Os leucócitos são células incolores e de forma esférica quando em suspensão no sangue. Também nomeados como glóbulos brancos, eles fazem parte do sangue e da linfa.
São produzidos na medula óssea ou em tecidos linfóides e permanecem temporariamente no sangue. Diversos tipos de leucócitos utilizam o sangue como meio de transporte para alcançar seu destino final: os tecidos.
Os leucócitos, juntamente com os órgãos linfáticos, formam o Sistema Imunológico. Este sistema é responsável por atuar na defesa do organismo contra substâncias e microrganismos estranhos.
Os glóbulos brancos podem ser de vários tipos e diferem uns dos outros pelo tamanho, pela forma dos núcleos das células e pelo modo como atuam no sistema de defesa.
Alguns englobam, digerem e destroem os microrganismos ou materiais estranhos. Outros fabricam substâncias que neutralizam a ação dessas substâncias estranhas no organismo.
É por essa razão que o número de glóbulos brancos no sangue aumenta quando o organismo é exposto à presença de vírus e bactérias.