logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

A Unifamma é reconhecida pelo MEC?

por Victória Linard em 29/09/21

O Centro Universitário Metropolitano de Maringá (Unifamma) é uma instituição de ensino privada com sede em Maringá (PR), credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2000. A faculdade oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências humanas, biológicas e exatas, nas modalidades presencial e a distância.

A Unifamma é reconhecida pelo MEC?
Saiba se a Unifamma é reconhecida pelo MEC

Conheça a Unifamma

Entre as graduações, a Unifamma possui mais de 50 cursos nas modalidades presencial e ensino a distância (EaD). Ela se destaca por apresentar um modelo pedagógico que busca a inovação e cursos elaborados por uma equipe multidisciplinar.

Com a sede localizada no centro de Maringá, a cerca de 500 Km de Curitiba (PR), o Centro Universitário Metropolitano de Maringá conta com mais de 70 salas de aula, biblioteca, dois auditórios, agência de comunicação, escritório-modelo de Arquitetura e Urbanismo e estúdio de TV para os cursos de comunicação.

 Além desses citados acima, a estrutura para as faculdades conta com laboratórios específicos, Núcleo de Práticas Jurídicas, Clínica Escola de Psicologia, sala de dança, quadra, campo de atletismo, praça de alimentação, Núcleo de Apoio Pedagógico e Núcleo de Apoio Psicológico.

Entre os destaques da Unifamma, estão: Cursos de Jornalismo, Pedagogia e Direito com nota máxima do MEC (nota 5); Localização de fácil acesso para os estudantes; Política de intercâmbio que incentiva a qualificação de professores no exterior; Nota 4 (numa escala máxima até 5) no Conceito Institucional (CI) do MEC.

Como funciona os cursos EaD da Unifamma?

Na graduação EaD, o aluno da Unifamma assiste às aulas ministradas através de aparelho eletrônico com acesso à internet. Apesar de diferentes do convencional, cursos neste modelo são válidos e reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Os cursos em EaD da Unifamma funcionam dentro do sistema de ensino modular. Ou seja, cada módulo dura 2,5 meses e você estuda cerca de 3 disciplinas ao mesmo tempo. Parte das provas podem ser presenciais e, conforme o curso, há aulas práticas presenciais, podendo haver encontros quinzenais ou semanais, a depender da área.

Veja mais: Quais os cursos EaD da Unifamma?

A Unifamma é reconhecida pelo MEC?

Sim, a Unifamma é uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A instituição foi credenciada pelo ministério no ano 2000. Isso significa que ela é apta a emitir aos seus alunos recém-formados diplomas válidos no mercado de trabalho, o que é primordial para quem deseja ingressar em uma carreira acadêmica ou em uma boa posição no mercado.

Como funciona a pontuação do MEC?

O MEC é responsável por avaliar se determinada instituição de ensino ou determinado curso seguem critérios específicos para oferecer um ensino de qualidade. 

Quando a avaliação do MEC é positiva, o curso e a faculdade tem estrutura preparada para formar profissionais. Para realizar esta avaliação, o MEC aplica um teste chamado Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), feito pelos alunos da faculdade e do curso que está sendo avaliado.

Após as correções do Enade, as notas são lançadas em uma plataforma chamada E-MEC. O portal do E-MEC é público e serve para que qualquer pessoa consiga pesquisar a reputação de faculdades e cursos, presenciais ou EAD. As notas desta avaliação vão de 1 a 5, sendo 1 e 2 notas insatisfatórias, 3 satisfatórias e 4 e 5 mais do que satisfatórias. Para fazer essa consulta, é preciso ir até a página inicial do E-MEC e realizar a busca.

Fornecer essas informações é importantíssimo para aqueles que desejam começar um curso superior. Afinal, isso pode ser decisivo para embasar uma boa carreira profissional ou acadêmica a um recém-formado.

Qual a importância do reconhecimento pelo MEC?

Muito se ouve a respeito de uma faculdade, universidade, centro de ensino, escola, entre outras instituições, serem reconhecidas pelo MEC. Mas o que é isso e qual a real importância desta informação para um futuro aluno?

 O MEC é o Ministério da Educação. Este é o órgão governamental responsável por fiscalizar e acompanhar bem de perto o andamento de atividades disponibilizadas por instituições de ensino. Portanto, o MEC serve para averiguar a qualidade dos cursos oferecidos ao redor do Brasil. 

Dessa forma, o MEC possui um ranking. A classificação vai de nota 1 a 5. As faculdades ou os cursos com nota entre 1 e 2 são considerados insatisfatórios. Os com nota 3, medianos e satisfatórios. Já os com nota 4 e 5 podem ser considerados acima da média satisfatória.

Saiba mais: Entenda como saber se um curso EAD é reconhecido pelo MEC

Os cursos satisfatórios - ou mais do que satisfatórios - são habilitados a emitir diplomas válidos aos seus alunos recém-formados. Portanto, é indispensável que você conheça a reputação da faculdade e do curso que escolheu para a sua carreira antes do início das aulas. Assim, você consegue saber se estará tendo acesso a uma educação de qualidade e reconhecida por órgãos competentes.

 

Como saber se uma faculdade é reconhecida pelo MEC?

O Ministério da Educação é um órgão oficial do governo federal. Para avaliar determinada instituição, ele usa critérios bem sólidos e determinados. Assim, o aluno pode confiar na avaliação feita. 

Para avaliar e mensurar a qualidade de um curso superior presencial ou EaD, o Ministério da Educação toma como base o resultado de uma prova chamada Enade. Além disso, o órgão também considera critérios como corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Mas e então, como eu faço para saber se o curso que quero fazer é reconhecido pelo MEC ou não? Bom, para isso, é necessário realizar uma pesquisa - que pode ser feita online e de forma descomplicada. Acesse a página do “E-MEC”, que corresponde ao Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, e realize a pesquisa.

O E-MEC, de acordo com o próprio site, se define como a base de dados oficial dos cursos e Instituições de Educação Superior - IES. Os dados do Cadastro e-MEC devem guardar conformidade com os atos autorizativos dos cursos e das IES, editados pelo Poder Público ou órgão competente das instituições, nos limites do exercício de sua autonomia”.

Veja mais: Entenda como saber se um curso EAD é reconhecido pelo MEC
+ Como funciona a nota do MEC?

Como fazer uma consulta para saber se uma faculdade é reconhecida pelo MEC?
 

Na página inicial do E-MEC, você deve clicar em “Buscar por:” na opção “Instituição de Ensino Superior”. Em seguida, assinale as seguintes opções de acordo com o foco de sua pesquisa. Afinal, pelo o que você busca: somente a instituição de ensino como um todo ou um curso específico? É possível filtrar o resultado final em múltiplas opções. 

Ao final da pesquisa, o site irá gerar uma tabela de Excel com os dados correspondentes aos filtros implementados na busca feita pelo usuário com as tão desejadas respostas.

Leia mais:
Confira a lista das maiores universidades EaD do Brasil
+ Saiba quais são as melhores universidades EaD do Brasil, segundo o MEC

Bolsas de estudo na Unifamma

O que você achou da Unifamma e dos cursos oferecidos por ela? Se gostou, saiba que na Quero Bolsa a faculdade oferece bolsas de estudo de até 80% para os cursos de graduação.

Para garantir sua bolsa, não é preciso confirmar renda e nem fazer prova. Além disso, a bolsa é válida durante toda a vigência do curso, até a formatura. Na plataforma, você encontra vagas em todos os cursos com mensalidades entre R$ 92,00 e R$ 1.093,56. Confira clicando no botão a seguir:

Bolsas EaD na Unifamma

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54