A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma instituição de ensino superior pública federal, credenciada em 1960 pelo Ministério da Educação (MEC), em Natal (RN).
Oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências humanas, biológicas e exatas, nas modalidades presencial e a distância. A comunidade acadêmica da UFRN é formada por mais de 43.000 estudantes e cerca de 5.500 servidores.
Confira as informações sobre a Nota de Corte da UFRN no SISU.
mais de 29.000 alunos matriculados
mais de 2.590 docentes
130 cursos de graduação
29 unidades no estado de Rio Grande do Norte
A UFRN se destaca pelo ensino voltado à pesquisa e por uma ampla infraestrutura oferecida em suas unidades. A universidade também possui áreas diferenciadas como o Instituto do Cérebro (que realiza pesquisas na área de neuroengenharia), o Instituto Internacional de Física (que faz a troca de conhecimento com a comunidade internacional em assuntos estratégicos), o Núcleo de Petróleo e Energias Renováveis (considerado um dos maiores polos de pesquisa nesse aspecto) e o Instituto de Medicina Tropical (que estuda doenças de maior incidência em locais desse tipo de clima).
Parcerias com instituições estrangeiras para intercâmbio e aumento da interação com grupos de pesquisa no exterior;
Time de professores formado em sua maioria por doutores, mestres e especialistas;
Políticas de pesquisa que fomentam o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação;
Ensino de línguas para alunos, professores e funcionários da universidade.
Boa
186 avaliações
Dara Fernandes • Geologia
As matérias práticas estão em falta.
Gabriel Camelo • Farmácia
Melhor ensino superior
Kleiber Bezerra • Medicina
Ótima Estrutura e professores engajados na formação, buscando novas métodologias
Jodinaldo Silva • Turismo
Otimos docentes
Gleenda Oliveira • Engenharia de Materiais
Boa escolha
Gustavo Lucas • Direito
Professores de grande carga curricular e um ótimo campo de pesquisa e extensão.
A UFRN possui cinco unidades no Rio Grande do Norte: o campus Central, em Natal; o campus Caicó; o campus de Currais Novos; o campus de Macaíba e o campus Santa Cruz. Em sua infraestrutura, é possível encontrar além das salas de aula, laboratórios específicos, bibliotecas, laboratórios de informática, hospitais universitários, museus, canal de TV Digital, Rádio, agência de comunicação, editora, núcleo de arte e cultura, núcleo de educação infantil, residência e restaurante universitário, campos de futebol e de treinamentos oficiais, ginásios, piscinas olímpicas e semiolímpicas.
Nota MEC: - A instituição recebeu nota 5 (em escala máxima até 5) no indicador de Conceito Institucional (CI), atribuído pelo Ministério da Educação (MEC), em 2011. Além disso, a IES também recebeu nota 4 (até 5) no Índice Geral de Cursos (IGC), em 2019.
A UFRN disponibiliza o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para a comunidade acadêmica. Através da plataforma, os alunos, professores e profissionais poderão autenticar documentos, consultar informações sobre as chefias de departamentos, o calendário acadêmico, os centros e as unidades especializadas e os programas de pós-graduação da instituição de ensino.
O curso de Medicina da UFRN é disponibilizado em duas cidades do Rio Grande do Norte (Natal e Caicó). O curso em Natal foi avaliado com a nota máxima no ENADE (2019) e notas 4 (escala máxima até 5) nos indicadores de Conceito Preliminar de Curso (CPC), Conceito de Curso (CC) e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).
Já sabe a sua nota do Enem e quer estudar na UFRN? Vejas as notas necessárias para entrar na UFRN pelo Sisu.