Sobre o curso de Informática Básica
Última atualização: 17/01/2023
O curso de Informática Básica é disponibilizado geralmente como um curso livre ou técnico aos estudantes. A sua principal característica é a diversidade de características e modelos ofertados pelas escolas, instituições de ensino e portais educacionais.
A pessoa interessada em iniciar o curso poderá encontrar modelos de ensino presencial e a distância (EaD) para o curso de Informática Básica. Além disso, a carga horária do curso profissionalizante/livre possui duração média e inferior às 100 horas, enquanto os cursos técnicos de Informática Básica superam as 100 horas e podem superar 1.000 horas de carga horária ao estudante.
Em outras palavras, a carga horária deste curso é diversificada, pois apresenta conhecimentos mais próximos da prática, de aperfeiçoamento/aprendizado e inserção no mercado de trabalho para as pessoas interessadas em um curso livre. Por sua vez, o curso técnico abrange conceitos teóricos e práticos em seu conteúdo programático.
O período de conclusão do curso para o estudante pode ser de algumas horas até superar um ano e meio ao estudante. A duração depende da oferta feita pela instituição de ensino ou portal que disponibiliza o curso.
O curso de Informática Básica poderá fornecer informações desde os primeiros passos do manuseio com um computador. Por exemplo, o processo de ligar e desligar, orientações sobre a configuração do computador, apresentação dos principais aplicativos e ferramentas presentes em computadores, além das possibilidades de uso para o cotidiano nas esferas pessoal e profissional.
No modelo presencial, é comum que as escolas ou instituições de ensino disponibilizem salas equipadas com computadores e demais equipamentos de suporte ao aprendizado. Entretanto, caso a opção do estudante seja pelo ensino a distância, há autonomia do local para estudo, mas o estudante deve se atentar à conexão de Internet para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Nem sempre a instituição terá um portal direcionado para o compartilhamento de conteúdos, materiais e tarefas do curso. Em alguns casos, as instituições compartilham vídeos em plataformas multimidiáticas ou demais plataformas de apoio para veiculação das disciplinas.
Veja também: O curso de Informática também é disponibilizado como graduação e pós-graduação na área.
O curso de graduação possui período de formação mais amplo em comparação ao curso livre. Em geral, a formação pode demorar até oito semestres (quatro anos) para a conclusão. Consequentemente, a carga horária pode superar 1.500 horas de conhecimentos desta área. Por outro lado, a pós-graduação é destinada para profissionais que já possuem graduação completa e é vista como um diferencial aos olhos do mercado de trabalho. Confira as oportunidades no site da Quero Bolsa!
O que se aprende na faculdade de Informática Básica?
Os valores para o curso de curso de Informática Básica apresentam variações de preços de acordo com as características do curso disponibilizado pela instituição de ensino superior. As modalidades de ensino (presencial, semipresencial e a distância (EaD) e a duração do curso podem ser fatores impactantes para a escolha da oportunidade ideal do estudante.
Para facilitar a busca pela bolsa ideal, você poderá filtrar a bolsa de estudo em Curso de Informática Básica que atende suas necessidades pessoais, como o tempo para concluir a formação e a modalidade de ensino. Basta acessar o site da Quero Bolsa e selecionar as perguntas:
- Que tipo de curso quer fazer?
- Qual curso quer estudar?
- Em que cidade quer estudar?
Além disso, você ainda poderá refinar a pesquisa para outros itens, por exemplo, modalidade, preço, proximidade, avaliação e outros itens disponibilizados pela QB.
Quanto custa uma faculdade de Informática Básica?
Os valores das bolsas de estudo para o curso de curso de Informática Básica apresentam variações de preços de acordo com as características do curso disponibilizado pela instituição de ensino superior. As modalidades de ensino (presencial, semipresencial e a distância (EaD) e a duração do curso podem ser fatores impactantes para a escolha da oportunidade ideal do estudante.
Para facilitar a busca pela bolsa ideal, você poderá filtrar a bolsa de estudo em Curso de Informática Básica que atende suas necessidades pessoais, como o tempo para concluir a formação e a modalidade de ensino. Basta acessar o site da Quero Bolsa e selecionar as perguntas:
- Que tipo de curso quer fazer?;
- Qual curso quer estudar?;
- Em que cidade quer estudar?;
Além disso, você ainda poderá refinar a pesquisa para outros itens, por exemplo, modalidade, preço, proximidade, avaliação e outros itens disponibilizados pela QB.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Procure o curso de Informática Básica ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Informática Básica
Onde o profissional de Informática Básica pode trabalhar?
O profissional poderá realizar textos, planilhas, apresentações, cálculos, realizar reuniões e organizar agendas com os programas de computadores. Há possibilidade de atuação em ações administrativas e de produção para a empresa que atua. Em geral, o profissional com destreza e conhecimento de informática utiliza seus aprendizados para suporte de tarefas de determinada função.
Por isso, ter conhecimento de computadores e suas minúcias poderá acarretar em uma destreza versátil e com possibilidade de abertura de portas no mercado de trabalho. Algumas empresas requerem provas técnicas durante o processo de admissão para demonstração de conhecimento da área de informática.
Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Informática Básica ou sobre as profissões desta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.
Um curso livre em Informática básica pode ter consequência de rápida admissão do estudante no mercado de trabalho. Em geral, todas as áreas precisam de trabalhadores que saibam mexer e desempenhar tarefas com o auxílio de um computador. Comércio, indústrias, fábricas, empresas de tecnologia, prestação de serviços e demais áreas de atuação.
O conhecimento de programas de computadores poderá abrir portas para trabalhos administrativos, produtivos e funções básicas para quaisquer setores que apresentem necessidade de ferramentas tecnológicas.
Veja também: Para ver mais áreas de atuação profissional, confira o Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 300 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: técnico em informática, gestão da tecnologia da informação e outras profissões.
Como ingressar na profissão de Informática Básica?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Informática Básica?
Qualquer pessoa, que deseja aprofundar seus conhecimentos na área, poderá se inscrever em um curso de informática. Vale destacar que há possibilidade de cursos livres e cursos técnicos na área da Informática. Em geral, os cursos possuem menor duração que cursos superiores (graduação, tecnólogos e pós-graduação).
Não é obrigatório apresentar conhecimentos de informática para iniciar uma formação de curso livre na área. Recomenda-se estudo contínuo e prática dos aprendizados teóricos. Entretanto, não há requisitos mínimos para cursos livres/cursos técnicos em Informática.
No ensino a distância, algumas instituições recomendam equipamentos com determinadas especificidades para suportar a apresentação de informações, as aulas diárias e minimizar a possibilidade de imprevistos durante o processo de aprendizagem.
Tanto os conhecimentos em Informática e os conhecimentos com idiomas, outra área de conhecimento, são considerados aprendizados fundamentais aos olhos do mercado de trabalho. Inclusive, as duas áreas podem apresentar atuações em conjunto como, por exemplo, em vendas para clientes de outros países - via internet. Você poderá dialogar e auxiliar na compra de produtos para pessoas que estão em outros cantos do mundo, através do computador e dos aplicativos instalados no equipamento.
Portanto, apresentar destreza e conhecimento com a Informática pode auxiliar em diversas fases de produção e na área de serviços. Na concepção e desenvolvimento de produtos até a compra e venda para mercados internos e externos. Ou seja, a tecnologia está presente em diversas etapas e áreas de trabalho de um profissional.