Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

Saiba quais cursos fazer para trabalhar no setor agrícola

por Thales Valeriani em 16/08/21

O setor agrícola é um dos principais setores da economia brasileira. Para se ter ideia, em 2020, ele foi o único setor econômico que teve crescimento: 2% em relação a 2019, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, o Brasil é um dos principais produtores de alimentos do mundo, o que faz o setor econômico ser dinâmico e ter carreiras promissoras em diversas áreas.  Veja, então, quais cursos fazer para trabalhar no setor agrícola.

carreira setor agrícola

Leia mais:
+ 50 melhores faculdades de Agronomia, segundo o MEC
+  Entenda a diferença entres os cursos de Agronegócio, Agronomia e Engenharia Agrícola

Como está o mercado de trabalho para o Agronegócio?

O mercado de trabalho para o agronegócio está aquecido, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2020. Isso porque o setor foi responsável por mais da metade 142 mil empregos criados no país no ano passado. Segundo dados do Caged, em 2020, somente a agropecuária abriu 61.637 novas vagas de emprego. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Como trabalhar e seguir carreira no Agronegócio?

Como vimos, o setor agrícola, além de ser importante na economia nacional, emprega muitas pessoas no Brasil. Veja, abaixo, algumas dicas de cursos para quem quer seguir carreira no Agronegócio:

  • Agronomia

O agrônomo, nome dado a quem é formado em Agronomia, é o profissional responsável por analisar e melhorar a qualidade e produtividade dos rebanhos e das plantações. Isso porque o agrônomo é capaz de realizar a preparação do solo para plantio, realizar o controle de pragas, cuidar do armazenamento e da distribuição de produtos.

O tipo de formação oferecida para Agronomia é bacharelado e tecnológico. Em ambas formações, o profissional precisa estar registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) da região em que mora para poder atuar profissionalmente.

  • Agronegócio

O curso de Gestão do Agronegócio, ou apenas Agronegócio, forma profissionais responsáveis por otimizar o ganho econômico das produções na agricultura e na pecuária

Em resumo, o aluno termina o curso com uma espécie de Administração voltada para fazenda, já que ao longo da formação ele aprende a organizar a safra, a montar e gerir equipes de funcionários, além de otimizar a relação de custo e benefício da produção. O curso de Agronegócio possui duas modalidades: bacharelado, tecnológico e técnico. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

  • Engenharia Agrícola

O curso de Engenharia Agrícola é oferecido na modalidade bacharelado e possui duração de 5 anos. O profissional dessa área é o responsável por introduzir e gerir a implementação de novas técnicas de cultivo e manuseio da terra.

Outra característica dessa formação é a preocupação com a preservação ambiental. Isso porque o engenheiro agrícola pode elaborar projetos de conservação da água e do solo. 

  • Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas forma biólogos e professores de biologia, já que ele é oferecido tanto na modalidade de bacharelado como na de licenciatura. Ao longo da graduação, o estudante aprende como funcionam os seres vivos, o meio ambiente e como se acontece a interação entre eles.

Por aprenderem sobre Botânica, Anatomia e Fisiologia Vegetal, além de Bioestatística e Ecologia, os biólogos podem trabalhar em fazendas ou em outras empresas do setor agrícola, seja no controle de qualidade ou na inspeção da produção.

Leia também
+ Existe diferença entre Biologia e Ciências Biológicas?
+ 50 melhores faculdades de Ciências Biológicas, segundo o MEC
  • Engenharia Ambiental

O curso de Engenharia Ambiental forma engenheiros com conhecimentos tanto na área de Exatas quanto na de Biológicas, já que o engenheiro ambiental é um profissional capaz de criar e implementar projetos que solucionem problemas ambientais, sejam eles rurais ou urbanos.

Em relação ao mercado de trabalho no setor agrícola, o engenheiro ambiental pode trabalhar com o manejo da produção baseada na agroecologia, com aplicação de técnicas sustentáveis na produção de alimentos. 

+ Saiba mais: Entenda a diferença entre Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal

Qual é a diferença entre curso tecnológico e bacharelado?

Os cursos de Bacharel costumam durar entre 4 e 6 anos e são mais tradicionais. Por serem mais extensos, a formação obtida pelo aluno é mais abrangente, fazendo com que ele aprenda tanto as dimensões teóricas como práticas da área de formação. Já os cursos Tecnólogos são mais curtos, duram, em média, de 2 a 3 anos, e oferecem uma formação mais especializada

Em geral, eles são recomendados para quem já atua no mercado de trabalho e busca aprimoramento ou diploma para conseguir uma progressão na carreira. Ambos cursos são de graduação, de modo que alguém formado tanto em um curso tecnológico quanto em um de bacharelado pode ingressar em uma pós-graduação.

+ Saiba mais: Veja a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo

Teste vocacional gratuito

Está em dúvida sobre qual carreira escolher? Confira o Teste Vocacional Gratuito do Quero Bolsa! O teste foi desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner. No teste, suas habilidades são associadas às seis profissões mais compatíveis com seu perfil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54