logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro hídrico: tudo sobre a profissão

Profissional que trabalha com recursos hídricos e visa a melhor utilização deste bem ambiental. . Além disso, o engenheiro hídrico possui habilitação para trabalhar com diversas áreas de atuação.
engenheiro hídrico

Sobre a profissão

O engenheiro hídrico, que também pode ser chamado de engenheiro de recursos hídricos, está habilitado ao trabalho com o desenvolvimento de projetos, na gestão e supervisão da atividade profissional que usufrui dos recursos hídricos em seu cotidiano. 


Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e Agronomia (CONFEA), o profissional está apto ao trabalho com a avaliação, quantificação, projeção, montagem, construção, fiscalização e gestão de empreendimentos relacionados a recursos hídricos, sistemas de circuitos hídricos, sistemas de informações hidrológicas e gestão de recursos hídricos.

O profissional poderá atuar em diversas áreas de atuação. Além de órgãos públicos e privados, o engenheiro hídrico também poderá atuar com construções de barragens, usinas hidrelétricas, saneamento básico, obras de irrigação, no setor industrial e fabril.  Além das questões relacionadas à Engenharia, o profissional atuará em convergência com outras áreas como, por exemplo, as esferas social, econômica e ambiental.  

Ainda sobre o meio-ambiente, o engenheiro hídrico deve ter ciência de questões como desmatamento, escassez de água, racionamento hídrico, topografia, conhecimentos sobre aspectos geográficos (instrumentação, análise e coleta de dados) e outros temas correlatos.

O profissional poderá atuar em prefeituras, secretarias (ambientais/do meio-ambiente), organizações de fiscalização ambiental, em mineradoras, empresas que trabalham com geração de energia, transportes fluviais, empresas de saneamento básico, consultoria e em instituições de ensino e pesquisa. 

Além disso, o engenheiro poderá desempenhar funções em entidades que atuam com reservatórios, gerenciamento e manutenção de bacias hidrográficas e com o monitoramento de qualidade da água.

Para visualizar áreas correlatas, confira as páginas de Analista Ambiental, Gestor Ambiental e Engenheiro Ambiental no site da Quero Bolsa.

Por que ser um Engenheiro hídrico?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro hídrico

    Como se tornar um Engenheiro hídrico?

    De acordo com o Guia da Faculdade 2021 | Quero / Estadão, quatro instituições públicas de ensino disponibilizam o curso de bacharelado em Engenharia Hídrica: Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

    O curso é um bacharelado com duração média de 5 anos (10 semestres). De acordo com a página do curso de Engenharia Hídrica, o estágio é obrigatório e com duração mínima de 160 horas aos estudantes. Além disso, o profissional deverá se inscrever no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para obter o seu registro profissional.

    Além disso, caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Engenharia Hídrica, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?