Unicamp 2025: data para pedir isenção da taxa é divulgada; confira
Comvest já divulgou o prazo para os estudantes pedirem a isenção da taxa de inscrição no vestibular da Unicamp 2025; confira a data e os requisitos
O prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2025 e do Enem-Unicamp 2025 já foi divulgado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Os candidatos terão do dia 13 de maio (segunda) a 7 de junho (sexta) para fazer a solicitação da isenção da taxa no próprio site da Comvest. Candidatos de todo o país podem solicitar a isenção.
Vale ressaltar que o pré-requisito para receber a isenção, em todas as modalidades, é já ter concluído ou concluir em 2024 o ensino médio. Segundo a Comvest, o edital oficial com todos os detalhes do vestibular será divulgado em breve.
Conforme o calendário oficial divulgado, as inscrições para a prova da Unicamp 2025 estarão abertas do dia 1º ao dia 31 de agosto de 2024. Já as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp serão realizadas em novembro.
Veja: Calendário Unicamp 2025
+ Unicamp: veja os 10 cursos mais concorridos do vestibular
Datas da isenção da taxa de inscrição na Unicamp 2025
Veja abaixo as datas divulgadas pela Comvest acerca da solicitação de isenção da taxa de inscrição do vestibular da Unicamp 2025:
- Período para solicitar a isenção da taxa: 13 de maio a 7 de junho;
- Resultado dos pedidos de isenção: 30 de julho;
- Recurso do resultado do pedido de isenção: 30 de julho a 1º de agosto;
- Resultado do recurso: 3 de agosto.
Vale ressaltar que os candidatos que receberem a isenção da taxa não estão automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2025 e no Enem-Unicamp 2025.
Mesmo tendo a solicitação de isenção da taxa aprovada, o candidato deve, durante o período que as inscrições estiverem abertas, se inscrever no vestibular usando o código de isento fornecido pela Comvest.
Confira: Como pedir isenção na Unicamp?
+ Como é o vestibular da Unicamp?
Como funciona a isenção da taxa de inscrição na Unicamp?
As isenções da taxa de inscrição são oferecidas em quatro modalidades distintas e cada modalidade possui uma quantidade específica reservada.
Assim, são 6.680 isenções na modalidade 1, um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3, e 150 isenções na modalidade 4. Confira abaixo quais são as modalidades disponíveis para a isenção da taxa:
Modalidade. 1 – para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) oriundos de escolas públicas;
Modalidade. 2 – funcionários da Unicamp/Funcamp;
Modalidade. 3 – para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental);
Modalidade. 4 – para candidatos bolsistas (bolsa parcial ou total) de escolas privadas/particulares.
Leia também: Como é a 2º fase da Unicamp?
+ 8 estratégias de prova para a primeira fase da Unesp e Unicamp
Além da Unicamp, onde fazer faculdade?
Já pensou em fazer faculdade com bolsa de estudos e pagando muito menos? A Quero Bolsa é a maior portal de educação do Brasil e possui parceria com mais de 1,2 mil universidades espalhadas por todo o país, oferecendo cursos em todas as áreas.
Há bolsas de estudo de até 80% de desconto! Para ver as ofertas e faculdades disponíveis, é só acessar o botão abaixo, vale a pena conferir:
Conheça algumas das instituições de ensino parceiras da Quero Bolsa: