Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
Biografias

Charles Darwin

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 7/1/2019

Introdução

Nascido na Inglaterra em 1809, Charles Darwin é considerado o “pai da biologia moderna”. O naturalista alcançou a fama ao convencer a comunidade científica da época sobre a existência da evolução biológica das espécies, teorizada em seu famoso livro “A Origem das Espécies”. Sua teoria ficou conhecida como darwinismo.

Charles Darwin, “pai da biologia moderna”, teorizou a evolução das espécies.

Trajetória

Charles Darwin nasceu em uma bonita cidade do condado de inglês de Shropshire.  Desde pequeno mostrava interesse em colecionar minerais, insetos e ovos de pássaros. Órfão de mãe aos oito anos, seu pai sempre demonstrou muita preocupação com a educação do filho.

Em 1825, com a influência do pai médico, Charles Darwin foi cursar medicina na Universidade de Edimburgo. Mostrou uma aversão pelas aulas de anatomia, e passou a frequentar os encontros de naturalistas.

Depois de dois anos, seu pai, decepcionado, matriculou Charles Darwin em Cambrigde, com o intuito de que o filho se formasse clérigo, uma vez que este cargo lhe permitiria sustentar uma vida com conforto.

Em Cambridge, Darwin continuaria alimentando seu interesse pela coleta de insetos, algo que achava mais estimulante do que os estudos clássicos para sua formação como clérigo.

Ali conheceu John Stevens Henslow, professor de botânica que, mais tarde, viria a se tornar seu tutor. Darwin ingressou, então, no curso de história natural de Henslow.

Alguns anos depois, Henslow recomendaria que Darwin fosse o acompanhante de Robert FitzRoy, capitão do HMS Beagle. Esta expedição permitiu que ele se desenvolvesse como naturalista, possibilitando a criação de suas teorias.

A viagem no Beagle

O navio inglês Beagle foi enviado, em 1831, pela Coroa Inglesa para mapeamento do Hemisfério Sul.

A viagem, programada para durar dois anos, durou cinco anos. Darwin ficou responsável por recolher e colecionar espécimes utilizando seu equipamento e seus meios próprios de preservação.

Lugares que fizeram parte da expedição: Ilhas Canárias, Ilhas de Cabo Verde, Brasil, Buenos Aires, Ilhas Maldivas, Valparaíso, Ilhas Galápagos, Taiti, Nova Zelândia, Austrália e Ilhas Cocos.

Quando chegaram ao Brasil, em 1832, Darwin deparou-se com uma vegetação fascinante, mas também com uma sociedade escravocrata com a qual ficou negativamente chocado.

Em 1839, publicou o livro chamado A Viagem do Beagle”, um relato sobre a sua expedição que se tornou um sucesso de vendas.

A Origem das Espécies

Depois de 20 anos de seu primeiro lançamento, Darwin publicou o primeiro livro que explicava sua teoria da evoluçãoA Origem das Espécies.

O livro abriu caminhos para a ciência moderna. Enfrentou o conceito de divindade e atacou a ideia de superioridade da espécie humana em relação aos demais animais.

Nele, Darwin mostrou que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, no qual os organismos vivos se adaptam gradualmente através da seleção natural.

Darwin, em suas páginas, também trata do fenômeno da especiação, responsável pela diversidade, embora, também, pela produção de seres inférteis. O fenômeno consiste na possibilidade de cruzamento, em termos anatômicos, entre duas espécies distintas, a descendência gerada, no entanto, sempre será de organismos estéreis, tendo em vista a impossibilidade de troca de genes entre essas espécies.


Exercícios

Exercício 1
(UEPB/2006)

“A teoria da evolução de Charles Darwin tem atualmente 146 anos. Darwin articulou a teoria completa quando publicou, na Inglaterra, seu famoso livro sobre A Origem das Espécies, sendo um dos documentos mais importantes do século XIX. Esta obra mudou completamente a visão do lugar que ocupamos na natureza ao mostrar que todas as formas da vida que hoje habitam a superfície da terra são resultados de processos evolutivos”.

Segundo a teoria da evolução, Charles Darwin baseou-se em fatos. Analise as proposições abaixo:

I - Em uma espécie, os indivíduos não são exatamente iguais, havendo diferenças que tornam alguns mais atraentes, mais fortes etc.

II - As variações e semelhanças observadas entre os animais das ilhas Galápagos sugeriram a existência de um único ancestral.

III - A seleção de indivíduos de uma espécie se faz ao acaso.

IV - Os indivíduos de uma mesma espécie não mostram muitas variações na forma e na fisiologia.

Assinale a alternativa correta:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...