Sobre o curso de Educação Especial Inclusiva
Última atualização: 16/01/2023
O curso de Educação Especial Inclusiva é disponibilizado como pós-graduação aos estudantes. Em geral, a formação é disponibilizada nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EaD), além de possuir diversas opções sobre o período de tempo para formação. Afinal, a pessoa interessada nesta área encontrará oportunidades de cursos de seis meses até dois anos na área.
Vale destacar que a Educação Especial propõe que o ensino tenha ênfase para alunos com deficiência. Enquanto, a Educação Inclusiva visa a integração de estudantes com e sem deficiência no processo de ensino e aprendizagem.
Por isso, o profissional especializado em Educação Especial Inclusiva poderá trabalhar com estudantes com deficiência física, auditiva, visual, intelectual ou superdotadas ou com transtorno do espectro autista (TEA).
A formação neste curso concede um portfólio de materiais e disciplinas necessárias para compreender as necessidades educacionais e as ações de estímulo e absorção dos estudantes, o profissional poderá contribuir diretamente na otimização do processo da educação e no desenvolvimento dos potenciais dos estudantes.
É evidente que a formação tem propostas de ações e promoção do conhecimento para com os alunos. Entretanto, há de ressaltar que muitos cursos oferecem disciplinas e conteúdos que visam a promoção da integração e conhecimento da legislação educacional para os professores.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Veja também: Os aprendizados do Educação Especial Inclusiva estão inseridos na área de conhecimento da Educação e, nesta área, o curso de Pedagogia também é disponibilizado como graduação e pós-graduação na área.
O que se aprende na faculdade de Educação Especial Inclusiva?
A grade curricular do curso de Educação Especial Inclusiva pode variar de acordo com a instituição de ensino. Entretanto, veja algumas disciplinas que podem figurar durante a formação nesta área, de acordo com as instituições parceiras da Quero Bolsa.
- Educação Especial
- Educação Especial em Deficiência Auditiva
- Atendimento Escolar Especializado e Inclusão
- Deficiência intelectual, física e psicomotora
- Fundamentos da Educação Especial
- Transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades
- Diversidade na aprendizagem de pessoas com necessidades especiais
- Legislação educacional
- Tecnologia assistiva
Veja também: A grade curricular do curso superior de Pedagogia, no site da Quero Bolsa.
Quanto custa uma faculdade de Educação Especial Inclusiva?
Os valores para o curso de Educação Especial Inclusiva apresentam variações de preços de acordo com as características do curso disponibilizado pela instituição de ensino superior. As modalidades de ensino (presencial, semipresencial e a distância (EaD) e a duração do curso podem ser fatores impactantes para a escolha da oportunidade ideal do estudante.
Para facilitar a busca pela bolsa ideal, você poderá filtrar a bolsa de estudo em Educação Especial Inclusiva que atende suas necessidades pessoais, como o tempo para concluir a formação e a modalidade de ensino. Basta acessar o site da Quero Bolsa e selecionar as perguntas:
- Que tipo de curso quer fazer?
- Qual curso quer estudar?
- Em que cidade quer estudar?
Além disso, você ainda poderá refinar a pesquisa para outros itens, por exemplo, modalidade, preço, proximidade, avaliação e outros itens disponibilizados pela QB.
Procure o curso de Educação Especial Inclusiva ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Educação Especial Inclusiva
Onde o profissional de Educação Especial Inclusiva pode trabalhar?
O profissional formado no curso de Educação Especial Inclusiva atua profissionalmente como docente. Dentro desta ação, o profissional poderá se dedicar à educação de pessoas com deficiência (PcD), assim como desempenhar funções na preparação/capacitação de professores para lidar com as necessidades dos estudantes.
De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, a média salarial de professor de Ensino Médio é de R$4.930,00 no Brasil. Ainda segundo a plataforma, o maior valor registrado no portal, para professor de Ensino Médio, é de R$8.831,00 no Brasil.
Em geral, o profissional encontrará possibilidades de atuação em escolas de ensino regular, de educação infantil, do ensino fundamental e médio. Vale destacar que a pessoa especializada em Educação Especial Inclusiva poderá desempenhar funções em instituições cujo enfoque seja no atendimento especial, mas que não sejam do setor educacional.
Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Educação Especial Inclusiva ou profissões nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.
Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 300 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: professor, pedagogo, psicopedagogo e outras profissões.
Como ingressar na profissão de Educação Especial Inclusiva?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Educação Especial Inclusiva?
Para realizar o curso de pós-graduação em Educação Especial Inclusiva, há obrigatoriedade de conclusão de um curso de graduação em quaisquer áreas de conhecimento. É comum que estudantes graduados em Pedagogia e quaisquer áreas da Educação e, até mesmo da Saúde, busquem se especializar nesta pós-graduação.
Sobre o curso de Pedagogia, você encontra bolsas de estudo de graduação e pós-graduação no site da Quero Bolsa. Para os cursos de graduação em Pedagogia, o estudante poderá encontrar formações em todas as modalidades (presencial, semipresencial e a distância), no grau licenciatura e duração média de oito semestres (quatro anos).
Para os cursos de pós-graduação, a pessoa interessada terá mais variedade de opções, principalmente, no aspecto de período de formação. Afinal, as opções de pós-graduação em Pedagogia, no site da Quero Bolsa, iniciam com até seis meses e podem ultrapassar os dois anos.