Edificações na Anhanguera
- 19 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 133,00

Como é o curso de Edificações na Anhanguera?
Edificações é a área que se concentra no planejamento, projeto, construção, manutenção e reparo de estruturas, como prédios residenciais, comerciais e industriais. Ela engloba técnicas e processos que vão desde o levantamento de requisitos e o desenho técnico até a execução de obras e a gestão de projetos.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Construção Civil
Duração: Até 18 meses
O que você vai aprender?
Cálculo E Raciocínio Lógico
Comunicação E Expressão
Empreendedorismo
Gestão Ambiental
Como é a faculdade Anhanguera
Resumo da faculdade
- mais de 121.000 alunos matriculados
- mais de 5.000 docentes
- 100 cursos de graduação e 764 de pós-graduação
- 2687 unidades
Dúvidas mais frequentes
A Anhanguera se diferencia por oferecer apoio personalizado a cada aluno, garantindo suporte durante toda a graduação.
Além disso, a instituição conta com a plataforma Emprega.AI, que facilita a conexão dos alunos com vagas de emprego alinhadas às habilidades de seu perfil.
A faculdade também se destaca pelo sistema de ensino dinâmico, que foca na aplicação prática do conteúdo com casos reais da profissão, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho.
O curso de Edificações é desenvolvido em nível técnico, com carga horária mínima de 1.200 horas e duração estimada de um ano e meio. A formação possui suporte para modelos presencial ou a distância (EaD), sendo que, no formato EaD, pelo menos 20% da carga horária é realizada presencialmente.
O programa é estruturado em módulos que abordam tópicos como desenvolvimento de projetos arquitetônicos, estrutura, instalações elétricas e hidrossanitárias, planejamento de obras, controle de qualidade e gestão de manutenção predial. Os alunos aprendem a utilizar ferramentas tecnológicas, como softwares de desenho e modelagem (CAD e BIM), além de técnicas de controle tecnológico de materiais e solos.
Entre as competências estimuladas durante o programa, estão a projeção de edificações de até 80 m², elaboração de orçamentos, planejamento e execução de serviços de construção e manutenção, e coordenação de equipes de trabalho no setor de edificações. O curso também enfatiza conhecimentos sobre segurança no trabalho, sustentabilidade e normas técnicas aplicáveis à construção civil.
Ao concluir o percurso, o profissional está pronto para exercer o cargo de técnico em construção civil, desenhista técnico, orçamentista, inspetor de obras ou fiscal de medição. Além disso, o egresso pode dar sequência aos estudos por meio de especializações técnicas ou cursos de graduação, em Engenharia Civil ou Arquitetura.
Caso você tenha dúvidas se o curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional gratuito da Quero Bolsa. É rápido e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Edificações é a área que se concentra no planejamento, projeto, construção, manutenção e reparo de estruturas, como prédios residenciais, comerciais e industriais. Ela engloba técnicas e processos que vão desde o levantamento de requisitos e o desenho técnico até a execução de obras e a gestão de projetos.
O curso de Edificações tem o objetivo de formar profissionais qualificados para planejar, executar e acompanhar obras, seguindo normas de segurança, qualidade e sustentabilidade. Durante o programa, os alunos estudam disciplinas como desenho técnico, materiais de construção, topografia, gestão de obras e instalações prediais (hidráulicas e elétricas). Também são abordados conteúdos relacionados à legislação aplicada à construção civil e normas de segurança no trabalho.
Outro ponto enfatizado é o uso de tecnologias modernas, como softwares de modelagem 3D e ferramentas de planejamento, aplicados para a elaboração de projetos arquitetônicos e estruturais. Além disso, o curso estimula habilidades de análise crítica, resolução de problemas e trabalho em equipe.
Ao concluir o curso, o profissional pode trabalhar como técnico em edificações, lidando com a análise de projetos, gestão de equipes em obras e controle de qualidade nos processos construtivos.
