O engenheiro agrônomo possui responsabilidades com o planejamento, organização e manutenção dos processos agrícolas. O profissional poderá atuar com as técnicas de melhoramento do plantio, em cenários de combate a pragas, na colheita, no armazenamento dos produtos agrícolas e até na etapa final – de comercialização dos produtos.
O profissional poderá trabalhar com a consultoria, pesquisa e docência em sua área de atuação. Além disso, vale mencionar que o engenheiro agrônomo precisa ter registro válido no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para poder exercer sua profissão legalmente.
Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões
O engenheiro hídrico poderá trabalhar em órgãos/instituições atuantes com reservatórios, gerenciamento e manutenção de bacias hidrográficas, além do monitoramento de qualidade dos recursos hídricos.
Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e Agronomia (CONFEA), o engenheiro hídrico está habilitado para atuar na avaliação, quantificação, projeção, montagem, construção, fiscalização e gestão de empreendimentos relacionados a recursos hídricos.
Leia também: Confira 5 profissões em alta na área de Audiovisual
O agronegócio consiste em atividades econômicas que são provenientes ou estão ligadas à Agricultura e às ações comerciais. Desta forma, o gestor de agronegócio possui conhecimento para realizar toda a parte de gerenciamento das diversas etapas da comercialização de produtos agrícolas.
Em geral, o curso de Gestão do Agronegócio é disponibilizado como superior em tecnologia (curso tecnológico) e possui período médio de conclusão de três anos (seis semestres). É possível que o estudante encontre disciplinas de Matemática, Logística, Tecnologia e conteúdos sobre Direito durante a formação neste curso.
Quando pensamos neste profissional, é comum que façamos associação com indústrias e o ambiente fabril. Entretanto, o engenheiro de automação também pode atuar na Agricultura e contribuir com melhorias na produção. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a automação exerce a sua função sobre:
-
processos agrícolas, pecuários e florestais para aumentar a produtividade do sistema e do trabalho;
-
otimizar o uso de tempo, insumos e capital;
-
reduzir perdas na produção;
-
aumentar a qualidade dos produtos e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores da lavoura e das cadeias.