Até o início do século XIX, não existiam cursos superiores no Brasil. O país era colônia portuguesa e as graduações eram proibidas nas terras brasileiras e quem tinha oportunidade financeira ia estudar nas já tradicionais universidades de Portugal, principalmente para a Universidade de Coimbra, a mais antiga portuguesa, fundada em 1290.
A chegada da família real portuguesa ao Brasil é um marco importante para que o país começasse a escrever sua história no Ensino Superior. A corte desembarcou no Brasil no dia 22 de janeiro de 1808. Nesse mesmo ano, surgiram as duas primeiras escolas brasileiras de Medicina.
Nem um mês após a chegada de D. João VI, foi assinado o documento para a criação da Escola de Cirurgia da Bahia, em 18 de fevereiro, em Salvador. Pouco depois, em 2 de abril, outro decreto criou a Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro, que era abrigada no Hospital da Misericórdia.
Escola de Cirurgia da Bahia, em Salvador (Reprodução/Acervo Histórico)
As duas instituições passaram por mudanças ao longo dos anos, com diferentes denominações e formas de funcionar. Hoje, elas fazem parte das universidades federais dos dois estados: UFBA e UFRJ.
Entretanto, a primeira universidade federal do Brasil de fato foi a chamada Universidade do Rio de Janeiro (URJ), fundada em 1920 pelo Decreto n.º 14.343. Mais tarde, a instituição mudou o nome para Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como é conhecida até hoje.
A pintura do austríaco Thomas Ender representa o Hospital da Misericórida, onde ficava a Escola de Medicina do RJ
Mais tarde, foi a vez das faculdades de Direito conseguirem seu espaço no Brasil. As duas primeiras foram abertas pouco antes da Independência do Brasil, em agosto de 1827, já com a atuação de D. Pedro I.
Por meio de um decreto imperial, foram fundadas a Faculdade de Direito de Olinda, que virou Faculdade de Direito do Recife, hoje pertencente à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e a Faculdade de Direito de São Paulo, atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Faculdade de Direito de São Paulo (Foto: Edison Pacheco Aquino/Arquivo)
Na sequência do século, a cidade de Ouro Preto virou sede de duas instituições: a Faculdade de Medicina de Ouro Preto surgiu em 1839 e a Escola de Minas de Ouro Preto, instituição de Engenharia e Arquitetura, em 1876. Hoje, as duas são ligadas à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Após a Proclamação da República, em 1889, outras cinco instituições ainda surgiriam no país. Hoje vinculada à UFRJ, a Faculdade Nacional de Direito nasceu em 1891. No ano seguinte, a Faculdade de Direito foi criada em Belo Horizonte, posteriormente integrada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Em São Paulo, surgiram a Escola Politécnica e a Escola de EngenhariaMackenzie, em 1893 e 1896, respectivamente. Em 1898, a Faculdade de Direito de Goiás foi instituída, hoje, pertence à Universidade Federal de Goiás (UFG).
O Instituto Presbiteriano Mackenzie é uma das mais tradicionais universidades de SP (Divulgação/Mackenzie)
Século XX e as universidades
Nos primeiros anos do século XX, foram surgindo as primeiras instituições que tiveram o título “universidade” no país. A primeira foi a Escola Universitária Livre de Manaus, criada em janeiro de 1909. Em julho de 1913, depois de ter instalado cursos de Direito, Medicina e Engenharia, passou a se chamar Universidade de Manaus. Hoje, pertence à Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Naquele mesmo ano, em março de 1913, a Universidade do Paraná (atual UFPR) iniciou suas atividades no sul do país, a primeira a ter esse título. Em 1920, começava a funcionar com o nome universidade a UFRJ.
UFPR em 1926 (Foto: Arquivo Histórico ACS)
A primeira instituição a se basear do tripé de ensino-pesquisa-extensão foi a Universidade de São Paulo (USP), que trouxe esse conceito do exterior em 1934.
Fontes: Fameb/UFBA; UFPR; Conselho Federal de Enfermagem; “Ensino Superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais”, de Antonio Carlos Pereira Martins.
As principais bolsas de estudo para você!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.