Índice
Introdução
O tecido cartilaginoso é uma especialização do tecido conjuntivo rígido. Ele tem a função de sustentar os tecidos moles adjacentes, de revestir as superfícies de articulação e de absorver choques mecânicos.
Ele é essencial para a formação e crescimento dos ossos.
A matriz extracelular do tecido adiposo é por onde ocorre a difusão de substâncias do tecido conjuntivo circundante e das células do tecido conjuntivo. O tecido cartilaginoso não possui, em sua constituição, vasos linfáticos e nervos.
É um tecido encontrado em diversas regiões do corpo, como nariz, orelhas e superfícies dos órgãos. É possível encontrá-lo, também, na coluna vertebral, onde discos cartilaginosos localizados entre as vértebras amortecem o impacto dos movimentos da coluna.
O tecido cartilaginoso é o tecido que antecede a formação dos ossos. Por isso, em recém-nascidos, o tecido cartilaginoso é muito abundante.
Alguns animais vertebrados, como tubarões e raias, têm seu esqueleto formado totalmente de tecido cartilaginoso e, por isso, são denominados peixes cartilaginosos.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
Formação
O tecido conjuntivo cartilaginoso é formado de dois diferentes tipos celulares de fibra proteica, de matriz extra celular: pericôndrio e condrina.
Células
Nas cartilagens, existem dois tipos diferentes de células: condroblastos e condrócitos.
Os condroblastos são células jovens que produzem fibras de colágeno e produzem também a matriz.
Já os condrócitos são condroblastos que, após exercerem sua função de produzir cartilagem, diminuem sua atividade. O condrócito ficará acondicionado no interior de uma lacuna um pouco maior do que ele, que foi moldada a partir da deposição da matriz celular.
Matriz extracelular
A matriz extracelular do tecido cartilaginoso é bastante flexível, pois possui diversas propriedades elásticas. Porém, é firme e sólida.
Por conta das características da matriz extra celular, é possível que a cartilagem se adapte à sustentação de peso.
A formação e o crescimento dos ossos longos são auxiliados pelas cartilagens, que dão suporte às estruturas moles. Além disso, essas cartilagens revestem as superfícies articulares, de modo que recebam e absorvam possíveis choques mecânicos e facilitem o deslizamento dos ossos nas articulações.
Todas essas funções são dependentes da matriz celular, que é formada de colágeno, proteoglicanos, ácido hialurônico e glicoproteínas.
Pericôndrio
O pericôndrio é a região periférica da cartilagem. É formada substancialmente por tecido conjuntivo denso. Ele é responsável pela nutrição da cartilagem, bem como serve de fonte de novos condroblastos que darão origem aos condrócitos.
Classificação
Existem no corpo humano três tipos de cartilagem: a cartilagem hialina, a cartilagem elástica e a cartilagem fibrosa.
- Cartilagem hialina: é uma cartilagem de média quantidade de fibras colágenas. É a mais encontrada no corpo humano, pois é antecessora ao esqueleto. Pode ser encontrada nas fossas nasais, nas traqueias, nos brônquios, nas costelas e nas regiões articulares dos ossos.
- Cartilagem fibrosa: é encontrada nos discos intervertebrais, nos pontos de ligação de tendões e ligamentos e na sínfise púbica. Suas características são tanto de tecido conjuntivo denso quanto de cartilagem hialina. Sua matriz extracelular é formada de fibras de colágeno distribuídas em formato irregular entre os condrócitos e, por vezes, se arranjam paralelamente ao longo desses. Nesse tipo de cartilagem não são encontrados pericôndrios.
- Cartilagem elástica: apresenta uma pequena quantidade de colágeno e uma grande quantidade de fibras elásticas, o que garante a grande mobilidade, característica dessa cartilagem. Além disso, contém elastina e fibrilas de colágeno na composição de sua matriz extracelular. Pode ser encontrada no pavilhão auditivo, na tuba auditiva, na epiglote e na laringe.
Exercício de fixação
Exercícios sobre Tecido cartilaginoso para vestibular
MACKENZIE
A respeito do tecido cartilaginoso, é correto afirmar que: