Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

Trabalho e estudo: como conciliar os dois nas 24 horas diárias

por Psicologia Viva em 18/08/17 640 visualizações

Sair de casa pela manhã, enfrentar um trânsito rumo ao trabalho e depois de uma jornada de oito horas ir para a sala de aula estudar. Muitas pessoas vivem essa realidade, chegam em casa depois das 11 horas da noite, apenas para dormir e no dia seguinte levantar bem cedo e continuar a rotina.

Além de assistirem as aulas presenciais, os estudantes devem fazer leituras e apresentar trabalhos aos professores; sem contar com o estudo para as provas. Atividades que ocupam os finais de semana, horários de almoço e, não raro, as hora que deveriam ser destinadas ao sono.

Em meio a tudo isso surgem os cuidados com a casa, algumas responsabilidades sociais, questões familiares, cuidados com a saúde, relacionamentos e a lista parece não ter fim. Se você vive esta realidade fique atento as dicas abaixo, do Psicologia Viva, para organizar o seu dia a dia e dar conta dessa rotina sem estresse!

Defina sua prioridade

Qual é a sua principal prioridade? Para você é importante ter o diploma em mãos o quanto antes? Ou o trabalho é a sua principal ocupação no momento?

Se para você o número um são os estudos então é importante buscar um trabalho flexível ou conversar com seus coordenadores sobre a sua realidade e tentar uma abertura para cumprir as suas horas de trabalho em horários compatíveis com as aulas.

Caso a sua prioridade seja o trabalho, vale a pena montar uma grade de estudos com intervalos maiores. Deixar um ou dois dias da semana livres é uma ótima opção, durante essas horas você pode realizar as tarefas acadêmicas.

Seja realista!

Para você não deve ser novidade que é importante se planejar. Porém essencial que o seu planejamento seja realizável. Se você montar uma grade de horários muito apertada é bem provável que canse em algumas semanas e sinta frustrado por não ter dado conta de cumprir com o planejado.

O primeiro passo é medir a quantidade de atividades que você quer realizar ao longo da sua semana. Você deve medir não apenas as responsabilidades referentes aos seus estudos e trabalho, mas também os momentos dedicados a você mesmo e a sua vida pessoal, como: praticar atividades físicas, passar tempo com a família ou amigos, arrumar o quarto ou preparar o almoço.

Depois você deve observar quanto tempo você gasta para realizar as atividades. Dê a você mesmo o tempo que você considerar necessário; não faça suas coisas correndo ou com pressa para não precisar fazer duas vezes.

Por último, realize o seu planejamento: defina seus objetivos semanalmente levando em consideração o que você quer ou deve fazer e o tempo que gasta para realizar as atividades. Inclua não apenas os compromissos de estudo e trabalho como também os suas atividades pessoais e se esforce para se ater ao que foi planejado.

Cuide de você mesmo!

Mesmo que a sua rotina seja corrida é importante que você tire um tempo para cuidar de você mesmo. Dormir bem, separar algum tempo para comer uma boa refeição, conversar com um amigo ou familiar são investimentos em você mesmo que farão a sua produtividade aumentar.

Separar alguns minutos de sua semana para receber uma orientação psicológica também pode fazer toda a diferença. Esse profissional te ajudará a definir as suas prioridades, a se planejar e a passar por tudo isso de forma mais leve e tranquila.

Tags relacionadas:

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54