Nesta segunda-feira (12), ocorreu o último dia da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2023. O primeiro dia da segunda fase foi realizado neste domingo (11).
Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Unicamp 2023: temas de redação abordam racismo e porte de armas
O primeiro dia teve a menor taxa de abstenção em 15 anos, de 7,6%, o que resultou em um total de 11.739 estudantes presentes. Já no segundo dia a taxa de abstenção foi de 8,5%, resultando em 11.634 candidatos que fizeram a prova.
No segundo dia, os candidatos realizaram a prova de Matemática e a prova interdisciplinar de Ciências Humanas. Além disso, conforme a opção de curso escolhido, também foi o dia de realizar as provas de conhecimentos específicos.

Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde então fizeram seis questões de Biologia e seis questões de Química, já os candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas responderam a seis questões de Física e seis de Química e, por fim, candidatos da área de Ciências Humanas/Artes realizaram seis questões de Geografia e seis de História.
Veja mais: Unicamp 2023: veja a correção comentada do primeiro dia da segunda fase
+ Fuvest, Unicamp e Unesp 2023: veja regra sobre uso de máscara nos vestibulares
Correção comentada da segunda fase da Unicamp 2023
Enquanto o gabarito oficial da segunda fase não é divulgado, é possível conferir a correção comentada da prova em tempo real. Confira abaixo as respostas dos professores do Curso Anglo:
Correção Unicamp 2ª fase – Segundo dia – Ciências Biológicas/Saúde
Correção Unicamp 2ª fase – Segundo dia – Ciências Exatas/Tecnológicas
Correção Unicamp 2ª fase – Segundo dia – Ciências Humanas/Artes
Aproveite para ver também a correção comentada do primeiro dia de prova, neste link: Correção Unicamp 2ª fase – Primeiro dia.
Professores comentam o 2º dia de prova da segunda fase da Unicamp 2023
Segundo o professor do Oficina do Estudante, Marcos Vinícius de Morais, a prova de história da segunda fase da Unicamp teve um nível de dificuldade entre mediano e difícil. Para ele a prova exigiu “leitura atenta dos textos e uso dos repertórios de conhecimento desenvolvidos ao longo de todo o Ensino Médio”.
Já o diretor do Curso Anglo, Sérgio Paganim, faz uma comparação entre as provas do primeiro e do segundo dia, destacando diversas características presentes. A primeira é a utilização da leitura como aliada na construção do conhecimento e das respostas.
“A maioria das questões, seja do primeiro ou do segundo dia, têm textos de apoio muito bem escolhidos, que não só contextualizam, mas também oferecem pistas importantes para a elaboração das respostas”, enfatiza.
O diretor também destaca o grande uso de diálogo entre as matérias, que resultam em questões que o conhecimento circula em diferentes áreas, a contextualização das questões com temas de atualidade e também a grande variedade de gêneros textuais.
“Tem charge, gráfico, mapa, texto poético, texto filosófico, uma diversidade muito grande de gêneros que aponta para uma experiência de leitura muito intensa”, afirma.