Sobre o curso de História da Arte
Última atualização: 16/09/2024
História da Arte é o estudo das expressões artísticas manifestas ao decorrer dos séculos, abrangendo a análise de pinturas, esculturas, arquitetura e outras formas de arte. Ela investiga o contexto cultural, social e histórico das obras, buscando entender seus significados, influências e evolução em diferentes civilizações e períodos.
O curso de História da Arte investiga e analisa as artes visuais concebidas ao longo dos séculos, abordando diferentes estilos, movimentos e períodos, desde a antiguidade até a contemporaneidade. Por meio do programa, os alunos aprendem a analisar obras de arte, compreendendo seus contextos culturais, sociais e históricos, além de desenvolver habilidades críticas para interpretar o significado e a influência das produções artísticas.
Durante o percurso formativo, são exploradas diferentes formas de arte, como pintura, escultura, arquitetura, cinema e fotografia. A formação também inclui o estudo de teorias da arte e disciplinas relacionadas, como filosofia, antropologia e sociologia, oferecendo uma visão crítica sobre a influencia da sociedade ao longo dos séculos.
A junção de conhecimentos é desenvolvida em nível de pós-graduação, voltada a profissionais que já concluíram o período acadêmico inicial, embora instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade de Brasília (UNB) também ofereçam o curso em nível de graduação.
Como é o curso de História da Arte?
A faculdade de História da Arte adota três eixos de estudo: a história, a crítica de arte e a teoria. A metodologia contempla a evolução da arte ao percurso dos séculos, enquanto valoriza a análise estética e interpretação de obras de arte.
Com duração de um a dois anos, a formação pode ser desenvolvida como pós-graduação lato sensu e stricto sensu, ou em nível de bacharelado. Os graus de ensino caracterizam-se da seguinte forma:
Graduação em História da Arte
O curso de graduação em História da Arte tem duração média de 4 anos e dedica-se à análise de produções artísticas ao longo dos séculos. Durante o programa, o aluno explora movimentos artísticos, estilos e períodos históricos, além de adquirir conhecimento sobre técnicas e teorias da arte. A graduação possibilita a realização de estágios e visitas técnicas a museus e galerias.
Especialização em História da Arte
A especialização em História da Arte é uma pós-graduação lato sensu voltada a acadêmicos que desejam se especializar em temáticas artísticas. Com duração de 1 a 2 anos, pode ser cursada presencialmente ou na modalidade EaD, proporcionando flexibilidade para profissionais que já atuam no mercado.
Mestrado em História da Arte
O mestrado é uma pós-graduação stricto sensu com duração de 2 anos, aplicada para o desenvolvimento de pesquisas avançadas na área de História da Arte. Durante o curso, o aluno desenvolve uma dissertação baseada em uma investigação sobre um tema específico. O mestrado é desenvolvido presencialmente, e inclui disciplinas teóricas e metodológicas que preparam o aspirante para a carreira acadêmica, curadoria, e pesquisa em instituições de ensino e museus.
Doutorado em História da Arte
O doutorado é o ápice acadêmico, com duração de 3 a 4 anos. Aplicado à história da arte, envolve a elaboração de uma tese original, desenvolvida por acadêmicos, como professor universitário ou pesquisadores. Durante o programa, os alunos participam de seminários, publicam artigos científicos e podem realizar estágios em instituições culturais.
Veja também: A grade curricular do curso superior de História, no site da Quero Bolsa.
Qual a grade curricular de História da Arte?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de História da Arte em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de História da Arte?
O curso de História da Arte explora movimentos culturais e artísticos ao longo dos séculos. Os estudantes aprendem sobre a evolução das artes visuais, como diferentes culturas influenciaram a produção artística, e como arte e cultura estão inter-relacionadas.
Eles também exploram a crítica da arte, fundamentada na análise e interpretação de obras. Dessa forma, qualificam-se para avaliar imagens, reconhecer a influência de tendências culturais e estilos de várias épocas, e desenvolver uma compreensão particular de obras de arte.
Além disso, os participantes aprendem sobre práticas de conservação, bem como sobre curadoria e exposições.
Entre os tópicos que podem figurar durante o percurso acadêmico, destacam-se:
História da Arte Antiga: Estudo das primeiras expressões artísticas em civilizações como Egito, Grécia e Roma.
Arte Medieval: Análise da arte europeia durante a Idade Média, incluindo a arquitetura gótica e as iluminuras.
Renascimento e Barroco: Foco nos movimentos artísticos que transformaram a arte na Europa, explorando figuras como Michelangelo e Caravaggio.
Arte Moderna e Contemporânea: Investigação das vanguardas do século XX, como o cubismo, surrealismo, e as manifestações artísticas contemporâneas.
Teoria da Arte: Reflexão sobre conceitos e abordagens que permeiam a criação e o entendimento das obras de arte.
Crítica de Arte: Desenvolvimento de habilidades analíticas para interpretar e escrever sobre obras de arte.
Estética: Estudo filosófico da beleza e da arte, explorando diferentes correntes de pensamento.
Curadoria e Museologia: Disciplina prática voltada para a organização e gestão de exposições e acervos artísticos.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Quanto custa uma faculdade de História da Arte?
Veja descontos de até 75% em 61 ofertas para o curso de Historia da Arte. As mensalidades com bolsas de estudo variam entre R$50,00 e R$364,02, em instituições parceiras da Quero Bolsa!
Procure o curso de História da Arte ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de História da Arte
O que faz o profissional de História da Arte?
O profissional de História da Arte é responsável por estudar, analisar e interpretar obras artísticas, considerando o contexto histórico, social, político e cultural em que foram criadas.
Esse especialista investiga a evolução das manifestações artísticas ao longo do tempo, desde a antiguidade até a contemporaneidade, englobando diferentes formas de arte como pintura, escultura, arquitetura, fotografia e artes digitais.
Além disso, ele pode atuar em museus, galerias, instituições de ensino e pesquisa, realizando curadoria, preservação de obras e educando o público sobre a importância e o significado das artes em diferentes períodos históricos.
O profissional de História da Arte também pode colaborar com restaurações, escrever artigos acadêmicos ou trabalhar em produções culturais, sempre com o objetivo de preservar e disseminar o conhecimento artístico.
Onde o profissional de História da Arte pode trabalhar?
O profissional de história da arte pode trabalhar em instituições culturais e educativas, como museus, galerias de arte, universidades, bibliotecas, centros culturais e outros. É responsável pela pesquisa, catalogação, organização e preservação de obras, curadoria de espaços, restauração, organização de exposições, gravação de documentos e produção de materiais educativos.
Além disso, o especialista encontra oportunidades no mercado editorial, contribuindo para a criação e edição de livros, revistas e catálogos, e em organizações acadêmicas, onde pode lecionar aulas e conduzir pesquisas.
Caso você tenha dúvidas sobre o curso de História da Arte ou profissões nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.
Como ingressar na profissão de História da Arte?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de História da Arte?
Para atuar como profissional de história da arte, é necessário completar o percurso acadêmico na área, que pode ser em nível de graduação ou pós-graduação. Para funções de curadoria, crítica de arte ou pesquisa acadêmica, é recomendável cursar uma pós-graduação, como especialização, mestrado ou doutorado.
Além da formação acadêmica, habilidades analíticas e críticas para interpretar obras de arte são valorizadas, bem como bagagem histórica e cultural. Para quem deseja atuar como professor ou pesquisador, títulos de mestrado e doutorado são exigidos.
Outras competências, como a capacidade de trabalhar em equipe, a familiaridade com novas tecnologias e conhecimentos de idiomas estrangeiros (para estudo de fontes e obras internacionais), são igualmente prestigiadas.
Nota de corte para História da Arte
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de História da Arte foram: