Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Quem faz pós-graduação paga meia-entrada?

por Mathias Sallit em 20/08/21

Ter a carteirinha do estudante em mãos traz diversos benefícios no cotidiano, mas será que quem faz pós-graduação paga meia-entrada? A dúvida é frequente, já que ter essa vantagem pode fazer com que os alunos tenham descontos em atrações culturais, no transporte público e em outros lugares.

Quem faz pós-graduação paga meia-entrada no ingresso do cinema e pipoca
Descubra se quem faz pós-graduação paga meia-entrada

Com esses incentivos, fica mais fácil poupar um dinheiro todo mês e conseguir ter mais acesso para lazer, cultura e serviços básicos, como o transporte. E todo estudante sabe como qualquer economia faz a diferença no bolso para passar o mês mais tranquilo, não é mesmo?

 Aqui, você vai descobrir se os estudantes de pós-graduação têm direito à meia-entrada e saber tudo o que a lei especifica para esse público. Confira esses detalhes!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Quem faz pós-graduação paga meia-entrada?

Vamos direto ao ponto: sim, quem faz pós-graduação paga meia-entrada! Esse direito é assegurado pela Lei Federal 12.933, de dezembro de 2013, que garante que estudantes de qualquer modalidade possam ter a carteirinha estudantil e utilizar os seus benefícios.

Sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 2013, essa legislação deixa claro que os estudantes podem pagar metade do valor em espetáculos artístico-culturais e esportivos. Veja o que diz o artigo 10 da lei:

assegurado aos estudantes o acesso a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares, mediante pagamento da metade do preço do ingresso efetivamente cobrado do público em geral."

Por isso, alunos têm direito à meia-entrada desde que estejam regularmente matriculados no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Superior e todos os alunos matriculados em uma pós-graduação.

Independente do tipo de pós, seja ela lato sensu (especialização e MBA) ou stricto sensu (mestrado e doutorado), os estudantes podem solicitar a carteirinha.

Leia também: Alunos de pós-graduação têm direito a benefícios estudantis?

Quem faz pós-graduação EaD pode pagar meia?

Sim, quem faz um curso de pós-graduação no ensino a distância (EaD) também tem os mesmos direitos em relação à carteirinha de estudante. Os processos são os mesmos, basta que o aluno esteja matriculado em uma instituição de ensino que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Benefícios no transporte para estudantes de pós-graduação

Estudantes de pós-graduação também podem solicitar descontos e até isenção no preço das passagens do transporte público da cidade. Para isso, é necessário que a instituição de ensino seja cadastrada pelo órgão responsável pelo transporte municipal e aceite estudantes de especializações, MBAs, mestrados e doutorados.

Empresas de ônibus de transporte rodoviários também costumam aceitar que pós-graduandos paguem metade do valor da passagem interurbana.

Ainda não está matriculado? Veja 10 motivos para começar já sua pós-graduação

Como solicitar carteirinha de estudante?

Para pagar meia-entrada em algum evento, os estudantes são obrigados a apresentar a Carteira de Identificação Estudantil Nacional (CIE). Ela precisa estar dentro do prazo de validade de um ano, referente ao ano letivo vigente em que o estudante está matriculado.                       

(Reprodução/ANPG)
                       quem faz pós-graduação paga meia entrada carteirinha estudantil

De acordo com a legislação, os alunos de pós-graduação e demais níveis podem solicitar a emissão da carteirinha de estudante em órgãos e entidades específicas, que são autorizadas a fazer os cadastros e emitir a CIE.

Entre as principais, há um órgão específico para estudantes de pós-graduação, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). As outras são a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

Além destas três entidades, a legislação permite que as filiadas estaduais e municipais a elas disponibilizem a carteirinha. Centros e diretórios acadêmicos também estão autorizadas a cadastrar alunos para receber a carteirinha. Algumas faculdades também contam com os documentos próprios.

Para solicitar a CIE, o passo a passo é simples:

  1. Faça o pedido no site de alguma das entidades, fazendo um breve cadastro;
  2. Realize o pagamento da sua solicitação;
  3. Envie os documentos necessários, que são o comprovante de matrícula, foto e documento oficial;
  4. Pronto, agora a carteirinha de estudante será enviada para o seu endereço.

Depois de receber a CIE, basta entrar no site da entidade e desbloquear o documento. Os estudantes devem usar o código de uso que aparece na carteirinha para desbloqueá-la e começar a usar os seus benefícios.

Saiba mais: Entenda como todo estudante tem acesso ao benefício da meia-entrada

Quanto custa a carteira de estudante?

O valor cobrado para a emissão da carteira de estudante é R$ 35,00 mais o preço da frete para o endereço do aluno cadastrado. Considerando que os preços do cinema, shows, teatros, museus e outras atrações estão altos, vale a pena desembolsar essa quantia para adquirir a carteirinha.

O pagamento pode ser feito via boleto bancário, que tem até cinco dias úteis para ser compensado, ou por cartão de crédito, compensado no ato da compra. Estudantes de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos e cadastrados no ID Jovem do governo federal estão isentos da taxa da CIE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Como conseguir descontos na pós-graduação?

Se você ainda não é estudante e quer fazer uma pós-graduação para melhorar o seu currículo e dar um novo salto na sua carreira - e de quebra pagar meia-entrada no seu filme favorito -, o Quero Bolsa oferece bolsas de estudo para cursos lato e stricto sensu em instituições espalhadas por todo o Brasil.

São faculdades parceiras que contam com descontos nas mensalidades durante todo o curso. Veja a seguir uma lista com algumas dessas instituições:

Para buscar o curso que você quer, clique no botão abaixo, escolha qual a sua área e onde quer estudar. Assim, você confere as opções que mais fazem sentido para você e sua carreira.

Encontre uma pós-graduação

Já sabe que quem faz pós-graduação paga meia-entrada? Conte para a gente qual curso você pretende fazer!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54