logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Qual é a renda mínima para conseguir o Fies?

por Juliana Gottardi em 11/03/24

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2024, abre as inscrições entre os dias 12 e 15 de março e o resultado sai em 21 de março. A complementação das informações dos pré-selecionados está agendada para 22 a 26 de março, enquanto a eventual pré-seleção da lista de espera está prevista para 28 de março a 30 de abril.

O Fies 2024 oferece a possibilidade de financiar até 100% das mensalidades de graduação em instituições de ensino superior privadas para estudantes brasileiros. Esse financiamento é ajustado de acordo com a situação financeira do aluno após a conclusão do curso, refletindo a capacidade de pagamento do beneficiário. 

renda mínima fies

Leia mais: Qual a renda máxima para fazer o Fies? Confira!
Como funciona a complementação da inscrição no Fies 2024? Entenda!

Qual é a renda mínima para participar do Fies?

Para participar do Fies, não existe uma renda mínima estipulada, mas sim uma renda máxima permitida. Para ser elegível ao Fies, a renda familiar bruta mensal per capita não deve ultrapassar três salários mínimos. Isso significa que a soma dos rendimentos de todos os membros da família dividida pelo número de pessoas deve resultar em um valor de até três salários mínimos por pessoa​.

Além do critério de renda, outros requisitos incluem ter participado do Enem a partir de 2010, obtido média de 450 pontos nas provas, não ter zerado a redação, ter concluído o ensino médio e não possuir diploma de curso superior​​.

É importante também saber que todos os candidatos aprovados no Fies precisarão comprovar renda em duas etapas do processo, sendo a primeira no SisFIES e a segunda na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em que obteve o financiamento​​.

Teste vocacional gratuito

Opções além do Fies

Além do Fies, você pode entrar na faculdade com bolsa de estudo de até 80% pela Quero Bolsa. Não é preciso comprovar renda, nem ter feito o Enem.

Encontre bolsas de estudo

São mais de 1.000 faculdades parceiras, como:


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54