Saiba por que o Inep não divulgou os dados oficiais do Enem 2025 e confira a entrevista com estudante que tirou nota 1.000 na redação, além de dicas práticas para melhorar a escrita.
O Inep não fez coletiva de imprensa este ano para divulgar os dados sobre o Enem 2025, incluindo a quantidade de notas mil na redação.
A Revista Quero entrevistou Wellington Ribeiro, de 19 anos, que tirou nota 1.000 na redação do Enem 2025, e ele relatou ter se preparado de forma estratégica.
Entre as principais dicas deixadas pelo estudante estão a leitura frequente, atenção à gramática, construção de repertório variado, valorização da correção da redação e constância na prática da escrita.
Veja mais detalhes a seguir!
Diferentemente da tradição de anos anteriores, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não fez uma coletiva de imprensa em 2026 para divulgar o resultado e quantas pessoas tiraram 1.000 na redação do Enem 2025.
A equipe de reportagem da Revista Quero entrou em contato com o instituto por meio de sua assessoria de imprensa para conseguir essa informação, mas não obteve resposta até a conclusão deste texto.
Para trazer quem já é conhecido por ter atingido essa nota, a Revista Quero entrevistou o Wellington Ribeiro, de 19 anos, um dos pernambucanos que conseguiu alcançar a nota máxima nessa parte da prova.
Na conversa com o Wellington, deu para perceber que ele realmente tratou a redação do Enem de maneira estratégica.
Só para se ter uma ideia ele treinou quatro anos esse formato de texto e também entendeu a importância de não usar fórmulas prontas na argumentação de sua redação.
O que todo mundo deve estar se perguntando é: mas, afinal, o que ele acabou escrevendo na redação para chamar atenção da banca e conseguir essa nota, não é mesmo?
“Usei o conto Feliz Aniversário, da Clarice Lispector, a Lei dos Sexagenários e o sociólogo Ruy Braga ao longo do texto. Na proposta de intervenção, propus um debate protagonizado pelos idosos”, explicou Wellington.
Bom, para ajudar quem está na luta da preparação dessa prova, a gente pediu para ele listar algumas dicas que você pode conferir abaixo:
1. Ler textos jornalísticos e livros
O contato frequente com textos jornalísticos e obras literárias ajuda a gente a ampliar vocabulário e a construir pontos de vista diferentes sobre as coisas.
Isso também contribui para o desenvolvimento da nossa capacidade de interpretação e ajuda a entender como a gente pode organizar as ideias e construir argumentos que podem ser incorporados nos nossos textos.
2. Não subestimar a gramática
O estudo e a aplicação das normas gramaticais favorecem a clareza e a objetividade da escrita, permitindo que as ideias sejam transmitidas de forma organizada e compreensível.
O domínio da gramática também ajuda na coesão do texto, no uso adequado da pontuação e na escolha correta das palavras.
3. Ter um leque de repertório diversificado
Aqui é importante lembrar de não usar a mesma referência para os mais diversos temas e problemáticas, ok?
A construção de um repertório amplo leva tempo, por isso desconfie de fórmulas prontas e rápidas!
A parte boa é que essa construção, quando feita da maneira correta, traz para você possibilidades argumentativas que permitem estabelecer relações entre temas, enriquecendo o conteúdo do texto.
4. Levar a sério a correção da redação
O processo de revisão e correção da redação torna possível você identificar falhas e erros importantes (e que vão contribuir para o seu aprendizado).
Aquela história de aprender com erros é real nesse ponto porque permite o aperfeiçoamento da escrita e direciona melhor para que a gente consiga fazer os ajustes necessários.
5. Ter constância na escrita
A prática regular de escrever faz com que você consiga desenvolver melhor e organizar as ideias.
A constância disso torna possível você conseguir aprimorar técnicas de escrita e desenvolver com maior segurança a produção de seus textos.
Qual foi o tema de redação do Enem 2025?
O tema de redação do Enem 2025 foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Os candidatos da prova tiveram que escrever um texto de até 30 linhas, no modelo dissertativo-argumentativo, ou seja, naquele formato de introdução, desenvolvimento e conclusão e em que é preciso apresentar uma solução para um problema utilizando a famosa proposta de intervenção.
A prova também contou com textos motivadores. Em 2025, foram eles:
Fonte: Inep
A banca avalia ao todo cinco competências: domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; a organização das informações, dos fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e a proposta de intervenção para o problema abordado.
Preparadão Enem
O Preparadão Enem chegou para ajudar quem está estudando para o Enem e busca uma preparação intensiva e focada para a prova.
Se você quiser tudo isso, basta entrar para a comunidade clicando no botão abaixo!
Para estimar suas chances de conseguir uma vaga na faculdade com a nota do Enem, a Quero Bolsa oferece um simulador de notas de corte 100% grátis. Para utilizar é só clicar no botão abaixo:
Caso não tenha tirado a nota que imaginou no Enem, não se desespere! Ainda existem outras formas de entrar na faculdade!
Com a Quero Bolsa, por exemplo, você pode ingressar no ensino superior com bolsas de estudo de até 80%, e desconto ainda vale por todo o curso. Não é preciso ter feito o Enem, nem comprovar renda.
Clique no botão abaixo para ver as bolsas de estudo para o curso que deseja: