Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Ensino Básico

Veja como fazer um Curso Técnico e o Ensino Médio ao mesmo tempo

por Thales Valeriani em 22/01/20

O intuito de um Curso Técnico é preparar o aluno para exercer alguma profissão. É importante saber que os cursos técnicos são oferecidos em diferentes modalidades, então alguns podem ser concluídos dentro de alguns meses, enquanto outros têm a duração de alguns anos. Já o Ensino Médio possui três séries escolares, sendo concluído em três anos, em média - além de ter uma formação voltada para o Ensino Superior

Mas, e aí, é melhor escolher um ensino profissionalizante ou algum que tenha ênfase teórica? Na verdade, o aluno não tem que optar por apenas uma formação, já que é possível fazer o Ensino Médio junto com algum Curso Técnico. Isso porque existem três modalidades de ensino técnico, entre elas, a concomitante, que permite o estudante cursar o Ensino Médio em uma escola e fazer o Curso Técnico em outra, ao mesmo tempo; o aluno também pode cursar ambos no mesmo colégio. Nesse caso, ele termina o ciclo com dois diplomas diferentes, um do ensino regular e outro do técnico, cada um com três anos de duração.

Unsplash/ @franckinjapan
curso técnico e ensino médio

Encontre boas escolas perto da sua casa

Outro modalidade é o Curso Técnico Integrado, no qual o aluno cursa um ano de Ensino Médio regular e outros dois anos de Curso Técnico, recebendo um único diploma ao final do ciclo. Além disso, também é possível fazer um Curso Técnico após a conclusão do Ensino Médio, nesse caso, são os chamados Cursos Técnicos Subsequentes.

+ Conheça as metodologias de ensino mais utilizadas no Brasil
+ Como incluir o curso técnico em seu currículo?

Os cursos técnicos são divididos em 13 eixos tecnológicos, veja quais são eles:

1. Ambiente e saúde

2. Controle e processos industriais 

3. Desenvolvimento educacional e social

4. Gestão e negócios

5. Informação e comunicação

6. Infraestrutura 

7. Militar 

8. Produção alimentícia  

9. Produção cultural e design  

10. Produção industrial  

11. Recursos naturais

12. Segurança

13. Turismo, hospitalidade e lazer

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável por definir os eixos tecnológicos. O importante é saber que cada eixo possui um número determinados de cursos que podem ser oferecidos pela escola, por exemplo, um Curso Técnico em Enfermagem está dentro do eixo “Ambiente e saúde”, já o um curso de Games está no eixo “Informação e Comunicação”.

Qual é a vantagem de fazer um Curso Técnico?

O aprendizado prático que o estudante adquire durante o Curso Técnico é uma das suas principais vantagens, além de ser um diferencial no mercado de trabalho, já que o aluno se forma com bagagem teórica e experiência profissional.

Confira escolas com bolsas de estudo

O Curso Técnico equivale ao Tecnólogo?

Não. Essa é uma dúvida frequente entre os alunos, mas é bom saber que existem diferenças entre eles. A principal é que o Curso Técnico equivale ao nível médio de ensino, por isso é que ele pode ser cursado ao mesmo tempo que o Ensino Médio. Já o Tecnólogo é uma Graduação Tecnológica, então, para cursá-la, é necessário ter o diploma do Ensino Médio ou algum documento equivalente.

Saiba mais:

+ Curso Técnico EaD: tudo o que você precisa saber (e mais um pouco)
+ Saiba quais são os 5 cursos técnicos que mais empregram

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54