Unicamp 2021: vestibular terá menos questões e será aplicado em dois dias diferentes
Mudança é medida para se adequar à realidade sanitária devido à pandemia de coronavírus
A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) divulgou nesta sexta-feira (05) que a primeira fase do vestibular 2021 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) terá menos questões, diminuirá de 90 para 72, e a duração máxima da prova passará de cinco para quatro horas.
Além disso, o vestibular será realizado em dois dias diferentes, de acordo com a área do curso escolhida pelos inscritos. Essas medidas foram tomadas para se adequar à realidade sanitária devido à pandemia do novo coronavírus.
Primeira fase em janeiro e segunda fase em fevereiro
De acordo com a nota publicada pela Comvest, o calendário de provas será alterado, sendo que a primeira fase seria realizada em dois dias em janeiro de 2021, já a segunda fase em dois dias de fevereiro do mesmo ano.
Para evitar a aglomeração de estudantes, a prvoa será realizada em dois dias seguidos, sendo o primeiro dia candidatos inscritos nos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas, no sábado, e no dia seguinte os candidatos dos cursos de Ciências Biológicas/Saúde, em um domingo.
A prova será de Conhecimentos Gerais, com 72 questões, e até quatro horas de duração, com as seguintes questões: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.
Segunda fase da Unicamp 2021
A segunda etapa do processo seletivo seguirá o mesmo molde da prova aplicada para a seleção de 2020: dois dias de provas, sendo as questões de acordo com as disciplinas que forem relacionados ao curso escolhido. As únicas “matérias” obrigatórias serão: Língua Portuguesa, Matemática e questões interdisciplinares, sendo que todas as questões são dissertativas.
“Prevemos conteúdos mais acessíveis e mais articulados às competências e habilidades que esperamos dos estudantes e um domínio pertinente dos temas gerais do ensino médio. Sempre uma prova atenta à realidade do mundo e que tenha o olhar para os conhecimentos produzidos nos diversos campos do saber, nas ciências, nas letras e nas artes”, afirmou José Alves, diretor da Comvest.
Saiba mais: Como é o vestibular da Unicamp?