Sobre o curso de Urbanismo
Última atualização: 24/06/2022
O curso de Urbanismo promove o estudo sobre a regulação, controle e planejamento de cidades. Durante a formação do estudante, o curso apresenta conteúdos que tematizam o saber e conhecimento para racionalização dos espaços e, consequentemente, a criação de condições propícias de habitação à população.
Além do conhecimento técnico, o curso poderá abranger conteúdos sobre as áreas administrativas, econômicas e sociais que também possuem importância para a implementação de ações de desenvolvimento consciente das cidades.
O curso de Urbanismo é disponibilizado como: pós-graduação. Vale relembrar que o curso de Urbanismo também é disponibilizado em associação com o curso de Arquitetura.
Como é o curso de Urbanismo?
De acordo com o site da Quero Bolsa, o curso de Urbanismo é disponibilizado na modalidade a distância (EaD) e com três tipos de duração aos estudantes: Até 6 meses, 7 a 12 meses e 1 a 2 anos.
Qual a grade curricular de Urbanismo?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Urbanismo em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Urbanismo?
O curso de Urbanismo poderá apresentar as disciplinas de:
- Planejamento urbano e regional;
- Mobilidade urbana;
- Urbanismo Contemporâneo;
- Preservação do patrimônio;
- Caracterização dos territórios;
- Paisagismo;
Para mais informações sobre disciplinas de Urbanismo, confira também a página da grade curricular de Arquitetura e Urbanismo da Quero Bolsa.
Procure o curso de Urbanismo ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Urbanismo
Onde o profissional de Urbanismo pode trabalhar?
Além dos seus conhecimentos técnicos sobre o desenvolvimento racional e sustentável das cidades, o profissional poderá atuar com o propósito de reduzir o impacto da atividade humana no meio ambiente, otimizar os recursos econômicos e, consequentemente, aumentar a rentabilidade do processo construtivo. Por fim, ainda existe a possibilidade do Urbanista ser protagonista de intervenções que promovam melhorias na qualidade de vida das pessoas.
Ou seja, o urbanista também utilizará outras temáticas dentro de tua atuação profissional: os aspectos ambientais e econômicos são exemplos deste
De acordo com a página de salários da Quero Bolsa, um Urbanista possui o salário médio de R$7.922,37, enquanto um Arquiteto Urbanista possui média salarial de R$9.763,65, no Brasil. Os dados são referentes às contratações, no ano de 2021, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Como ingressar na profissão de Urbanismo?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Urbanismo?
Se o profissional optar pela pós-graduação em Urbanismo, a exigência é a conclusão de um curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Por outro lado, caso a pessoa interessada queira iniciar sua trajetória profissional com um curso superior de Arquitetura e Urbanismo, vale relembrar que o graduado neste cusro precisará realizar registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal – CAU/UF
Nota de corte para Urbanismo
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Urbanismo foram: