Neste domingo, 26 de outubro, milhares de candidatos em todo o Brasil realizaram a primeira fase do vestibular da Unicamp 2026, uma das etapas essenciais para ingressar na instituição no próximo ano.
A prova da primeira fase Unicamp é composta de 72 questões objetivas das áreas do ensino médio, inclusive com questões interdisciplinares, e cada uma vale 1 ponto. A seguir, confira quais foram as questões consideradas mais difíceis nesta etapa!
Candidatos fazem a prova da Unicamp. Foto: Antonio Scarpinetti/Divulgação Unicamp
A pedido da Revista Quero, os professores do Oficina do Estudante avaliaram a prova e listaram quais foram as questões consideradas mais difíceis deste domingo, na primeira fase da Unicamp 2026. Confira abaixo (eles seguiram a numeração da prova Q e X):
Quanto precisa tirar para passar para a 2ª fase da Unicamp 2026?
Segundo o Manual do Ingresso, para ser convocado para a 2ª fase da Unicamp 2026, o candidato precisa alcançar nota igual ou superior a 550 pontos na 1ª fase.
A seleção é feita por curso, seguindo a ordem decrescente das notas, e o número de convocados varia conforme a relação candidato/vaga da primeira opção escolhida:
Menos de 100 candidatos por vaga: até 6 vezes o número de vagas;
Entre 100 e 200 candidatos por vaga: até 8 vezes o número de vagas;
Mais de 200 candidatos por vaga: até 10 vezes o número de vagas;
O mínimo é de 4 vezes o número de vagas em cada curso.
Essas regras valem tanto para candidatos da ampla concorrência quanto para os que optaram por reserva de vagas (cotas para pretos e pardos).
No caso dos treineiros, podem ser convocados para a 2ª fase aqueles que tiverem no mínimo 18 pontos na 1ª fase (o equivalente a 25% da nota total da prova), respeitando o limite de até 5 vezes o número de vagas do curso escolhido.
“O número de questões que o candidato precisa acertar para passar para a segunda fase depende do curso. Isso é o que a gente chama de nota de corte. A nota de corte só é divulgada depois que todas as provas da primeira fase são corrigidas, porque é com base nesses resultados que a Unicamp define os classificados”, explica Luis Felipe Tuon, Coordenador do Ensino Médio do Colégio Oficina do Estudante.
Em resumo, ela considera o número de vagas de cada curso. Por exemplo: se um curso tem 45 vagas, a Unicamp seleciona os 45 primeiros colocados, e a pontuação do último deles — o 45º — será a nota de corte daquele curso.
“A gente pode usar as notas de anos anteriores como referência. Em Medicina, por exemplo, a nota de corte no ano passado foi 66. Ou seja, de um total de 72 questões, era preciso acertar pelo menos 66 para passar para a segunda fase”, lembra o coordenador.
Como neste momento, a nota de corte deste ano ainda não foi divulgada, já que a prova acabou de acontecer, é preciso aguardar a correção para saber quem serão os aprovados, e, em cada curso, o desempenho do último classificado vai indicar a nota de corte.
De acordo com a assessoria de comunicação da Comvest, as notas de corte do Vestibular da Unicamp 2026 devem ser divulgadas com a lista de aprovados para a 2ª fase, no dia 24 de novembro.
Próximas datas Unicamp 2026
Confira todas as próximas datas do vestibular da Unicamp 2026, conforme divulgado no o edital oficial:
1ª fase: 26 de outubro de 2025;
Divulgação do gabarito oficial: 29 de outubro de 2025;
Divulgação dos aprovados para a 2ª fase e dos locais de prova: 24 de novembro de 2025;
2ª fase: 30 de novembro e 1º de dezembro de 2025;
Provas de Habilidades Específicas: 3 a 5 de dezembro de 2025;
Divulgação dos aprovados em 1ª chamada: 23 de janeiro de 2026.
Faculdades além da Unicamp
Se você pretende fazer faculdade, saiba que a Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas de estudos do país e pode te ajudar a entrar no curso superior que você sempre quis com muito desconto.
A Quero Bolsa oferece descontos de até 80% em milhares de faculdades brasileiras parceiras, em diversos cursos. Para ver as ofertas disponíveis, é só acessar o botão abaixo: