O CPC distribui notas de 1 a 5 para as instituições de ensino superior avaliadas. Após estas notas serem distribuídas, as faculdades passam por um processo de consolidação destas notas, uma espécie de auditoria que analisa os cursos nos aspectos qualidade e excelência, em que bancas avaliadoras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fazem visitas e certificam-se de que o resultado aplicado é coerente.
Faculdades que recebem notas 2 ou 1 no conceito são consideradas insatisfatórias. Já instituições com nota igual a 3 são consideradas medianas e aquelas com notas 4 e 5 são boas ou excelentes. Os cursos com notas medianas podem solicitar visita de avaliadores para tentar aumentar seu conceito, enquanto aqueles com as notas mais altas necessariamente passam por esta avaliação de qualidade.
Veja mais: Nota do MEC: O que significa e onde encontrar a avaliação das faculdades?
+ Qual é a diferença entre curso reconhecido e autorizado pelo MEC?
+ Saiba quais são as faculdades com nota 5 no MEC
Como é calculado o IGC do MEC?
O Índice Geral de Cursos é feito com base no cálculo do CPC. Neste, são consideradas diferentes variáveis:
-
O desempenho dos estudantes da instituição no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes);
-
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD);
-
Informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho;
-
Percepção dos alunos sobre seu processo de formação na instituição avaliada.
Veja também: Encontre bolsas de estudo de até 80%
Quais cursos têm na São Leopoldo Mandic?
Como mencionamos acima, a São Leopoldo Mandic é uma instituição de ensino que tem enfoque na área da saúde, especialmente com seus dois cursos de graduação oferecidos que são Odontologia e Medicina.
Odontologia
O curso de graduação em Odontologia da faculdade São Leopoldo Mandic é inovador, já que dispõe de laboratórios equipados com recursos de última geração e clínicas com equipamentos individuais, para proporcionar ao estudante a experiência prática do dia a dia de um cirurgião-dentista.
Com incentivo a programas de pesquisa por meio de convênios com instituições nacionais e internacionais, a São Leopoldo Mandic ainda permite ao aluno desenvolver projetos de extensão e expandir seu conhecimento prático com assistência de um corpo docente de excelência.
O curso tem duração média de 4 anos (8 semestres) e ainda existe o cumprimento de um estágio curricular e oferece aulas optativas para complementar a formação do profissional. Entre algumas da disciplina da grade curricular, destacam-se: