logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Que nota precisa tirar no Enem para passar em Enfermagem?

por Isabella Baliana em 13/06/22

Uma das principais maneiras de conquistar a tão sonhada vaga no curso superior e entrar para a faculdade é por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o maior vestibular do país, que ocorre anualmente. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem teve cerca de 2,1 milhões de participantes na edição de 2021, segundo dados informados em coletiva de imprensa. Apesar do número de participantes ter sido o menor desde o exame de 2005, a concorrência para entrar em instituições públicas ainda continua acirrada devido à pouca quantidade de vagas por curso.


E não seria diferente com o curso de Enfermagem. Segundo o último Censo Superior da Educação realizado pelo Ministério da Educação (MEC), Enfermagem está na 5ª posição no ranking de cursos mais cursados pelos brasileiros, sendo o responsável pelo ingresso de mais de 138 mil alunos.

Desta forma, é normal que muitos estudantes tenham dúvidas sobre a nota necessária para conseguir passar em um curso superior concorrido. Se você se interessa pela área da saúde e pretende fazer faculdade de Enfermagem, veja abaixo que nota é preciso tirar no Enem para passar neste curso.

Leia mais: PEC do piso salarial de Enfermagem é aprovada pelo Senado
Quanto custa um curso técnico em Enfermagem?

 Como é o curso de Enfermagem?

O curso tem uma duração média de quatro anos na maioria das instituições de ensino superior e é o responsável por formar profissionais comprometidos com o bem estar da população, que atuam de forma a prevenir, promover, proteger e reestabelecer a saúde de todas as pessoas. 

Durante a graduação, os alunos de Enfermagem tem acesso a vários conteúdos teóricos da área da saúde e ciências biológicas e também realizam diversas atividades práticas em laboratórios. Para se graduar, assim como em outros cursos, além de ser aprovado nas matérias, é exigido que o estudante faça um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Nos últimos semestres, em muitas faculdades os alunos passam por um período de estágio supervisionado, no qual vivenciam a rotina real de um enfermeiro, trabalhando em hospitais, clínicas, ambulatórios, postos de saúde e comunidades e tendo contato direto com os pacientes que atendem.

Foto: Reprodução/Unitau
Estudantes de enfermagem fazem atendimento ao público

Veja também: Profissões na área da Enfermagem que talvez você não conheça
Conheça os melhores cursos de Enfermagem, segundo o Guia da Faculdade 2021

O que se estuda em Enfermagem?

Grande parte das disciplinas que compõe a grade curricular do curso de Enfermagem estão, naturalmente, dentro da área de ciências biológicas, como é o caso de bioquímica, anatomia, citologia, embriologia, dentre outras. 

Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que, em muitas faculdades, na Enfermagem os alunos também têm contato com várias matérias relacionadas ao campo de ciências humanas e sociais, como psicologia, saúde coletiva, fundamentos socioantropológicos 

A maioria das disciplinas estudadas no curso de Enfermagem estão dentro da área de ciências biológicas, como anatomia, bioquímica, citologia, dentre outros. Entretanto, diferente do que algumas pessoas podem pensar, na Enfermagem também são estudadas matérias relacionadas as ciências sociais e humanas, como saúde coletiva, psicologia e fundamentos socioantropológicos

Confira algumas das matérias que constam na grade curricular de Enfermagem abaixo:

  • Assistência de Enfermagem em Clínica Cirúrgica;
  • Assistência em Gestão e Gerenciamento em Enfermagem;
  • Enfermagem do Adulto e Idoso;
  • Epidemiologia;
  • Saúde Comunitária;
  • Saúde da Criança e do Adolescente;
  • Saúde da Mulher;
  • Saúde do Adulto;
  • Saúde do Idoso;
  • Saúde Mental.
Leia também: 6 maiores salários na área de Enfermagem
5 áreas da Enfermagem que mais contratam

 Quais as matérias de peso para Enfermagem?

Uma dúvida muito comum dos estudantes é em relação às áreas do conhecimento do Enem que valem mais pontos para passar no curso de Enfermagem.  Assim como a nota mínima (ou nota de corte), os pesos para as provas do Enem são definidos por cada instituição de ensino superior e não pelo próprio exame. Desta forma, os valores se diferem dependendo do curso escolhido.

No caso de Enfermagem, em geral, as universidades colocam um peso maior na área de ciências da natureza e suas tecnologias, que contempla as disciplinas de Química, Física e Biologia. Entretanto, é válido ressaltar ainda que, na maioria dos cursos, uma das partes da prova que mais com o maior peso é a redação.

Por exemplo: para o curso de Enfermagem e Obstetrícia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ciências da natureza têm o peso 2, enquanto as outras áreas possuem o peso 1. Entretanto, no caso dessa instituição, o maior valor ainda ficava com a parte da redação do Enem, que tem o peso 3. 

Leia mais: 7 melhores cursos de Enfermagem do Brasil, segundo o Guia da Faculdade
Mensalidade de Enfermagem: confira a média de valores do curso

Que nota tirar para passar em Enfermagem no Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma das formas de entrar no ensino superior por meio do Enem. O Sisu é um programa do Ministério da Educação que oferece vagas de graduação em faculdades e universidades públicas de todo o Brasil a partir da nota do candidato no Enem.

Assim, de acordo com as notas e o desempenho no exame, os candidatos são classificados e selecionados em diferentes cursos e instituições. Na edição do Sisu do 2º semestre de 2021, a menor nota de corte (menor pontuação possível exigida para ocupar a vaga) do curso de Enfermagem foi na Universidade Estadual do Piauí, a UESPI, com 647, 30. 

Leia também: 30 faculdades de Enfermagem com menor nota de corte no Sisu

Que nota tirar para passar em Enfermagem no Prouni?

O Prouni (Programa Universidade Para Todos) também é um programa criado pelo Ministério da Educação, mas, com a diferença em que este fornece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino particulares, para estudantes de baixa renda e sem diploma de nível superior.

O Prouni é uma das opções existentes a partir da qual muitos estudantes concorrem a uma vaga nos milhares de cursos superiores de universidades e faculdades privadas. Na edição do Prouni do segundo semestre de 2021, a menor nota de corte para o curso de Enfermagem foi na Faculdade Herrero de Curitiba (FATEC), com uma nota de 450,16. 

Leia: Enfermeiros foram os profissionais mais contratados em 2020 no Brasil, aponta Caged

Que nota tirar para passar em Enfermagem no Fies?

Já o Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil. Também criado pelo MEC, o Fies é uma iniciativa do governo que disponibiliza financiamento do valor do curso superior aos estudantes por meio da nota tirada no Enem. 

Assim os estudantes podem ter o financiamento integral ou parcial das mensalidades do curso escolhido, dependendo dos critérios socioeconômicos exigidos. A forma de pagamento ao governo varia, podendo ser feita pelo estudante ao longo do curso com parcelas reduzidas ou apenas após completar sua formação e já estar graduado. 

Para o curso específico de Enfermagem, a menor nota de corte do segundo semestre de 2021 do Fies foi 450, 06, registrada em cinco faculdades: Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Faculdade Anhanguera de Passo Fundo, Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e Faculdade Três de Maio (SETREM). 

Veja mais: Enfermagem: diferenças entre enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem

Além do Enem, há outra forma de entrar em Enfermagem?

A boa notícia é que sim, é possível entrar em um curso de Enfermagem mesmo sem ter feito o Enem ou precisar utilizar a sua nota no exame. Além do Enem, algumas faculdades e universidades privadas permitem o ingresso de alunos por meio dos vestibulares próprios, que o estudante deve realizar para assim concorrer a uma vaga em seus cursos superiores.

Além disso, outra boa opção é pela Quero Bolsa. A plataforma oferece diversas bolsas de estudo em Enfermagem em centenas de instituições de ensino superior espalhadas por todo o país. O mais interessante é que não é necessário comprovar renda ou cumprir requisitos socioeconômicos e nem ter feito o Enem. 

Basta acessar o site, selecionar a local e o curso que deseja para encontrar todas as vagas e ofertas disponíveis. Também é possível selecionar a modalidade desejada: a distância ou presencial. Depois, é só fazer a pré-matrícula para garantir seu curso. 

Encontrar bolsas

Onde estudar Enfermagem?

Há diversas instituições de ensino que ofertam o curso de Enfermagem no mercado, então é normal que os estudantes e vestibulandos fiquem um pouco receosos sobre qual faculdade escolher para iniciar a formação nessa área.

Por isso, para fazer uma boa escolha, é importante se atentar a alguns fatores, como a qualidade da infraestrutura da instituição, a grade curricular do curso ofertado, o corpo de docentes que irá ministrar as aulas e, principalmente, se a instituição é reconhecida ou bem avaliada pelo Ministério da Educação. 

Conheça abaixo algumas boas opções de faculdades que contam com cursos de graduação em Enfermagem e são reconhecidas pelo MEC:

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54