Cheguei em mais uma etapa do curso de Pedagogia na Anhembi Morumbi na modalidade a distância, o quarto semestre. O primeiro bloco do semestre teve início em março de 2018 e seu encerramento na primeira semana de abril de 2018. As disciplinas estudadas neste início de semestre foram:
- Literatura Infantojuvenil;
- Metodologia E Prática Da Língua Portuguesa No Ensino Fundamental;
- Planejamento E Políticas Educacionais.
Essas disciplinas contemplam assuntos importantes para os estudantes e futuros profissionais da área da educação. Na disciplina de Planejamento E Políticas Educacionais pudemos aprender muito sobre cidadania, direitos e deveres dos cidadãos, sobre a Constituição Federal, como a nossa República é administrada e organizada por meio dos seus poderes executivo, legislativo e judiciário, sobre a LDB que é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Disciplina que mais me chamou atenção
A disciplina de Literatura Infantojuvenil também foi preparada com muito carinho pela instituição, pois veio rica em conteúdo e proporcionou novos conhecimentos sobre o assunto. Sabe-se que a literatura é, e sempre foi importante nas escolas para incentivar os estudantes ao gosto pela leitura. Lendo e aprofundando-se mais no assunto por meio dos materiais que estão disponíveis aos estudantes do curso de Pedagogia, pude perceber a importância que esse assunto tem na vida de cada indivíduo desde a infância, porque a literatura não tem apenas a função de alfabetizar, mas tem um propósito muito maior envolvido. E lembrando que neste mês de abril, mais especificamente dia 18, comemorou-se o Dia Nacional Do Livro Infantil.
A disciplina aborda a importância que a literatura infanto-juvenil tem na vida das crianças e jovens, permitindo a eles ampliar sua sensibilidade, equilíbrio emocional, criar valores morais e ajuda a formar cidadãos mais criativos e participativos na vida pessoal e social como um todo. Tem ainda o simples prazer da diversão que envolve as crianças e jovens em uma leitura que os fazem viajar na história. A literatura ainda colabora no desenvolvimento da escrita e oralidade fundamentais na alfabetização. Através desta disciplina o educador recebe ensinamentos de como agir perante crianças e jovens que não possuem interesse na leitura de textos.
Me encantei pela disciplina e pude entender o porquê incentivar nossas crianças e jovens desde cedo a gostarem de ler. Com certeza este incentivo e bons exemplos da família e escola, poderemos fazer a diferença na vida desses pequenos e torná-los futuros cidadãos mais conscientes, com mais conhecimento de mundo, com amplo vocabulário e com mais sensibilidade.