Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Universidades mais antigas do Brasil: conheça as faculdades mais velhas

Descubra como as primeiras instituições de ensino superior foram fundadas no Brasil e como as faculdades se espalharam pelo país

Atualizado em 19/01/2022

Até o início do século XIX, não existiam cursos superiores no Brasil. O país era colônia portuguesa e as graduações eram proibidas nas terras brasileiras e quem tinha oportunidade financeira ia estudar nas já tradicionais universidades de Portugal, principalmente para a Universidade de Coimbra, a mais antiga portuguesa, fundada em 1290.

Encontre bolsa de estudos de até 80% para graduação

A chegada da família real portuguesa ao Brasil é um marco importante para que o país começasse a escrever sua história no Ensino Superior. A corte desembarcou no Brasil no dia 22 de janeiro de 1808. Nesse mesmo ano, surgiram as duas primeiras escolas brasileiras de Medicina.

Nem um mês após a chegada de D. João VI,  foi assinado o documento para a criação da Escola de Cirurgia da Bahia, em 18 de fevereiro, em Salvador. Pouco depois, em 2 de abril, outro decreto criou a Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro, que era abrigada no Hospital da Misericórdia.

Veja mais: 50 melhores faculdades do Brasil, segundo o MEC

Escola de Cirurgia da Bahia, em Salvador (Reprodução/Acervo Histórico)

As duas instituições passaram por mudanças ao longo dos anos, com diferentes denominações e formas de funcionar. Hoje, elas fazem parte das universidades federais dos dois estados: UFBA e UFRJ.

Entretanto, a primeira universidade federal do Brasil de fato foi a chamada Universidade do Rio de Janeiro (URJ), fundada em 1920 pelo Decreto n.º 14.343. Mais tarde, a instituição mudou o nome para Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como é conhecida até hoje. 

A pintura do austríaco Thomas Ender representa o Hospital da Misericórida, onde ficava a Escola de Medicina do RJ

Teste Vocacional Grátis

Mais tarde, foi a vez das faculdades de Direito conseguirem seu espaço no Brasil. As duas primeiras foram abertas pouco antes da Independência do Brasil, em agosto de 1827, já com a atuação de D. Pedro I

Por meio de um decreto imperial, foram fundadas a Faculdade de Direito de Olinda, que virou Faculdade de Direito do Recife, hoje pertencente à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e a Faculdade de Direito de São Paulo, atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Faculdade de Direito de São Paulo (Foto: Edison Pacheco Aquino/Arquivo)

Na sequência do século, a cidade de Ouro Preto virou sede de duas instituições: a Faculdade de Medicina de Ouro Preto surgiu em 1839 e a Escola de Minas de Ouro Preto, instituição de Engenharia e Arquitetura, em 1876. Hoje, as duas são ligadas à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Após a Proclamação da República, em 1889, outras cinco instituições ainda surgiriam no país. Hoje vinculada à UFRJ, a Faculdade Nacional de Direito nasceu em 1891. No ano seguinte, a Faculdade de Direito foi criada em Belo Horizonte, posteriormente integrada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em São Paulo, surgiram a Escola Politécnica e a Escola de Engenharia Mackenzie, em 1893 e 1896, respectivamente. Em 1898, a Faculdade de Direito de Goiás foi instituída, hoje, pertence à Universidade Federal de Goiás (UFG).

O Instituto Presbiteriano Mackenzie é uma das mais tradicionais universidades de SP (Divulgação/Mackenzie)

Século XX e as universidades

Nos primeiros anos do século XX, foram surgindo as primeiras instituições que tiveram o título “universidade” no país. A primeira foi a Escola Universitária Livre de Manaus, criada em janeiro de 1909. Em julho de 1913, depois de ter instalado cursos de Direito, Medicina e Engenharia, passou a se chamar Universidade de Manaus. Hoje, pertence à Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Naquele mesmo ano, em março de 1913, a Universidade do Paraná (atual UFPR) iniciou suas atividades no sul do país, a primeira a ter esse título. Em 1920, começava a funcionar com o nome universidade a UFRJ.

UFPR em 1926 (Foto: Arquivo Histórico ACS)

A primeira instituição a se basear do tripé de ensino-pesquisa-extensão foi a Universidade de São Paulo (USP), que trouxe esse conceito do exterior em 1934.

Veja mais: Já sabe que curso fazer na faculdade? Descubra qual é o seu perfil com um teste vocacional gratuito!

Cronologia

  • 1808: Escola de Cirurgia da Bahia e Escola anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro;
  • 1827: Faculdade de Direito do Recife e Faculdade de Direito de São Paulo;
  • 1839: Faculdade de Medicina de Ouro Preto;
  • 1876: escola de Minas de Ouro Preto;
  • 1891: Faculdade Nacional de Direito;
  • 1892: Faculdade de Direito de Belo Horizonte;
  • 1893: Escola Politécnica de São Paulo;
  • 1896: Escola de Engenharia Mackenzie;
  • 1898: Faculdade de Direito de Goiás;
  • 1909: Escola Universitária Livre de Manaus;
  • 1913: Universidade do Paraná;
  • 1920: UFRJ começa a usar o título de universidade;
  • 1934: Universidade de São Paulo.

Leia também:
+ Ranking das 10 universidades mais velhas do mundo que você respeita
Você sabe como surgiu a pós-graduação no Brasil?

Fontes: Fameb/UFBA; UFPR; Conselho Federal de Enfermagem; “Ensino Superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais”, de Antonio Carlos Pereira Martins.

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações