Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Tecido cartilaginoso

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 12/10/2018

Introdução

O tecido cartilaginoso é uma especialização do tecido conjuntivo rígido. Ele tem a função de sustentar os tecidos moles adjacentes, de revestir as superfícies de articulação e de absorver choques mecânicos.

Ele é essencial para a formação e crescimento dos ossos.

A matriz extracelular do tecido adiposo é por onde ocorre a difusão de substâncias do tecido conjuntivo circundante e das células do tecido conjuntivo. O tecido cartilaginoso não possui, em sua constituição, vasos linfáticos e nervos.

É um tecido encontrado em diversas regiões do corpo, como nariz, orelhas e superfícies dos órgãos. É possível encontrá-lo, também, na coluna vertebral, onde discos cartilaginosos localizados entre as vértebras amortecem o impacto dos movimentos da coluna.

O tecido cartilaginoso é o tecido que antecede a formação dos ossos. Por isso, em recém-nascidos, o tecido cartilaginoso é muito abundante.
 

Alguns animais vertebrados, como tubarões e raias, têm seu esqueleto formado totalmente de tecido cartilaginoso e, por isso, são denominados peixes cartilaginosos.

Formação

O tecido conjuntivo cartilaginoso é formado de dois diferentes tipos celulares de fibra proteica, de matriz extra celular: pericôndrio e condrina.

Células

Nas cartilagens, existem dois tipos diferentes de células: condroblastos e condrócitos.

Os condroblastos são células jovens que produzem fibras de colágeno e produzem também a matriz.

Já os condrócitos são condroblastos que, após exercerem sua função de produzir cartilagem, diminuem sua atividade. O condrócito ficará acondicionado no interior de uma lacuna um pouco maior do que ele, que foi moldada a partir da deposição da matriz celular.

Matriz extracelular

A matriz extracelular do tecido cartilaginoso é bastante flexível, pois possui diversas propriedades elásticas. Porém, é firme e sólida.

Por conta das características da matriz extra celular, é possível que a cartilagem se adapte à sustentação de peso.

A formação e o crescimento dos ossos longos são auxiliados pelas cartilagens, que dão suporte às estruturas moles. Além disso, essas cartilagens revestem as superfícies articulares, de modo que recebam e absorvam possíveis choques mecânicos e facilitem o deslizamento dos ossos nas articulações.

Todas essas funções são dependentes da matriz celular, que é formada de colágeno, proteoglicanos, ácido hialurônico e glicoproteínas.

Pericôndrio

O pericôndrio é a região periférica da cartilagem. É formada substancialmente por tecido conjuntivo denso. Ele é responsável pela nutrição da cartilagem, bem como serve de fonte de novos condroblastos que darão origem aos condrócitos.

Classificação

Existem no corpo humano três tipos de cartilagem: a cartilagem hialina, a cartilagem elástica e a cartilagem fibrosa.

  • Cartilagem hialina: é uma cartilagem de média quantidade de fibras colágenas. É a mais encontrada no corpo humano, pois é antecessora ao esqueleto. Pode ser encontrada nas fossas nasais, nas traqueias, nos brônquios, nas costelas e nas regiões articulares dos ossos.
  • Cartilagem fibrosa: é encontrada nos discos intervertebrais, nos pontos de ligação de tendões e ligamentos e na sínfise púbica. Suas características são tanto de tecido conjuntivo denso quanto de cartilagem hialina. Sua matriz extracelular é formada de fibras de colágeno distribuídas em formato irregular entre os condrócitos e, por vezes, se arranjam paralelamente ao longo desses. Nesse tipo de cartilagem não são encontrados pericôndrios.
  • Cartilagem elástica: apresenta uma pequena quantidade de colágeno e uma grande quantidade de fibras elásticas, o que garante a grande mobilidade, característica dessa cartilagem. Além disso, contém elastina e fibrilas de colágeno na composição de sua matriz extracelular. Pode ser encontrada no pavilhão auditivo, na tuba auditiva, na epiglote e na laringe.

Exercícios

Exercício 1
(MACKENZIE)

A respeito do tecido cartilaginoso, é correto afirmar que:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...