Veja como foi a recepção dos calouros de Psicologia na Unitau
Veterana de Psicologia conta como foi a recepção aos novos alunos do curso.
No primeiro dia de aula de Psicologia na Unitau (Universidade de Taubaté) em 2018, os calouros foram recepcionados por seus próprios veteranos e eu vou contar para vocês um pouquinho de como tudo aconteceu.
É terminantemente proibido o Trote Universitário na Unitau, por isso a Psicologia opta em fazer uma recepção totalmente do bem aos seus novos alunos, de forma com que eles se sintam acolhidos. Essa recepção é organizada pelo Diretório Acadêmico de Psicologia da Unitau (D.A.) que conta com ajuda de vários veteranos.
Mas como tudo acontece? Vou te contar agora!
Assim que as provas do final do ano passado se encerraram, o D.A. começou a se reunir para organizar a recepção. Ainda em dezembro de 2017, a Unitau realizou um evento para a matrícula dos novos alunos de todos os cursos e o D.A. conseguiu estar presente para receber os novos alunos e seus familiares, conversar sobre como funciona o curso, explicar sobre bolsas, carteirinhas e vendas de produtos dos cursos. Foi neste momento que os veteranos foram coletando os contatos dos calouros e fizeram um grupo no whatsapp com todos eles, assim eles já começaram a interagir antes mesmo de se conhecerem e podiam tirar todas as dúvidas com os veteranos.
Depois de muita ansiedade desses novos psicólogos em formação, chegou o primeiro dia de aula, aquele onde se inicia um novo ciclo com novos sonhos e desafios. Eles acharam que teriam apenas aula, mas tiveram uma surpresa!
A turma do integral realmente teve aula no período da manhã e apresentação da diretora, o que ajudou para a surpresa no período da tarde. Ao voltarem para a aula à tarde, os calouros foram recepcionados pelos alunos que fazem parte do Diretório Acadêmico, que se apresentaram e realizam com eles a dinâmica da teia do desenvolvimento. O objetivo dessa dinâmica é a interação e apresentação – com um rolo de barbante na mão a pessoa o enrola no dedo, se apresente e o arremessa para um colega e ao finalizar este barbante faça o caminho inverso, ou seja, um colega apresenta o outro.
Depois de todos estarem apresentados rolou um lanche para os novos alunos conversarem entre si e então o apadrinhamento.
Apadrinhamento? Isso mesmo!
Os veteranos, por meio de um sorteio, descobrem quem são seus afilhados e no momento do apadrinhamento os chamam para que juntos façam plaquinhas para os calouros e se conheçam, e então os leva para apresentar todo o departamento. Além deste momento, o padrinho tem como função estar sempre disponível para seu calouro para orientá-lo e auxiliá-lo sempre que necessário no contexto acadêmico.
Depois de apresentar todo o departamento, todos se reuniram na “mandala” – um espaço que tem no Campus, considerado o preferido da Psicologia para encerramento e partir daquele momento participava apenas quem realmente queria uma “bagunça”, onde os veteranos pintavam os calouros e os calouros os veteranos.
Fotos do momento “bagunça”:
Já a turma do noturno chegou passando por teste.
O D.A. tentou testar com a turma um experimento que tinham conhecido: contando com a participação de alguns veteranos como atores no meio dos calouros, estes levantavam e sentavam toda vez que tocava um sinal, sem entender o que estava acontecendo e por que faziam isso, no final a maioria dos novos alunos estava tendo o mesmo comportamento. Teste realizado com sucesso era hora do D.A. se apresentar e explicar para eles que este teste foi feito porque no dia a dia dentro da faculdade é assim que acontecem, os alunos vão “na onda” dos colegas e professores e não questionam as informações que chegam e nem mesmo os conteúdos que são passados: é importante sempre questionar e saber o que realmente é e acontece.
Como o noturno tem duas turmas e são muitos alunos, não foi possível fazer uma dinâmica para eles se apresentarem, mas eles também tiveram lanche, apadrinhamento e momento “bagunça”.
E todos os momentos foram registrados por um aluno da Psico mesmo para que cada um guarde sua lembrança!
Além da recepção, o D.A. propôs para os calouros um trote do bem, eles precisam levar até o final do mês alimentos não perecíveis para serem doados a uma instituição da cidade, como primeira ação social do D.A. no ano, a qual todos os calouros e veteranos são convidados a participar.
Alguém tem dúvida que Psicologia é só amor?
E no seu curso, como foi sua recepção? Conta pra gente aqui nos comentários!
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.