30 universidades com mais estudantes estrangeiros no Brasil, segundo o MEC
Ao todo, 16.794 estudantes estrangeiros frequentam o Ensino Superior em universidades brasileiras. Veja a lista das instituições do Brasil que mais recebem esses alunos, segundo o MEC
Universidades brasileiras possuem 16.794 estudantes estrangeiros que vieram de 176 países diferentes cursando alguma graduação. Esse total de alunos representa apenas 0,2% do total de matrículas no Ensino Superior do país.
A universidade que mais tem estrangeiros no Brasil é a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), localizada em Foz do Iguaçu (PR). Ela conta com 1.167 alunos de fora do Brasil, número que representa 29,9% do total de estudantes da universidade e 6,9% do número de estrangeiros estudando no Brasil.
Em seguida, está a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que possui unidades na Bahia e no Ceará. 20,5% do quadro de estudantes da instituição é composto por estrangeiros: 1.011 alunos, número que representa 6% do total de estudantes de fora do país.
Também é destaque o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), que ocupa a 9ª posição na lista: 3,4% dos alunos da instituição são estrangeiros (253 pessoas). Os números são do Censo da Educação Superior 2018*, divulgado pelo MEC em setembro, e contabilizam alunos cursando, com matrícula trancada e que trocaram de curso na mesma instituição
Estudantes que vieram de outros países da América para universidades brasileiras representam a maior parte desses alunos: 46% dos estrangeiros que estudam no país. Em seguida estão os africanos, com 27% desse total.
Angolanos são os estrangeiros com mais presença nas salas de aulas das universidades brasileiras: são 1.818, mais de 10% do total de alunos de fora do Brasil. Em seguida estão os japoneses e os paraguaios (1.260 e 1.174, respectivamente. Completando as cinco nações com mais representantes no Ensino Superior Brasileiro estão estudantes de Guiné-Bissau e Bolívia (1.117 e 984).
Veja a lista com as 30 universidades com mais estrangeiros do país, segundo o MEC