Unicamp altera data para pedido de isenção do vestibular 2021
Alteração foi realizada devido à pandemia de coronavírus; saiba mais
A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) decidiu alterar o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2021.
Os candidatos que necessitarem da gratuitade do valor deverão fazer o pedido entre às 09h do dia 22 de junho até às 23h59 de 08 de julho de 2020. Anteriormente, o prazo seria entre 04 e 22 de maio.
De acordo com nota publicada pela Comissão, a mudança ocorreu devido à pandemia de coronavírus, já que alguns candidatos poderiam ser prejudicados por não conseguir os documentos necessários para comprovar a necessidade de isenção.
Para auxiliar esses participantes, além de mudar a data, a Comvest também indicou uma opção online paraque estudantes da rede pública do Estado de São Paulo possam emitir o histórico escolar.
“Os candidatos matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir documento (e converter em pdf) a partir do site da Secretaria de Educação. Já os candidatos de escola pública de outros Estados e do Distrito Federal, poderão anexar (em pdf), declaração de que são estudantes da rede pública durante todo o Ensino Médio, conforme modelo na página da Comvest”, explica trecho da nota.
Quem pode concorrer à isenção da taxa de inscrição da Unicamp 2021?
Para ter direito à isenção, é preciso que o candidato se encaixar nas seguintes modalidades:
- Modalidade 1: candidatos de família de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
- Modalidade 2: funcionário da Unicamp/Fuccamp
- Modalidade 3: candidatos dos cursos de licenciatura ou tecnologia noturnos (Ciências Biológicas (licenciatura), Letras (licenciatura), licenciatura integrada Química/Física, Matemática (licenciatura), Física (licenciatura), Pedagogia (licenciatura), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Saneamento Ambiental).
Além disso, nas molidades 1 e 2, é preciso ter realizado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas de ensino e concluir os estudos até o fim de 2020.