Qual é a renda mínima para conseguir o Fies?
Se você pretende conseguir um financiamento estudantil pelo Fies, saiba quais critérios são necessários para participar do programa
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2024, abre as inscrições entre os dias 12 e 15 de março e o resultado sai em 21 de março. A complementação das informações dos pré-selecionados está agendada para 22 a 26 de março, enquanto a eventual pré-seleção da lista de espera está prevista para 28 de março a 30 de abril.
Veja mais: Simulador de notas de corte grátis
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
O Fies 2024 oferece a possibilidade de financiar até 100% das mensalidades de graduação em instituições de ensino superior privadas para estudantes brasileiros. Esse financiamento é ajustado de acordo com a situação financeira do aluno após a conclusão do curso, refletindo a capacidade de pagamento do beneficiário.
Leia mais: Qual a renda máxima para fazer o Fies? Confira!
+ Como funciona a complementação da inscrição no Fies 2024? Entenda!
Qual é a renda mínima para participar do Fies?
Para participar do Fies, não existe uma renda mínima estipulada, mas sim uma renda máxima permitida. Para ser elegível ao Fies, a renda familiar bruta mensal per capita não deve ultrapassar três salários mínimos. Isso significa que a soma dos rendimentos de todos os membros da família dividida pelo número de pessoas deve resultar em um valor de até três salários mínimos por pessoa.
Além do critério de renda, outros requisitos incluem ter participado do Enem a partir de 2010, obtido média de 450 pontos nas provas, não ter zerado a redação, ter concluído o ensino médio e não possuir diploma de curso superior.
É importante também saber que todos os candidatos aprovados no Fies precisarão comprovar renda em duas etapas do processo, sendo a primeira no SisFIES e a segunda na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em que obteve o financiamento.
Opções além do Fies
Além do Fies, você pode entrar na faculdade com bolsa de estudo de até 80% pela Quero Bolsa. Não é preciso comprovar renda, nem ter feito o Enem.
São mais de 1.000 faculdades parceiras, como: