Sisu 2020: Ministério Público recomenda suspensão das inscrições
Suspensão é para que o Inep possa revisar os gabaritos de todos os candidatos do Enem 2019
O Ministério Público Federal (MPF) enviou nesta quarta-feira (22) uma recomendação para o que o Ministério da Educação (MEC) suspensa as inscrições do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e que o calendário seja modificado.
A suspensão seria para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tenha tempo de reavaliar todos os gabaritos dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que são inúmeras as reclamações de cidadãos sobre a revisão das notas do Enem.
Veja mais: Inep assume erro na nota do Enem
Veja o resultado corrigido do Enem 2019
Apesar de não ser obrigatória a suspensão, o MPF informa que o “prazo para o acatamento da Recomendação é de 24 horas e seu descumprimento pode implicar a adoção de providências administrativas e judiciais cabíveis.”
Em resposta ao G1, o ministério informou que “encaminhará, em breve, ao Ministério Público Federal os esclarecimentos solicitados”. Apenas no primeiro dia de inscrição, o Sisu recebeu cerca de 1,8 milhão de inscrições.
Ainda nesta quarta, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) também informou que não participará na primeira edição do Sisu 2020, devido aos problemas técnicos que estão acontecendo do sistema da seleção desde o primeiro dia de inscrição.
Também nesta tarde o MEC publicou uma nota comunicando que a instituição não havia concluído a adesão no período reservado para universidades e, por isso, já não estava participando do Sisu.