Sobre o curso de Engenharia de Instalações de Superfície
Última atualização: 04/11/2019
O curso de Engenharia Superfícies forma profissionais capacitados a trabalhar com a investigação dos fenômenos que ocorrem nas superfícies dos corpos sólidos.
O profissional também pesquisa o desenvolvimento de tecnologias para modificar as superfícies de dispositivos, peças e componentes, visando a obter propriedades desejadas.
A área da Engenharia de Superfícies é trabalhada no Brasil por laboratórios de universidades e institutos e está inserida em disciplinas e pesquisas de alguns programas de pós-graduações.
As soluções produzidas por profissionais da área são utilizadas em setores como energia e mineração, mercado aeronáutico e automotivo, indústrias do metal, de nanotecnologia, de roupas e calçados, de utensílios domésticos, saúde, entre outros.
Como é o curso de Engenharia de Instalações de Superfície?
Como área ainda em grande processo de pesquisa no Brasil, a Engenharia de Superfícies não tem diretrizes específicas para sua aplicação como disciplina dentro de programas de graduação e pós-graduação.
Os alunos do curso irão estudar como modificar uma superfície e aplicar técnicas para poder torná-la mais resistente, durável ou outra característica desejável para o projeto que está sendo desenvolvido.
O engenheiro especializado em Superfícies poderá encontrar formas de reduzir custos de produção, encontrar melhor performance de seus equipamentos e dar a estas superfícies estudadas novas propriedades.
Desta forma, é preciso ter dedicação para pesquisar o assunto e procurar referências nacionais e internacionais para estudar esta área da engenharia.
Qual a grade curricular de Engenharia de Instalações de Superfície?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia de Instalações de Superfície em uma de nossas faculdades parceiras:
Procure o curso de Engenharia de Instalações de Superfície ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Engenharia de Instalações de Superfície
O que faz o profissional de Engenharia de Instalações de Superfície?
O engenheiro de superfícies estuda e aplica técnicas para realizar a modificação das mais variadas superfícies.
Sua área de atuação é aplicada na limpeza de superfícies, na modificação de propriedades delas, nos processos de regeneração e seus processos mecânicos, convencionais e especiais, e no revestimento orgânico e inorgânico de superfícies.
Onde o profissional de Engenharia de Instalações de Superfície pode trabalhar?
O profissional de Engenharia de Superfícies pode trabalhar na indústria em geral, no desenvolvimento de melhorias de produtos e equipamentos que reduzam custos a aumentem a produtividade.
Como ingressar na profissão de Engenharia de Instalações de Superfície?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Engenharia de Instalações de Superfície?
O engenheiro de superfícies precisar ser graduado em um curso superior de Engenharia devidamente reconhecido pelo MEC.
Além disso, a especialização necessária na área é oferecida quando o profissional está inserido em programas de pesquisa, normalmente oferecidos em cursos de mestrado e doutorado de importantes universidades do país.
A atuação profissional do engenheiro também está sempre condicionada ao registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Engenharia de Instalações de Superfície?
As principais características do profissional de Engenharia de Instalações de Superfície, listadas pelo Ministério do Trabalho, são: