logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Agricultura: Profissões na área que talvez você não conheça

por João Vitor Marcondes em 28/07/22

O Dia do Agricultor é comemorado no dia 28 de julho, data da fundação do Ministério da Agricultura no Brasil. O Decreto Nº 48.630, de 27 de julho de 1960, assinado pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek, oficializou a data comemorativa aos agricultores brasileiros. 

Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

Homem está parado no meio de plantação agrícola e observando a área de plantio.
Com a necessidade de desenvolvimento, a agricultura possibilitou atuações profissionais em outras áreas, como nas engenharias, gestão e tecnologia.

Inclusive, o texto do Decreto aponta as outras razões pelas quais Kubitschek validou o documento:

  • Considerando que o país deve grande parte de sua prosperidade à economia agrícola;
  • Considerando ser de justiça reverenciar aqueles que se dedicam ao cultivo da terra, transformando em riqueza dinamizada as dádivas naturais;
  • Considerando que a 28 de julho de 1960 se comemora o centenário do Ministério da Agricultura.

    Passando o calendário e saltando de 1960 para o século XXI, o setor da agricultura contribui para uma fatia expressiva do Produto Interno Bruto (PIB) do país e para a criação de empregos pelo Brasil. Por isso, a Revista Quero destaca nesta quinta-feira (28/07) a publicação sobre profissões na área da Agricultura que talvez você não conheça.

Boa leitura!

Gestor ambiental

De acordo com a página da profissão na Quero Bolsa, o gestor ambiental poderá atuar com com o desenvolvimento de programas de responsabilidade socioambiental, a recuperação de áreas degradadas, a fiscalização do processo produtivo, elaboração de políticas públicas, extração de recursos naturais e geoprocessamento.

Além disso, o profissional está apto ao trabalho de vistoria e parecer técnico, na coordenação de equipes de licenciamento ambiental e ao trabalho em órgãos de monitoramento. 

Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Gestão Ambiental, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.


Engenheiro agrônomo

O engenheiro agrônomo possui responsabilidades com o planejamento, organização e manutenção dos processos agrícolas. O profissional poderá atuar com as técnicas de melhoramento do plantio, em cenários de combate a pragas, na colheita, no armazenamento dos produtos agrícolas e até na etapa final - de comercialização dos produtos.

O profissional poderá trabalhar com a consultoria, pesquisa e docência em sua área de atuação. Além disso, vale mencionar que o engenheiro agrônomo precisa ter registro válido no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para poder exercer sua profissão legalmente.

Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões

Engenheiro hídrico

O engenheiro hídrico poderá trabalhar em órgãos/instituições atuantes com reservatórios, gerenciamento e manutenção de bacias hidrográficas, além do monitoramento de qualidade dos recursos hídricos.

Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e Agronomia (CONFEA), o engenheiro hídrico está habilitado para atuar na avaliação, quantificação, projeção, montagem, construção, fiscalização e gestão de empreendimentos relacionados a recursos hídricos.

Leia também: Confira 5 profissões em alta na área de Audiovisual

Gestor de agronegócio

O agronegócio consiste em atividades econômicas que são provenientes ou estão ligadas à Agricultura e às ações comerciais. Desta forma, o gestor de agronegócio possui conhecimento para realizar toda a parte de gerenciamento das diversas etapas da comercialização de produtos agrícolas.

Em geral, o curso de Gestão do Agronegócio é disponibilizado como superior em tecnologia (curso tecnológico) e possui período médio de conclusão de três anos (seis semestres). É possível que o estudante encontre disciplinas de Matemática, Logística, Tecnologia e conteúdos sobre Direito durante a formação neste curso.

Engenheiro de automação

Quando pensamos neste profissional, é comum que façamos associação com indústrias e o ambiente fabril. Entretanto, o engenheiro de automação também pode atuar na Agricultura e contribuir com melhorias na produção. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a automação exerce a sua função sobre:

  • processos agrícolas, pecuários e florestais para aumentar a produtividade do sistema e do trabalho; 

  • otimizar o uso de tempo, insumos e capital; 

  • reduzir perdas na produção; 

  • aumentar a qualidade dos produtos e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores da lavoura e das cadeias.

Agrometeorologista

A profissão de meteorologista é bem conhecida e presença frequente com as informações em veículos de comunicação. Por outro lado, você sabia da existência da carreira profissional de agrometeorologista? Este profissional possui conhecimento sobre as ações meteorológicas e as utiliza em benefício das plantações, produtos agrícolas e todo meio rural.

Também conhecida como meteorologia agrícola, a área de conhecimento poderá prover dados meteorológicos para obtenção do panorama agrícola e as previsões de aumento ou decréscimo da produção. Além da previsão produtiva, a agrometeorologia poderá auxiliar na prever a qualidade de determinada produção em relação aos índices de temperatura, chuva e outros índices climáticos. 

Veja também: 
10 profissões que estão em alta na área de Engenharia
10 profissões na área de Saúde que talvez você não conheça

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54