Radiologia na UNILAGO
- 70 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 46,90

Regular
(5)
Como é o curso de Radiologia na UNILAGO?
Radiologia é uma área da saúde que utiliza diferentes tipos de radiação e tecnologias de imagem para diagnosticar e, em alguns casos, tratar doenças. É um campo fundamental da medicina diagnóstica, pois permite visualizar estruturas internas do corpo de forma não invasiva.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências da saúde
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Análise Textual
Anatomia Humana Osteomuscular
Anatomia Radiológica Humana Osteomuscular
Física Aplicada A Imaginologia
Como é a faculdade UNILAGO
Avaliação dos Alunos
Regular
5 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 4.000 alunos matriculados
- mais de 290 docentes
- 47 cursos de graduação e 14 de pós-graduação
- 1 unidade no estado de São Paulo
Dúvidas mais frequentes
Com 30 anos de atuação, a UNILAGO investe em projetos voltados para a área de pesquisa científica.
Núcleo Poliesportivo com mais de 5.000 metros quadrados para prática esportiva
Mais de 2.000 metros quadrados de bibliotecas para atender nossos acadêmicos
Mais de 90.000 exemplares dos títulos mais usados na área acadêmica
O curso de Radiologia pode ser feito em dois níveis: técnico ou tecnológico (graduação de nível superior). Ambos preparam profissionais para atuar com exames de imagem, mas têm diferenças na duração e aprofundamento.
Curso Técnico em Radiologia
Duração: cerca de 2 anos
Nível: ensino médio técnico ou pós-médio
Foco: formação prática para operação de equipamentos de imagem, como raio-X, mamografia, tomografia e densitometria
Estágio supervisionado: obrigatório
Curso Tecnológico em Radiologia (nível superior)
Duração: cerca de 3 anos
Nível: graduação tecnológica
Grade curricular: inclui disciplinas de anatomia, física das radiações, bioética, radioproteção, imagem por ressonância magnética, tomografia computadorizada, entre outras
Estágio supervisionado: obrigatório
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): geralmente exigido
Titulação: Tecnólogo em Radiologia
Modalidades
O curso pode ser oferecido na modalidade presencial, semipresencial ou, em alguns casos, EAD com aulas práticas presenciais obrigatórias.
Perfil do estudante
O curso exige afinidade com ciências biológicas e exatas, atenção aos detalhes, responsabilidade com normas de segurança e ética profissional.
O programa pode ser concluído em nível técnico e tecnológico, com suporte para modalidades presenciais e EaD.
Como é o curso técnico em Radiologia?
O curso Técnico em Radiologia tem duração média de dois anos e meio, totalizando 1.200 horas. Seu objetivo é preparar os estudantes para manusear equipamentos de diagnóstico por imagem, além de lidar com protocolos de biossegurança e proteção radiológica.
A grade curricular integra aulas práticas e teóricas em laboratórios, abordando desde a recepção e preparação do paciente até a realização do exame e o processamento das imagens.
O curso também reserva parte de sua carga horária para atividades presenciais, como o estágio supervisionado, que dura 400 horas.
Como é o curso tecnológico em Radiologia?
O curso de tecnologia em Radiologia é uma formação superior, com uma duração de aproximadamente três anos e uma carga horária mínima de 2.400 horas.
Destinado a quem já concluiu o ensino médio, o programa forma tecnólogos para realizar e supervisionar exames de radiologia.
Durante a formação, o estudante participa de atividades práticas em laboratórios de imaginologia e radioproteção e deve cumprir um estágio supervisionado que corresponde a cerca de 1.400 horas da carga total.
O curso também aborda o gerenciamento de rejeitos radioativos e a aplicação de tecnologias avançadas de diagnóstico.
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores definido pelo Ministério da Educação (MEC), após concluir o curso de Radiologia o profissional deve estar apto a, entre outras atividades:
Preparar o paciente e o ambiente para a realização de exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem;
Realizar exames radiológicos convencionais;
Auxiliar na realização de procedimentos de radioterapia e de medicina nuclear;
Acompanhar o uso de meios de contraste radiológicos, avaliando reações adversas e agindo em situações de urgência.
Qual é a diferença entre o curso técnico e de tecnologia em Radiologia?
O curso de Radiologia é disponibilizado em grau técnico e superior de tecnologia. A diferença entre os níveis de ensino é evidenciada na duração, aprofundamento e metodologia dos programas.
O curso técnico em Radiologia adota uma metodologia prática, preparando o aluno para ingressar no mercado de trabalho com um diploma de nível médio. Por outro lado, o curso de tecnologia em Radiologia forma especialistas na área, aptos a conduzir exames radiológicos com propriedade.
Quantos anos dura a faculdade de Radiologia?
O curso de Radiologia é concluído em cerca de três anos, divididos em seis semestres. No entanto, a duração exata pode variar dependendo do planejamento curricular específico de cada faculdade, incluindo a quantidade de disciplinas obrigatórias e optativas ofertadas.
A faculdade de Radiologia tem matemática?
Entre os componentes curriculares do curso de Radiologia, destaca-se a matemática. A disciplina é enfatizada para a abordagem de conceitos de física, como dosagem de radiação e interpretação de imagens, além de ajudar na gestão de equipamentos radiológicos.
Como é o estágio no curso de Radiologia?
O período de estágio no curso de Radiologia é destinado à aplicação das habilidades aprendidas em sala de aula.
Em nível tecnológico, o estágio supervisionado fica a critério da instituição. Quando aplicado, estimula o desenvolvimento de competências práticas, por meio de atividades de manuseio de equipamentos radiológicos e aplicação de protocolos de radioproteção.
Já no curso técnico em Radiologia o estágio supervisionado é obrigatório. Ele tem duração mínima de 400 horas e estabelece o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho.
Durante o período, os participantes desenvolvem habilidades técnicas para a realização de exames de radiodiagnóstico, além do atendimento e preparação de pacientes.
Existe pós-graduação em Radiologia?
Além do nível técnico e tecnológico, o curso de Radiologia está disponível como pós-graduação.
Esse nível de ensino é voltado a profissionais já graduados que buscam se especializar em Imaginologia, Ultrassonografia, Radiologia Forense, entre outras especialidades.
O percurso dura entre 12 a 18 meses, e prepara o profissional para atuar em setores industriais e hospitalares, de acordo com o programa desenvolvido.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Radiologia é uma área da saúde que utiliza diferentes tipos de radiação e tecnologias de imagem para diagnosticar e, em alguns casos, tratar doenças. É um campo fundamental da medicina diagnóstica, pois permite visualizar estruturas internas do corpo de forma não invasiva.
Entre os principais exames realizados na radiologia, estão:
Radiografia (raio-X)
Tomografia computadorizada (TC)
Ressonância magnética (RM)
Ultrassonografia (USG)
Mamografia
Densitometria óssea
Além da atuação no diagnóstico por imagem, a radiologia também pode ser aplicada em tratamentos, como na radioterapia, usada no combate ao câncer.
O profissional da área pode ser:
Radiologista: médico especializado em interpretar exames de imagem e, em alguns casos, realizar procedimentos guiados por imagem.
Técnico ou tecnólogo em Radiologia: profissional que opera os equipamentos de imagem, prepara o paciente e garante a qualidade e segurança do exame.
Encontre bolsas de estudo para o curso de Radiologia
Quais são as áreas da Radiologia?
A Radiologia é agrupada em diferentes áreas, cada uma adaptada para atender a demanda de diferentes segmentos médicos. As principais incluem
Radiologia Médica
A Radiologia Médica é a área mais comum, voltada à captura de imagens médicas que auxiliam na identificação e tratamento de doenças. Profissionais da área atuam em clínicas e hospitais, conduzindo procedimentos de radiografias, tomografias, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas.
Radiologia Odontológica
A Radiologia Odontológica visa auxiliar dentistas no diagnóstico de condições como cáries, infecções e anomalias estruturais nos dentes e maxilares. A área permite uma visualização detalhada das estruturas bucais, facilitando o planejamento de tratamentos e intervenções cirúrgicas.
Radiologia Veterinária
Na Radiologia Veterinária, os profissionais aplicam técnicas de imagem para captar estruturas internas de animais. Assim como na medicina humana, esse setor utiliza radiografias, ultrassonografias e tomografias, mas com equipamentos e procedimentos adaptados para animais de diferentes portes.
Radiologia Forense
A Radiologia Forense é a especialidade utilizada em investigações criminais. Suas técnicas incluem a análise de corpos e objetos, oferecendo detalhes que ajudam a determinar causas de morte e identificar lesões.
Radiologia Industrial
Além das áreas médicas e biológicas, a Radiologia Industrial utiliza radiações para a inspeção de estruturas e materiais. Os profissionais da área empregam técnicas radiológicas para verificar a integridade de soldas, tubulações e componentes mecânicos em indústrias de petróleo, construção civil e aviação.