O engenheiro hídrico, que também pode ser chamado de engenheiro de recursos hídricos, está habilitado ao trabalho com o desenvolvimento de projetos, na gestão e supervisão da atividade profissional que usufrui dos recursos hídricos em seu cotidiano.
Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e Agronomia (CONFEA), o profissional está apto ao trabalho com a avaliação, quantificação, projeção, montagem, construção, fiscalização e gestão de empreendimentos relacionados a recursos hídricos, sistemas de circuitos hídricos, sistemas de informações hidrológicas e gestão de recursos hídricos.
Veja também: As oportunidades de bolsas de estudo de pós-graduação em Engenharia Hídrica na Quero Bolsa.
O profissional poderá atuar em diversas áreas de atuação. Além de órgãos públicos e privados, o engenheiro hídrico também poderá atuar com construções de barragens, usinas hidrelétricas, saneamento básico, obras de irrigação, no setor industrial e fabril. Além das questões relacionadas à Engenharia, o profissional atuará em convergência com outras áreas como, por exemplo, as esferas social, econômica e ambiental.
Ainda sobre o meio-ambiente, o engenheiro hídrico deve ter ciência de questões como desmatamento, escassez de água, racionamento hídrico, topografia, conhecimentos sobre aspectos geográficos (instrumentação, análise e coleta de dados) e outros temas correlatos.
O profissional poderá atuar em prefeituras, secretarias (ambientais/do meio-ambiente), organizações de fiscalização ambiental, em mineradoras, empresas que trabalham com geração de energia, transportes fluviais, empresas de saneamento básico, consultoria e em instituições de ensino e pesquisa.
Além disso, o engenheiro poderá desempenhar funções em entidades que atuam com reservatórios, gerenciamento e manutenção de bacias hidrográficas e com o monitoramento de qualidade da água.
Para visualizar áreas correlatas, confira as páginas de Analista Ambiental, Gestor Ambiental e Engenheiro Ambiental no site da Quero Bolsa.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
De acordo com o Guia da Faculdade 2021 | Quero / Estadão, quatro instituições públicas de ensino disponibilizam o curso de bacharelado em Engenharia Hídrica: Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
O curso é um bacharelado com duração média de 5 anos (10 semestres). De acordo com a página do curso de Engenharia Hídrica, o estágio é obrigatório e com duração mínima de 160 horas aos estudantes. Além disso, o profissional deverá se inscrever no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para obter o seu registro profissional.
Além disso, caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Engenharia Hídrica, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.