Sobre o curso de Inteligência Emocional
Última atualização: 24/01/2023
Lidar com as emoções não é uma tarefa simples. Em uma sociedade envolta de constantes transformações e estresses do dia a dia, gerir, de forma correta, os sentimentos inerentes demanda um alto nível de inteligência emocional. Dessa forma, o indivíduo pode se conter com maior facilidade em determinadas situações, tendo em vista o respeito ao próximo e a si mesmo.
A inteligência emocional se refere a capacidade de controlar as emoções, sendo guiado pela racionalidade. Acontece que, por vezes, o individuo é acometido por situações extremas que contribuem para o descontrole emocional. Uma discussão acalorodada, por exemplo, ou, então, uma desavença no ambiente profissional. Nesses casos, aquele que é capaz de agir inteligentemente, consegue administrar a situação com maior facilidade.
Para desenvolver as competências descritas, o individuo pode optar pela realização de cursos, como a formação em Inteligência Emocional. Durante o desenvolvimento das lições, o aluno compreende as técnicas de autocontrole, além de desenvolver a percepção interna sobre o que ele sente e como pode gerir suas emoções.
Ao final do curso, o estudante estará apto para agir com maior facilidade em situações que demandam um autocontrole. Essa é uma soft skill (habilidades pessoais) de grande valorização no mercado profissional, que busca especialistas capazes de agir analiticamente em situação adversas.
Como é o curso de Inteligência Emocional?
O curso de Inteligência Emocional é destinado aos profissionais que desejam adquirir a competência de autocontrole para gerir, de forma assertiva, sua ações em ambientes pessoais e profissionais. Como resultado desse processo, é comum que o especialista formado no curso consiga agir de forma racional em situações adversas, conquistando cargos de maior proeminência e respeito em seu setor.
As temáticas abordadas no curso permitem que o estudante compreenda melhor as suas emoções, podendo, dessa maneira, optar por ações inteligentes. Tal competência é de grande utilidade no ambiente profissional, no qual o individuo convive com outros especialistas que possuem os seus próprios valores e formas de agir. Os conceitos também são úteis em situações do cotidiano, como uma simples conversa, ou conflitos de interesses.
Para ilustrar o cenário, imagine um profissional, após um dia cansativo, preso em um grande congestionamento. Naturalmente, nessa ocasião, é comum levar-se pelas emoções negativas. Entretanto, agindo de forma racional a situação adversa pode ser enfrentada com maior facilidade.
Qual a grade curricular de Inteligência Emocional?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Inteligência Emocional em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Inteligência Emocional?
Em relação às disciplinas do curso de Inteligência Emocional, é válido ressaltar que as temáticas abordadas variam de acordo com a instituição de ensino. Não existe uma grade curricular predeterminada para a formação. Por esse motivo, é comum que determinada oferta priorize um tema específico em detrimento de outro.
Veja, como exemplo, a grade curricular do curso na Faculdade de Ensino Portal, que oferta o curso em nível livre:
Conceito de Inteligência Emocional;
O desenvolvimento da Inteligência Emocional;
A Inteligência Emocional e o trabalho;
A Inteligência Emocional e a ansiedade.
Outras instituições podem adotar uma técnica específica, ou, então, apresentar outros conceitos. Em suma, cabe ao estudante verificar previamente a grade curricular e definir um critério de quais disciplinas são mais importantes, tendo em vista a sua demanda.
Quanto custa uma faculdade de Inteligência Emocional?
No site da Quero Bolsa, o curso de Inteligência Emocional pode ser encontrado em nível livre e de pós-graduação. As ofertas apresentam mensalidades a partir de R$ 269,10. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Se você deseja ingressar no curso com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e confira as melhores ofertas em sua região.
Procure o curso de Inteligência Emocional ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Inteligência Emocional
Onde o profissional de Inteligência Emocional pode trabalhar?
Tendo em vista que a formação na área não está relacionado a uma profissão em específico, as possibilidades de atuação do profissional são vastas. O curso possui o objetivo de complementar uma carreira já consolidada, ou seja, o especialista atua com base em seu ofício habitual.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Como ingressar na profissão de Inteligência Emocional?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Inteligência Emocional?
O curso de Inteligência Emocional não possui o objetivo de fomentar uma profissão em específico. O profissional formado no curso desenvolve apenas as soft skills que podem ser utilizadas em sua carreira.