O Descomplica é bom? - Confira a Avaliação dos Alunos

Logo do Descomplica

A Descomplica oferece bolsas de até 90% no Quero Bolsa

Descomplica


Satisfação dos alunos

Badge DiamanteDiamante

84.65% dos alunos que avaliaram recomendam esta instituição


Média geral da instituição

4.2

202 avaliações de alunos desta instituição

4.2ESTRUTURA
4.4LOCALIZAÇÃO
3.9EMPREGABILIDADE
4.4PROFESSORES

Comentários dos alunos

Avaliar minha faculdade
Buscar comentários Nível do curso
Filtrar por Modalidade Nível de satisfação
Hellen Pluvie
Hellen Pluvieneutro
Ver perfil

"Boa forma de transmitir conteúdo"

4.3

Pontos Positivos

Eu gosto da forma que as aulas são apresentadas. A maioria tem vídeos menores do que 10 minutos, facilitando pra pessoas com problemas de ansiedade (como eu). Também temos 1 professor(a) para cada unidade. A faculdade funciona num esquema trimestral, ou seja, cada período dura 3 meses. Os micro certificados deles também são ótimos, são bons pro currículo (e ter link direto de compartilhamento pro LinkedIn, o que é bacana pra quem quer manter sua vitrine de trabalho atualizada). Também temos um app pra estudar, além do site. Se você quer um EAD, este é ótimo. Também recebemos relatórios de avaliação e sugestão a cada 3 ou 6 meses, não estou lembrada. E-mails Marketing são rotina, são muito informativos, não tenho o que reclamar dos e-mails. A Desco ainda tem uma Central de Carreiras, que conecta alunos a vagas de emprego, como estágios e etc.

Pontos Negativos

Infelizmente, algumas coisas deixam a desejar. O suporte da faculdade Descomplica era muito melhor há 1 ano atrás. Se você precisar deles, saiba que pode esperar muito pra uma IA te responder. Eu mesma não tive problemas a resolver, além de dúvidas. Mas, quem teve reclamou. O app também apresenta bugs e falhas. As vídeo aulas não são atualizadas, então se o seu curso se atualiza frequentemente, talvez você precise estudar por fora, ou a Desco não seja uma boa opção pra você. Não temos provas obrigatórias, apenas para chegar a média das unidades, pelo menos. Faz quem quer, quem gosta de um bom sistema de avaliação pode ficar incomodado. Há cursos que não são exigidos TCC — coloquei nos pontos negativos porque tem gente que prefere/precisa fazer.
Achou esta opinião útil?
Yan Vales
Yan Valesneutro
Ver perfil

"Ótima plataforma, apesar dos erros humanos."

3.8

Pontos Positivos

A plataforma oferecida pela faculdade é simplesmente excelente, é super amigável e intuitiva, o que torna o aprendizado muito mais fácil e prazeroso. As matérias oferecidas pela Faculdade Descomplica também merecem elogios. Eles oferecem uma ampla gama de cursos e disciplinas, então você pode escolher exatamente o que mais te interessa. Além disso, eles mantêm o conteúdo atualizado.

Pontos Negativos

Alguns conteúdos podem conter imprecisões ou equívocos, o que pode levar a confusões e dificuldades de aprendizado por parte dos alunos. Outro ponto crítico é o atendimento ao aluno, piorou significativamente ao longo do tempo. Anteriormente, a Faculdade Descomplica era muito boa no atendimento ao cliente (Aluno), com respostas rápidas e eficientes para dúvidas e problemas dos estudantes. Mas de alguns meses pra cá, houve uma queda na qualidade desse atendimento, com tempos de espera prolongados e dificuldades na resolução de questões acadêmicas e administrativas.
Achou esta opinião útil?
Sara Albuquerque
Sara Albuquerque
Ver perfil

"Bons professores, boa estrutura e inserção no mercado de trabalho como foco."

4.5

Pontos Positivos

Bom, duas coisas me deixavam desconfortável sobre a ideia da faculdade a distância, vou citá-las e falar sobre minha experiência:

1- Relação aluno-professor na hora de retirar dúvidas:
- No caso da Descomplica, eles tiveram uma sacada genial em relação a isso, pois há para todas as matérias, monitores capacitados disponíveis para retirada de dúvidas em tempo hábil, em todas as ocasiões que travei em alguma matéria/conteúdo, fui auxiliada com rapidez e precisão.

2- Networking e inserção no mercado de trabalho:
- Em cursos presenciais, você tem oportunidades como indicação para estágios, iniciação científica etc. Então, o fato de trabalhar durante horário comercial me passava a ideia de que eu teria grandes dificuldades nesse aspecto, contudo, a faculdade não só promove o networking on-line por meio de fóruns e atividades presenciais em caráter opcional (vai se puder/quiser) como também disponibiliza para seus alunos um plano premium do linkedin, ensinam como usar e conforme eu avanço em minha graduação, recebo certificados que irão compor meu perfil no aplicativo.

3- Há outros pontos que não eram inseguranças minhas mas vale a lembrança:
a) Entrar em contato com a instituição para sanar qualquer problema é fácil (e-mail/whatsapp/chat do site);
b) Sempre recebo e-mails lembrando meus prazos de entrega de atividade, aulas, provas;
c) As aulas são bem divididas, curtas e objetivas;
d) Professores capacitados;
e) Plataforma de ensino é fácil de usar, com boas ferramentas disponíveis para tomar nota das aulas e organizar seu calendário de estudos;
f) As matérias do curso são voltadas para o mercado de trabalho e a conclusão com sucesso das mesmas gera certificados;
g) A descomplica oferece pós-graduação gratuita;
h) No meu caso, eu estava há 3 anos sem estudar, e eles oferecem matérias preparatórias, como Língua portuguesa, Matemática, Excel, entre outras, também gratuitamente, para que você avance na sua graduação sem precisar buscar nivelamento paralelamente.

Pontos Negativos

1- Acredito que, por ser recente a entrada da Descomplica no "mundo da educação à distância", ocorrem algumas problemáticas com a plataforma que podem ser tratadas como normal, por exemplo:
a) Instabilidade no site;
b) Há uma "barra" que aponta a porcentagem concluída nas matérias, que às vezes não avança.

Notei somente estes até o momento, contudo, quando ocorrem, você é notificado por e-mail informando que a equipe da Faculdade está ciente, além disso, se necessário, caso tais casos te prejudiquem, os prazos são prorrogados para que todos entreguem suas atividades e provas em tempo.
Achou esta opinião útil?
Murilo Gonzales
Murilo Gonzalesneutro
Ver perfil

"Muito potencial, porém enfrenta problemas"

3.5

Pontos Positivos

Como curso EAD, é um dos melhores que eu já vi. Os preços são muito acessíveis, isso é muito importante, especialmente para aqueles que estão começando de baixo, como eu.
O método de ensino, em TESE, é muito bom. Eu digo "em tese" porque há muitos problemas na execução, mas vamos falar sobre isso na sessão de coisas negativas.
Os professores contratados para gravar as aulas do material assíncrono são profissionais de alto calibre, especialmente das matérias mais gerais (que ocorrem em muitos cursos diferentes). Aprendi muito em matérias que desprezei no início e isso é com certeza mérito dos professores do material assíncrono. Também há um contraponto interessante sobre isso que mencionarei nos negativos.
O suporte da Descomplica (composto pelas nossas amadas fadas) é incrível. Eu, pessoalmente, nunca vi nada igual em nenhum serviço que contratei anteriormente. Sempre muito educadas e solícitas, sempre dispostas a ajudar e resolver os problemas o melhor que elas podem. Nem sempre é possível porque nem sempre está dentro do escopo de influência delas, mas eu daria nota 9 ou 10.
A Descomplica possui a Central de Carreiras que é uma boa ferramenta para os alunos que estão procurando oportunidades. Eu, pessoalmente, ainda não usei para efetivamente conseguir um estágio, mas olhando por cima me pareceu algo positivo.

Pontos Negativos

Aqui é um pecado, mas há muito a ser dito.
Vamos falar sobre a execução do método de ensino que mencionei anteriormente: Os cursos são divididos entre material assíncrono (aulas gravadas, textos e questionários) e aulas ao vivo para revisão do conteúdo e tirar dúvidas. Nem todos os professores do material assíncrono são bons, isso é algo a ser considerado, talvez você tenha uma matéria importante ou duas prejudicadas por esse fator. Outra coisa, os professores do material assíncrono não são os tutores interinos do curso, eles gravam o conteúdo e é isso, job's done. O que significa que, às vezes, há conflitos entre as aulas gravadas e os questionários, por exemplo. Eu já peguei muitos erros de questionário que me custaram um pouco de paciência para comunicar. E esse é um bom gancho pra outro problema.
Apesar de as fadas (o suporte) serem os amores da minha vida, elas não têm poder sobre os setores internos. E os setores internos são a maior bagunça e o maior problema da Descomplica. Parece que a comunicação entre setores é dificultosa, é sempre muito difícil mudar alguma coisa, especialmente sobre a plataforma e o material de estudos. Eu reportei os mesmos erros umas três vezes e eu não sei, até agora, se eles foram resolvidos.
Me parece que a Faculdade Descomplica começou com o pé direito, sendo inovadora, trazendo grandes nomes, fazendo diferente daquele tradicional EaD (que nós sabemos que as instituições fazem o mínimo de esforço possível só pra conseguir uma renda extra), porém eu começo a sentir, infelizmente, uma guinada para esse sentido. É claro, com preços tão acessíveis é necessário primeiro ganhar o mercado para conseguir o capital pela quantidade de alunos, como era o modelo do cursinho Descomplica. Talvez seja só uma questão de tempo até que funcione melhor, mas talvez seja só um problemão do qual eles vão tentar se livrar vendendo a marca para uma instituição medíocre.
Achou esta opinião útil?
Eduardo Schnorrenberger
Eduardo Schnorrenberger
Ver perfil

"Ótima metodologia e grade curricular atualizada"

4.5

Pontos Positivos

A plataforma já me gerava certo interesse por possuir um ótimo curso pré-vestibular, contudo eu não imaginava que encontraria algo tão bem organizado em determinados pontos, irei citá-los:

1- Grade curricular atualizada - No meu curso, por exemplo (ciência da computação) as matérias 'básicas' como lógica de programação são ensinadas em uma linguagem de programação moderna mostrando o interesse da instituição em te aproximar da realidade do mercado de trabalho, achei isso perfeito, pois foi a razão pela qual tranquei o mesmo curso em outra instituição anteriormente.

2- A plataforma é realmente funcional, existe a possibilidade de tomar nota durantes as aulas e as mesmas ficam salvas no exato momento em que você as fez, por exemplo: "O professor deu uma dica valiosa no minuto 3:00", se você toma nota no mesmo instante, sua anotação fica vinculada ao período do vídeo em que o professor proferiu a dica, deixando muito mais fácil a interpretação da nota em uma futura revisão, visto que o vídeo e o texto estarão juntos.

3- "O curso te prepara para o curso". Parece papo de propaganda, mas realmente, galera, Há aulas disponíveis antes do início do curso, que te preparam para o mínimo necessário, no meu caso, havia aulas de matemática e língua portuguesa, para casos como o meu, em que o ensino médio foi cursado em uma escola pública de qualidade ruim, faz toda diferença, e eles não cobram valores adicionais por isso, realmente é pra ajudar!

4- Oferecem pós-graduação gratuita.

Pontos Negativos

Acredito que o aspecto negativo do descomplica, bem como de qualquer faculdade que pratique o ensino à distância seja a impossibilidade de retirar dúvidas em tempo real, bem como, não necessariamente o professor que leciona a matéria irá retirar eventuais dúvidas sobre a mesma, muito embora, uma boa seleção da equipe de "monitoria" possa solucionar tal problemática, a qual, ao meu ver, não existe até o momento (sempre fui bem atendido na hora de retirar dúvidas, embora não fossem respondidas imediatamente).
Achou esta opinião útil?
Personagem Quero Bolsa
Ei, você quer conhecer as vagas para o Descomplica? Ver bolsas
Nathan Queiroz
Nathan Queiroz
Ver perfil

"Um lugar de oportunidades."

5.0

Pontos Positivos

Bom, pra mim a Descomplica já começou sendo uma faculdade compreensiva. Assim que soube da faculdade, procurei saber os valores dos cursos pois eu havia um enorme interesse de retornar para área de tecnologia. Entrando em contato com a faculdade e analisando os valores, infelizmente ainda estavam um pouco altos para meu bolso. Expliquei minha situação para os atendentes e conseguiram fazer um desconto especial para mim. Pode parecer algo bobo, mas foi graças a esse desconto que consegui meu primeiro estágio e comecei a exercer na minha área e ajudar financeiramente minha mãe e meu padrasto (que devido a uma doença degenerativa, ficou desempregado). As vezes pequenas atitudes, fazem grandes mudanças na vida das pessoas, o que parecia apenas um desconto bobo para ganhar mais um aluno, se tornou uma oportunidade para que eu tivesse um recomeço e pudesse ajudar minha família, então para mim o ponto mais positivo na Descomplica é a humanidade, um detalhe que parece pequeno, mas é difícil de ser achado em qualquer lugar.

Pontos Negativos

Único ponto negativo para mim é a faculdade ser 100% EAD. Amaria cursar em um polo presencial onde houvessem pessoas tão "humanas" quanto há nos atendimentos online, é simplesmente uma das melhores experiências que já tive com atendimento ao cliente.
Achou esta opinião útil?
Hellen Bomfim
Hellen Bomfimneutro
Ver perfil

"UMA RELAÇÃO ENTRE TAPAS E BEIJOS!"

4.5

Pontos Positivos

Inicialmente, gostaria de dizer que a seguir discorro baseada em minha vivência nos últimos 2 semestres. Pontos positivíssimos para a instituição:

- grade dividida por trimestre, isso facilita nosso entendimento das matérias sem causar pressão;
- professores extremamente prestativos e qualificados, os melhores profissionais das áreas;
- atendentes sempre muito cordiais;
- a facilidade no contato direto com o coordenador de estágio me possibilitou conseguir um ótimo estágio na área da graduação;

Pontos Negativos

Deixando claro que toda Instituição de ensino terá seus problemas organizacionais e entre outros, no Descomplica há alguns pontos que deixam a desejar, como:

- bugs na plataforma que, as vezes, nos impede de ter acesso;
- demora no retorno por e-mail em alguns tópicos específicos de tickets (já tive ticket urgente que foi respondido somente após 1 semana);
- a não existência de um contato rápido, por exemplo via whatsapp, para resolução de problemas simples;
- critérios de avaliação/correção de P&R nem sempre muito claros, causando muitos alunos terem notas baixas por não entenderem o que os professores pediam;
Achou esta opinião útil?
Bianca Araujo
Bianca Araujo
Ver perfil

"Ensino digital com excelente plataforma de estudos e atendimento pessoal."

5.0

Pontos Positivos

Por ser uma faculdade com extensa experiência de ensino digital (devido ao curso para o enem que é bastante conhecido, entre outros.) considero que são pontos muito positivos para essa modalidade de ensino, em primeiro lugar: a plataforma de estudos: com navegação prática e intuitiva, matérias divididas em um total de 16 módulos, sendo que cada módulo possui uma sequência de atividades que se divide em quatro vídeo aulas de até 9 minutos de duração cada, um questionário de múltipla escolha com 6 questões, cujas respostas são dadas automaticamente. Há também um total de 2 atividades discursivas (em apenas 2 módulos dos 16.) e 2 atividades estilo enade. (em apenas 2 módulos dos 16.) Em segundo lugar, eu citaria o atendimento pessoal, que é bastante rápido e eficiente, feito por uma equipe que chamamos de "fadas". Em terceiro lugar, há aulas semanais e ao vivo com professores tutores, que abordam os temas das aulas, tiram dúvidas, e acrescentam conhecimento. Essas aulas não são obrigatórias, uma vez que a proposta do curso é ser à distância. Mas ficam gravadas na plataforma, com acesso permanente para que possamos assistir as gravações, caso seja da nossa vontade. Para finalizar, o último ponto a destacar, e que considero dos mais importantes, é o fato de os conteúdos de Pedagogia serem super atualizados e alinhados à BNCC e à novas práticas e metodologias de ensino. Professores gestores com extensa bagagem e formação, super preparados e atualizados.

Pontos Negativos

O que pode vir a ser um ponto negativo em relação a faculdade é o fato de que, por ser uma faculdade nova, e por ter extensa experiência com a modalidade de ensino digital, a instituição e a esquipe pedagógica buscam sempre modificar e adaptar as metodologias para melhor atender às necessidades do público, sempre visando a estar adaptados a proposta de ensino digital. Isso pode ser algo ruim para quem não gosta de lidar com mudanças e adaptações. O que posso dizer, por experiência, é que as mudanças podem parecer incômodas a princípio, mas de modo geral a faculdade realiza essas mudanças com base nas constantes pesquisas de atendimento, com formulários que são mandados aos alunos. Na minha visão, a grande maioria das mudanças que ocorreram desde que comecei o curso em 2021, (salvo algumas que, particularmente não me agradaram, mas que entendo que essa pode não ser a opinião geral.) até agora, foram para melhor. Exemplo, no começo as matérias estavam tradicionalmente divididas por semestre, depois passaram a ser dividas por trimestre. O que fez com nós estudássemos as mesmas matérias e conteúdos de forma mais leve, uma vez que cada trimestre tem no máximo 3 matérias.
Achou esta opinião útil?
Caroline Costa
Caroline Costaneutro
Ver perfil

"Avaliação do curso de Neurociência na Descomplica"

3.5

Pontos Positivos

O curso possui um valor que democratiza a educação. As aulas são estruturadas com um método de aprendizagem para adultos muito eficiente, sendo divididas em aulas curtas. O time de professores das matérias complementares que não são especificas de neurociência, tem uma competência de ensino excelente e dominam muito os assuntos que ensinam, são verdadeiros professores. A plataforma é de fácil uso e bastante intuitiva. O atendimento ao aluno é extremamente eficiente. Considero a metodologia de avaliação deles uma experiência bem inovadora para educação digital e um bom desafio para a retenção de aprendizado do aluno.

Pontos Negativos

Parte da equipe de professores nas matérias especificas de neurociência deixa bastante a desejar. O quadro de professores dessas matérias destoa absurdamente dos outros professores das outras matérias que são MUITO competentes. Como o meu principal objetivo é ser especialista em neurociência fiquei um pouco decepcionada com o time de professores. Acabei tendo que recorrer a muitos matérias complementares para conseguir entender os assuntos, já que parte do time de professores, exclusivamente das matérias de neurociência, tem um didática extremamente ruim e alguns com o domínio visivelmente raso no assunto. Além disso, não existe nenhum tipo de ajuda ou orientação para atuação profissional e nem a possibilidade de interagir com os alunos do curso para criar um network. Também não tenho como tirar dúvidas, interagir com os professores ou discutir sobre a aula com outros alunos. Eu fiquei bastante insatisfeita com a minha experiência de aprendizagem principalmente com as matérias especificas.
Achou esta opinião útil?
Talita Canale
Talita Canaleneutro
Ver perfil

"Sobre a pós graduação"

4.0

Pontos Positivos

O ponto positivo é a plataforma online. Pois, podemos estudar, onde e quando quisermos. Além disso, é possível baixar o aplicativo no celular o que facilita bastante. Ainda, as aulas são objetivas, ou seja, o tempo é bem aproveitado.

Pontos Negativos

A plataforma de ensino poderia ser melhor. Por exemplo, para acessar o pdf da aula é necessário entrar na aula. Como eu gosto de ter o pdf em mãos antes de iniciar as aulas, tenho que entrar em cada aula para ter acesso ao pdf. Não é algo que prejudique, mas que poderia ser melhorado.
Achou esta opinião útil?