Veja como falar sobre intercâmbio na entrevista de emprego
Mesmo que a duração do intercâmbio tenha sido inferior a um mês, é possível explorar essa experiência a seu favor em um processo seletivo
Você já deve ter ouvido que candidatos que fizeram intercâmbio podem ter mais destaque em um processo seletivo para estágio ou vagas de emprego, certo? Mas ter a experiência no currículo não garante vantagem pois é preciso saber abordar o intercâmbio de forma profissional durante a entrevista de emprego.
Mesmo que a duração do seu intercâmbio tenha sido inferior a um mês ainda é possível explorar essa experiência a seu favor em um processo seletivo. E atenção, se você não souber como tratar o assunto durante a entrevista de emprego, falar sobre o intercâmbio pode até mesmo ser prejudicial para você.
Na maioria das experiências internacionais, os intercambistas são expostos a uma cultura diferente, o idioma estrangeiro passa a fazer parte do cotidiano, precisam desenvolver laços a partir do zero porque estão longe de sua zona de conforto, têm que lidar com a saudade dos familiares e amigos e precisam “fazer a vida funcionar” em um país diferente.
E é por conta desse tipo de experiência que candidatos com intercâmbio costumam chamar a atenção dos recrutadores. Essas experiências proporcionam o desenvolvimento de skills que são muito valorizadas no mercado de trabalho, tais como:
- domínio de um idioma estrangeiro;
- bom relacionamento intra e interpessoal;
- planejamento;
- comunicação;
- liderança;
- flexibilidade;
- adaptação;
- dentre outras.
Mas é claro que também é possível desenvolver tais habilidades mesmo sem sair do país, bem como voltar de um intercâmbio sem ter desenvolvido nenhuma dessas habilidades, por isso apenas ter o intercâmbio no currículo não garante vantagem o processo seletivo, é preciso saber destacar aspectos-chave da experiência.
Então como devo falar do intercâmbio na entrevista de emprego?
Para que seu intercâmbio seja visto como um diferencial durante uma entrevista de emprego, você precisa relembrar sua experiência com um olhar atento nas transformações que ela gerou em você e como isso te fez crescer enquanto pessoa e profissional.
Tente relembrar situações específicas onde você teve que se reinventar, ou tarefas que eram difíceis para você antes do intercâmbio e que passaram a ser feitas com tranquilidade durante a experiência.
Não basta falar apenas das coisas que você fez e lugares que conheceu durante o período que esteve em outro país, mas sim de como elas impactaram no seu desenvolvimento e proporcionaram o seu crescimento pessoal e profissional.
Uma experiência de duas semanas pode ser mais intensa e transformadora do que uma de anos, o tempo não é determinante.
Quer mais dicas para ter um bom desempenho em entrevistas de emprego?
Veja mais conteúdo gratuito:
13 atitudes inaceitáveis durante uma entrevista de emprego
Como responder na entrevista de emprego: quais são seus defeitos?
O que mais chama atenção dos recrutadores em uma entrevista de emprego?
Como falar bem de si mesmo na entrevista de emprego sem ser arrogante
E-book: Como conseguir um emprego
Vai precisar de uma bolsa de estudos para a graduação ou pós-graduação?
Se quiser estudar em 2020 pode conseguir uma bolsa de estudo em diversas faculdades, como as seguintes: