomas de conhecimento, áreas de produção científica, instituições em que já tenha atuado, artigos científicos publicados, Iniciação Científica e participações em eventos.

São tantas coisas que, às vezes, é possível se confundir e esquecer de inserir alguma coisa, não é mesmo? Por isso reunimos aqui os pontos que você não pode esquecer de inserir em seu currículo lattes. Confira:

O que incluir no currículo lattes?

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

As informações de um currículo lattes são divididas em cinco etapas: a apresentação, formação acadêmica, experiência profissional, linha de pesquisa e premiações

1. Apresentação 

Esse é o texto inicial de seu currículo. Ele pode ser gerado automaticamente pelo sistema da plataforma ou editado pelo autor. Nele devem estar resumidas as informações de formação e experiência, interesses, identificação e endereço do profissional, resumo de sua formação e fluências em idiomas estrangeiros. 

2. Formação acadêmica

Nessa parte devem ser inseridas as informações do curso de graduação, pós-graduações, cursos complementares, níveis de titulação, instituições e datas em que as aulas aconteceram. Vale inserir todos os dados de cursos e workshops realizados para comprovar seu conhecimento e formação. 

3. Experiência profissional

Chegou a hora de incluir todas as informações da sua carreira profissional e também na área da pesquisa. Devem ser inseridas as experiências em empresas, qual era a instituição, detalhes do cargo, carga horária do trabalho e regime de contratação.

4. Linha de pesquisa

Essa seção é destinada à sua atuação como acadêmico. É possível incluir trabalhos de conclusão de curso, como o da graduação, pesquisas realizadas e temas de seu maior interesse. 

5. Prêmios e títulos

A plataforma Lattes também traz um espaço reservado para que o pesquisador possa compartilhar quais foram suas indicações e premiações relacionadas à pesquisa. É possível inserir os projetos de iniciação científica premiados e os prêmios recebidos na área de trabalho. 

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações