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Segunda fase da Fuvest: confira a correção comentada do último dia de prova

Professores e diretores de cursinhos pré-vestibular comentam as questões do último dia da 2ª fase da Fuvest

A prova da segunda fase da Fuvest terminou nesta segunda-feira (17). Os candidatos tiveram que responder 12 questões de disciplinas específicas do Ensino Médio, com base no curso pretendido.

O primeiro dia da segunda fase aconteceu ontem (16). Os participantes responderam 10 questões de Português, além da redação que teve como tema “As diferentes faces do riso”. A prova foi composta por temáticas socioambientais e culturais, considerada pelos professores como relevantes e atuais. 

A seguir, você confere os comentários dos professores sobre as provas do último dia da segunda fase.

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Segunda fase da Fuvest: correção comentada do 2º dia

Professores e diretores de cursinhos pré-vestibular comentaram as provas de todas as disciplinas aplicadas neste segundo dia de vestibular. Confira:

Curso Anglo – comentários feitos por Sérgio Paganim, diretor pedagógico

Segundo o diretor, o segundo dia de provas da segunda fase apresentou questões com o nível de dificuldade mediano, exceto Geografia, com um nível mais difícil. De toda forma, Paganim afirma que o vestibular seguiu o padrão das edições anteriores, mesclando a cobrança direta de conhecimentos do ensino médio com a realidade atual brasileira.

“Com esse mix de dificuldades, temas e formas de apresentar as questões, a Fuvest elabora um exame de alto nível que por um lado se propõe a avaliar conhecimentos clássicos dos currículos do ensino médio. Por outro, explora habilidades e competências fundamentais para o ensino superior, como a articulação entre conceitos e estudo de caso, a aplicação de conhecimentos clássicos em casos do cotidiano ressaltando um certo pragmatismo da ciência, a interpretação de textos, gráficos e figuras e a relação de temas tradicionais dos bancos escolares com os problemas atuais que enfrentamos enquanto sociedade”.

Geografia

“A prova de geografia foi considerada pelos professores do Anglo uma prova difícil. A prova cobrou bastante atualidade como pano de fundo para as análises. Caiu Afeganistão, a exploração de sal-gema em Maceió e o prejuízo para os bairros da região, El Niño e La Niña e crise energética foram temas bastante explorados. 
A dificuldade dessa prova de geografia está em questões que cobram conceitos puros e outras questões que são de estudos de caso em que era necessário articular conceitos conhecimentos geografia com os casos concretos.Essa talvez seja a maior dificuldade dessa prova de geografia”.

Química

“Foi uma prova sem surpresas sem problemas com questões que não apresentavam grande dificuldade para os candidatos. Do ponto de vista dos conteúdos é uma prova tradicional bastante conteudista e com uma ampla gama de assuntos abordados e clássicos do estudo de química, como separação de misturas, cinética e equilíbrio químico, inorgânica, estequiometria, interações moleculares, isomeria, gordura trans e eletroquímica, um assunto que não havia sido cobrado na primeira fase.
A maioria das questões era muito bem contextualizada, com destaque para uma que abordou o combustível para fazer viagem a Marte, enfatizando que o problema de volta é de combustível, e uma outra sobre tabela nutricional de alimentos ou seja com textos que colocam os conteúdos de química de uma forma muito mais palpável e concreta para o aluno.”

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Física

“A prova de Física da Fuvest tem a peculiaridade de construir um crescendo de dificuldade. Da questão 1 até a 4 nota-se a preocupação da banca de ir acrescentando vagarosamente dificuldades. Já as duas últimas questões são bem mais trabalhosas pensadas para carreiras mais específicas para as quais física é crucial. Todas as questões cobram conhecimentos sólidos de física e envolvem, além disso, a interpretação de textos figuras e gráficos.As contextualização são muito relevantes bonitas mesmo, como a questão 2 sobre a conversão de energia de ondulação do mar para movimentar pistões e gerar eletricidade, e a questão 6 sobre mudanças climáticas e a consequente alteração no nível dos oceanos”.

Biologia

“A prova de biologia foi uma prova bastante conteudista de dificuldade média, mas muito bem elaborada. Cobrou temas clássicos do estudo de biologia, como evolução, ciclo de parasitas, ciclo de vida de angiospermas, fisiologia animal, mas por contar com apenas seis questões ficaram de fora dessa prova temas importantes, como Citologia, Genética e Biotecnologia. Além desses merecem destaque temas muito atuais de Ecologia que foram cobrados na prova, como a diminuição das espécies nos diversos biomas brasileiros, ou seja, a extinção recente no Brasil e a poluição nas grandes cidades”.

Matemática

“A prova de matemática confirma o padrão Fuvest dessa disciplina. Questões bem técnicas e bastante conteudista sobre assuntos clássicos do ensino médio e com um nível geral de dificuldade mediano. Foram cobrados temas como sequências, funções probabilidade, geometria espacial e nas últimas duas questões, 5 e 6 que, se destinam à carreiras mais diretamente ligadas à matemática, geometria analítica e análise combinatória. Chama atenção um padrão na elaboração dos itens de cada questão que apresentam uma gradação de dificuldade”.

Segunda fase da Fuvest: veja o caderno de questões do último dia de prova

Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante de Campinas (SP)

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De acordo com Daniel Cecílio, diretor pedagógico do curso pré-vestibular, a prova não apresentou polêmicas e pode ser avaliada como tranquila e, em muitos pontos, direta. A Fuvest não apresentou conteúdos relacionados à pandemia e vacinação, “contudo, a prova foi contextualizada e ainda assim atual em outros aspectos”, aponta o diretor.

Daniel afirmou que o nível de dificuldade se manteve em relação aos anos anteriores e que vai privilegiar os candidatos bem preparados.

Biologia, por André Bourg

“A prova de Biologia FUVEST 2022 apresentou uma prova objetiva com perguntas de dificuldade média, relativamente mais fácil que 2021, não foi abordado nenhuma questão polêmica, os assuntos foram distribuídos em variadas áreas da biologia, não contemplando genética ou biotecnologia tendo em vista a importância desses temas na atualidade, também não foi contemplado nenhuma questão sobre os temas relacionados ao Sars – Covid- 19 ou vacinação. 
De uma maneira geral a prova estava sem grandes dificuldades, perguntas diretas exigindo conhecimento geral da biologia e algumas apenas dependendo da interpretação do vestibulando”.

Física, por Rodrigo Araújo

“A prova exigia dos candidatos, como sempre, domínio conceitual da Física, domínio das principais equações e habilidades de interpretação e raciocínio lógico. A distribuição dos assuntos não privilegiou tanto a mecânica como costuma acontecer e deixou de fora a óptica geométrica, mas abordou a eletrostática em duas questões diferentes (o que é pouco comum). 
Apesar de algumas questões serem contextualizadas, a prova não teve um eixo temático e não abordou a pandemia ou a vacinação. O nível de dificuldade ficou entre médio e difícil, mas mais fácil que a prova do ano anterior”.

Geografia, por Dario Feltrin

“A prova apresentou, como de costume, um nível médio. Em comparação com o ano anterior, surpreendeu com várias atualidades, como a questão geopolítica do Afeganistão e a crise Hídrica. Por outro lado, não apresentou questões polêmicas, mas sim bem tradicionais, com cara de FUVEST. As perguntas estavam todas contextualizadas, facilitando o processo de entendimento.
A prova apresentou uma boa distribuição de assuntos, como da geografia física, econômica e geopolítica. Contudo, não abordou a vacinação ou qualquer tema relacionado à saúde. A prova da Fuvest continua sendo tradicional e clássica, onde aluno para responder deveria ter conhecimentos específicos da área e de atualidades”.

História, por Felipe da Costa Mello

“A segunda fase apresentou um nível médio, muito semelhante ao ano anterior. Não houve questões polêmicas, mas que propuseram reflexão sobre temas atuais. A prova esteve bem contextualizada, em algumas questões foram fornecidas imagens. A distribuição das questões foi coerente, chamando a atenção a ausência de temas que se relacionassem com a temática feminina na História. Não houve questões que mencionassem a pandemia. 
De maneira geral, a prova da FUVEST seguiu à tradição em trazer questionamentos de temáticas atuais, com cobrança abrangente de conteúdos e que proporciona boa seleção de candidatos”.

Matemática, por Rodrigo do Carmo

“A prova de Matemática apresentou um nível de dificuldade médio para difícil. Posso afirmar que estava no mesmo nível do ano passado. Não tivemos questão contextualizada. Talvez um assunto que faltou foi geometria plana. Não tivemos também questões de saúde ou relacionadas com a pandemia. Em geral, uma prova muito boa, que irá selecionar os melhores candidatos”.

Química, por Renan Pimentel

“A prova de Química teve nível de dificuldade médio, um pouco para o candidato, em relação à de 2021. As questões estavam bem contextualizadas, abordando assuntos que envolvem o cotidiano, por exemplo, o processo de descafeinação do café, chuva ácida, gasodutos dentre outros. Apesar disso, nenhuma questão abordou o tema da pandemia e afins. Os principais assuntos esperados para uma 2ª fase foram contemplados (estequiometria, concentração, equilíbrio químico, eletroquímica, isomeria). 
Ficou ausente da prova o assunto de reações orgânicas, muito característico desta etapa da FUVEST e, normalmente, na forma de uma questão difícil. De modo geral, a prova estava condizente com o nível esperado, exigindo conhecimentos específicos dos estudantes através de questões bem contextualizadas”.

O curso pré-vestibular Oficina do Estudante também disponibilizou a correção de cada questão da prova. Clique aqui para acessar.

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