Edificações no CPET
- Técnico
- 19 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 44,58
Boa
(1)
Como é o curso de Edificações no CPET?
Edificações é a área que se concentra no planejamento, projeto, construção, manutenção e reparo de estruturas, como prédios residenciais, comerciais e industriais. Ela engloba técnicas e processos que vão desde o levantamento de requisitos e o desenho técnico até a execução de obras e a gestão de projetos.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Construção Civil
Duração: Até 18 meses
O que você vai aprender?
Cálculo E Raciocínio Lógico
Comunicação E Expressão
Empreendedorismo
Gestão Ambiental
Como é a faculdade CPET
Avaliação dos Alunos
Boa
1 avaliação
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- 1 curso de pós-graduação
- 1478 unidades
Dúvidas mais frequentes
Os cursos do CPET possuem diplomas registrados no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do MEC. A instituição tem presença em todos os estados brasileiros, com polos de apoio para os cursos na modalidade EaD. Além disso, oferece certificações intermediárias que facilitam a evolução dos alunos no mercado de trabalho antes mesmo do final do curso. O CPET também mantém parcerias com diversas instituições, como Minha Biblioteca (biblioteca eletrônica) e CIEE (oferta de estágios).
O curso de Edificações é desenvolvido em nível técnico, com carga horária mínima de 1.200 horas e duração estimada de um ano e meio. A formação possui suporte para modelos presencial ou a distância (EaD), sendo que, no formato EaD, pelo menos 20% da carga horária é realizada presencialmente.
O programa é estruturado em módulos que abordam tópicos como desenvolvimento de projetos arquitetônicos, estrutura, instalações elétricas e hidrossanitárias, planejamento de obras, controle de qualidade e gestão de manutenção predial. Os alunos aprendem a utilizar ferramentas tecnológicas, como softwares de desenho e modelagem (CAD e BIM), além de técnicas de controle tecnológico de materiais e solos.
Entre as competências estimuladas durante o programa, estão a projeção de edificações de até 80 m², elaboração de orçamentos, planejamento e execução de serviços de construção e manutenção, e coordenação de equipes de trabalho no setor de edificações. O curso também enfatiza conhecimentos sobre segurança no trabalho, sustentabilidade e normas técnicas aplicáveis à construção civil.
Ao concluir o percurso, o profissional está pronto para exercer o cargo de técnico em construção civil, desenhista técnico, orçamentista, inspetor de obras ou fiscal de medição. Além disso, o egresso pode dar sequência aos estudos por meio de especializações técnicas ou cursos de graduação, em Engenharia Civil ou Arquitetura.
Caso você tenha dúvidas se o curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional gratuito da Quero Bolsa. É rápido e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Edificações é a área que se concentra no planejamento, projeto, construção, manutenção e reparo de estruturas, como prédios residenciais, comerciais e industriais. Ela engloba técnicas e processos que vão desde o levantamento de requisitos e o desenho técnico até a execução de obras e a gestão de projetos.
O curso de Edificações tem o objetivo de formar profissionais qualificados para planejar, executar e acompanhar obras, seguindo normas de segurança, qualidade e sustentabilidade. Durante o programa, os alunos estudam disciplinas como desenho técnico, materiais de construção, topografia, gestão de obras e instalações prediais (hidráulicas e elétricas). Também são abordados conteúdos relacionados à legislação aplicada à construção civil e normas de segurança no trabalho.
Outro ponto enfatizado é o uso de tecnologias modernas, como softwares de modelagem 3D e ferramentas de planejamento, aplicados para a elaboração de projetos arquitetônicos e estruturais. Além disso, o curso estimula habilidades de análise crítica, resolução de problemas e trabalho em equipe.
Ao concluir o curso, o profissional pode trabalhar como técnico em edificações, lidando com a análise de projetos, gestão de equipes em obras e controle de qualidade nos processos construtivos.