Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Perguntas e Respostas - Jornalismo Esportivo

Faça sua pergunta ou responda dúvidas sobre o curso de Jornalismo Esportivo.

Nossa comunidade está pronta para te responder.

Veja bolsas de Jornalismo Esportivo que o Quero Bolsa oferece em faculdades próximas a você.

Olá Williara, O perfil para se estudar e trabalhar como jornalista esportivo requer competências e habilidades específicas. A persistência, por exemplo, é essencial para não desistir diante das dificuldades de um mercado concorrido. Já a curiosidade torna o jornalista esportivo capaz de se interessar por diversos assuntos dentro do universo esportivo, sem se fixar somente na modalidade de preferência. Nesse aspecto, podemos citar a flexibilidade para se aprender de tudo um pouco, característica muito comum em profissionais do jornalismo e da comunicação. Entre outras competências que compõem um perfil de um bom jornalista esportivo, também estão: Capacidade de escrever e de se comunicar oralmente com clareza e persuasão; Estar antenado com as mudanças da comunicação digital e redes sociais; Ter conhecimento em outros idiomas, especialmente o inglês e o espanhol; Ter habilidade em pesquisa e planejamento; Saber trabalhar em equipe.

Olá João, tudo bem? O Jornalismo Esportivo é uma especialização da área do Jornalismo focada na produção de notícias esportivas, assim como na narração de competições e eventos e na apresentação de programas. Ou seja, para quem escolheu estudar Jornalismo ou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a área do esporte pode ser uma opção de carreira muito interessante. Para se tornar um profissional na área, é preciso ir além da paixão por esportes. Quem deseja seguir carreira no Jornalismo Esportivo deve se capacitar e garantir uma visão mais aprofundada, além de aprender a aplicar as técnicas do jornalismo direcionadas à comunicação esportiva. Na maioria das vezes, a porta de entrada para o mercado de trabalho no Jornalismo Esportivo se dá por estágios profissionais ou curriculares em canais de TV, jornais, veículos de comunicação ou empresas de assessoria de imprensa e marketing digital, ainda no período da faculdade. Mas também existe a oportunidade de garantir uma vaga de emprego fixa (CLT) sem ter tido experiência prévia, apesar de ser menos comum e fácil. Independentemente do nível de experiência, dos anos de profissão e do formato de trabalho, é essencial que o profissional busque constante atualização na área. Seja em um emprego fixo ou fazendo trabalhos como freelancer, o jornalista esportivo precisa ler livros relacionados à sua profissão, acompanhar diariamente artigos e jornais impressos e digitais e manter a conexão com outros profissionais para conquistar novas (e melhores) oportunidades.

Foto do estudante Samara Costa Ribeiro
Samara Costa Ribeiro
Enviada em 20/09/2023
Responder

Bom dia! É preciso delimitar o tema, escolher boas referências e autores renomados para a bibliografia, decorrer sobre o tema de forma simples e clara para o entendimento de todos, inclusive leigos no assunto.

Foto do estudante Maria Eduarda Dias de Oliveira
Maria Eduarda Dias de Oliveira
Aluno Quero
Aluno Quero
Nutrição
São José dos Campos
Campus Bilac
Enviada em 21/09/2023
Foto do estudante Fabiana Melo
Fabiana Melo
Enviada em 10/09/2021
Responder

Olá Fabiana, Durante o processo de formação o profissional irá aprender a executar o seu trabalho de acordo com as diretrizes propostas pela função e paralelas a ética que rege a profissão, para que o seu fazer profissional seja feito de forma imparcial e unilateral. Espero ter ajudado.

Foto do estudante Jose Masculino Luiz
Jose Masculino Luiz
Enviada em 12/11/2020
Responder

Olá José, esteje certo das perguntas que serão apresentadas, seja sincero, responda com naturalidade, pontue caso não entenda alguma fala. deixar o entrevistado a vontade para falar de forma cada vez mais fluida e livre sobre os aspectos e temas ali levantados.

Página 1 de 2