Neste domingo (06), ocorreu a primeira fase do vestibular de 2023 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesta edição, foram oferecidas 2.540 vagas em 69 cursos de graduação e 56.611 candidatos fizeram a prova.
Segundo a Convest, a taxa de abstenção geral foi uma das mais baixas dos últimos anos, ficando em 8,1%. O gabarito oficial da Unicamp será divulgado na quarta-feira, dia 9. Enquanto isso, confira abaixo o caderno de prova e o gabarito extraoficial corrigido pelos professores do Curso Anglo!
Veja: Unicamp 2023: gabarito oficial da prova é divulgado; confira
Encontre bolsas de estudo de até 80%

Veja também: Unicamp realiza feira de recrutamento para vagas de estágio
+ Comvest divulga obras de leitura obrigatória para Unicamp 2024
A primeira fase é composta por uma prova objetiva de 72 questões de conhecimentos gerais. Ao todo são 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura, 12 de Matemática e 8 questões de cada uma dessas disciplinas: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.
Para o diretor do Curso Anglo, Sérgio Paganim, a 1ª fase da Unicamp 2023 teve uma prova “extremamente moderna, contextualizada, com uma grande riqueza de gêneros textuais e ainda assim cobrando temas clássicos do ensino médio”.
Segundo o diretor, houve várias questões relacionadas à saúde pública. “Havia questões que tratavam de saúde mental, dos manicômios no Brasil, da cracolândia e o enfrentamento do vício, do HPV e sua formas de transmissão e mesmo questões ligadas à pandemia de covid-19“, afirmou.
Para o diretor do curso pré-vestibular Oficina do Estudante, Anderson Rodrigues, a prova foi bem trabalhada, trazendo muitos assuntos importantes. “Na parte de exatas, a prova de química foi mais temática, muito sobre química ambiental, que exigiu muita interpretação de esquemas, gráficos e tabelas, elementos que normalmente apareciam na prova de física e desta vez não apareceram”, pontua.