Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Cursos Técnicos

Técnico agrícola: saiba tudo sobre o curso na Fatec

* Texto escrito pela colaboradora Ayumi Fumayama

               Saiba tudo sobre técnico agrícola na Fatec
Saiba tudo sobre técnico agrícola na Fatec

As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECs) são instituições de ensino superior públicas, sendo uma porta de entrada para o mercado profissional. Neste artigo vamos falar sobre curso técnico agrícola na Fatec. 

Leia mais:
4 cursos técnicos na área de Engenharia
Cursos técnicos em Direito: quais cursos posso fazer para atuar na área?

A instituição conta com duas opções de cursos técnicos relacionados à agrícola, sendo eles: agronegócio e agroindústria.

O curso de agronegócio é voltado para gestão de negócios agrícolas, sendo assim, conta com disciplinas da área de administração, finanças, economia, marketing, entre outras adequadas à gestão do agronegócio. 

Já o curso de agroindústria tem como foco a atuação na cadeia de transformação da matéria-prima agropurso de agroindústria tem como foco a atuação na cadeia de transformação da matéria-prima agropecuária. As disciplinas são voltadas para temas como biologia celular, bioquímica, cálculo, química, física, estatística e contabilidade são disciplinas básicas para o aluno aprender a lidar com a indústria de produtos de origem animal e vegetal. 

A carga horária total do curso: é de 2800 horas, sendo 2880 aulas e 240 horas de estágio curricular + 160 horas do trabalho de graduação. As aulas são diárias, com 50 minutos cada, em forma de período letivo semestral. 

Cada unidade da Fatec conta com o seu período, sendo 40 vagas disponíveis em cada: Matutino: Fatec Ourinhos e Fatec São José do Rio Preto; Período vespertino: Fatec Mogi das Cruzes; Noturno: Fatec Itapetininga, Fatec Jales, Fatec Mococa, Fatec Mogi das Cruzes, Fatec Ourinhos, Fatec Presidente Prudente e Fatec São José do Rio Preto. 

As disciplinas básicas para os cursos são matemática, português, inglês e informática.

Onde trabalhar

O curso de agronegócio tem como eixo tecnológico os recursos naturais, portanto, é possível que o profissional trabalhe em empresas agrícolas e agroindústria, nas áreas de gestão, comercialização e marketing; em supermercados e redes de distribuição; corretoras e bolsa de valores; fazendas; empresas de importação e exportação de produtos agrícolas e consultorias. É possível também abrir o seu próprio negócio.

Agora com o curso técnico de agroindústria tem como eixo tecnológico a produção alimentícia. Portanto, o profissional consegue atuar em indústrias de áreas farmacêuticas, de alimentos, de papel e celulose e de cosméticos. Além disso, há a possibilidade de abrir o próprio negócio, de pequeno ou médio porte.

Quem pode fazer os cursos?  

Para participar do processo seletivo do curso técnico agrícola na Fatec, o candidato deve ter ensino médio completo ou estar cursando, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso. A instituição de ensino é gratuita, mas o valor do vestibular é de R$ 70. 

Leia também:
Como é o curso técnico no Senai?
Quais são os cursos técnicos mais procurados da atualidade?

Para ingressar na Fatec, é preciso passar pelo vestibular, que ocorre duas vezes ao ano. O vestibular é constituído por uma redação e uma prova com 54 questões. Quem fez o Enem nos últimos três anos pode utilizar a pontuação do exame no cálculo da nota final do processo seletivo da Fatec.

Entretanto, para o 2º semestre de 2020, o processo seletivo será um pouco diferente, devido à pandemia do novo coronavírus. Não haverá prova presencial ou online, o ingresso será pela análise do histórico escolar. A inscrições online começar no dia 08 de julho pelo site vestibularfatec.com.br

Técnico agrícola na Fatec a distância? 

As Fatecs são voltadas para cursos de graduação tecnóloga na forma presencial, sendo assim, não possui EAD de cursos técnicos em agrícola. Entretanto, com o novo coronavírus, o curso está sendo lecionado a distância. 

Está interessado em um curso técnico pago? 

Se você está buscando um curso técnico em uma instituição paga, já que as fatecs estão distribuídas pelo estado de São Paulo, no site do Quero Bolsa é possível encontrar um curso que se encaixe na sua rotina. Clique aqui para mais informações. 

Quero fazer um curso técnico!

Onde fazer um curso técnico?

Você pode escolher fazer um curso técnico em uma das diversas opções do Quero Bolsa. Veja:

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54