Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Cores Neutras

Conhecimento Geral - Manual do Enem
Clara Tadayozzi Publicado por Clara Tadayozzi
 -  Última atualização: 27/9/2022

Índice

Introdução

As cores são percepções visuais geradas pelo nosso sistema nervoso por meio da captação de feixes de luz refletidos pelos objetos. Dentre as sete cores do espectro visível (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta), existe uma infinidade de tonalidades e combinações que podem ser harmonizadas para transmitir determinadas sensações.

Podemos classificar as cores quanto à sua formação, ou seja, se são primárias (puras), secundárias (formadas pela mistura de cores primárias), ou terciárias (formadas pela mistura de uma cor primária e uma secundária). E também podemos classificá-las quanto à sua temperatura: se são cores quentes, frias ou neutras.

As cores neutras são aquelas formadas pelo branco, preto e as diferentes tonalidades de cinza. A cor branca representa a presença de luz e a união de todas as cores do espectro. Já o preto corresponde à ausência de cor e de luz. Misturando essas duas cores, obtemos os tons de cinza. Também é possível formar cores neutras pela mistura de preto e branco a outras cores, gerando marrom e bege, por exemplo.

O que são cores neutras?

As cores neutras apresentam baixa intensidade, baixa saturação, pouco reflexo e pouca energia. São representadas pelo preto, branco e cinza. Além disso, os subtons de outras cores, acrescidas de branco e preto, também podem ser considerados cores neutras, como o bege e o marrom.

Um aspecto conhecido das cores neutras é que elas combinam com todas as outras cores. Por terem baixa intensidade, normalmente são utilizadas para trazer equilíbrio junto a outras cores mais vibrantes, harmonizando visualmente os ambientes. 

Outra característica das cores neutras é que elas não modificam as outras cores, apenas alteram suas tonalidades. Ou seja, determinada cor, ao ser misturada com branco, se torna mais clara, e ao ser misturada com preto, fica mais escura. Essas gradações de cor são chamadas de escalas tonais. 

Assim, quando se deseja escalas tonais mais claras, pode-se acrescentar a cor branca; e quando se deseja escalas tonais mais escuras, basta acrescentar a cor preta.

As cores neutras trazem sobriedade ao ambiente e podem ser mescladas a outras cores de maior intensidade para compor a decoração

Características das cores neutras:

As principais características das cores neutras são:

  • Complementam outras cores;
  • Possuem pouca energia;
  • Baixo reflexo e baixa intensidade;
  • Alteram a tonalidade de outras cores;
  • Combinam com outras cores, quentes ou frias;
  • Compõem-se pelo preto, branco e cinza, bem como pelas tonalidades resultantes da mistura dessas cores com outras.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚 

Qual é a classificação das cores?

Com o estudo das cores desenvolvido por artistas e pesquisadores como Leonardo Da VinciIsaac Newton e Goethe, foram descobertas diversas teorias e associações sobre as cores, que nos permitem hoje compreender o seu significado e a melhor forma de harmonizá-las.

Por meio desses estudos e experimentos, foi estruturado o círculo cromático. Trata-se de uma representação das cores enxergadas pelo olho humano: um gráfico circular contendo 12 partes, em que cada uma representa uma cor.

De acordo com as características que apresentam, essas cores são classificadas em diferentes categorias:

  • Cores primárias: são consideradas as "cores puras", pois não são formadas pela mistura de outras cores. As cores primárias são vermelho, amarelo e azul. A partir da mistura entre elas, formamos outras cores.
  • Cores secundárias: são formadas pela mistura de cores primárias. As cores secundárias são verde (amarelo e azul), laranja (vermelho e amarelo) e roxo (vermelho e azul).
  • Cores terciárias: as cores terciárias se formam pela mistura de uma cor primária e uma secundária. São elas: vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja); amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde).
  • Cores quentes: são cores vibrantes, que transmitem a sensação de calor, de movimento e energia. Costumam ser associadas à luz e ao fogo. No círculo cromático, temos as cores quentes: vermelho, laranja, amarelo, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado e amarelo-alaranjado.
  • Cores frias: são cores mais sóbrias, que transmitem a sensação de frio, de calma e quietude. Costumam ser associadas à água e ao inverno. No círculo cromático, temos as cores frias: azul, verde, violeta, vermelho-arroxeado, azul-arroxeado e azul-esverdeado.
  • Cores neutras: reúnem as cores branco, preto e diferentes tonalidades de cinza, bem como os tons de outras cores misturadas a elas, como o creme, bege e marrom.

O círculo cromático é uma ferramenta essencial para arquitetos, artistas plásticos e designers, pois ajuda a definir as melhores combinações de cores conforme as necessidades dos clientes - Foto: Reprodução

Qual é o significado das cores?

A psicologia das cores, um estudo com o objetivo de compreender o comportamento humano em relação às cores, revela que o nosso cérebro identifica e absorve cada cor mediante uma construção social feita acerca de seu significado.

Portanto, as cores influenciam os sentimentos, as emoções e vontades, o que é comumente explorado em áreas como marketing, design, publicidade, moda, entre outras, para atrair os clientes e atingir o resultado almejado.

Os significados de cada cor variam conforme o que foi construído socialmente e as particularidades de cada cultura, porém, há algumas sensações usualmente associadas a certas cores, listadas abaixo:

  • Branco: transmite a ideia de paz, esterilidade, inocência, união, rendição, pureza.
  • Cinza: associado à sensação de elegância, sobriedade, equilíbrio, sutileza.
  • Azul: uma das cores frias, é normalmente uma cor associada à calma, tranquilidade, sossego, monotonia, espiritualidade, saúde, harmonia, serenidade.
  • Preto: uma cor que revela formalidade, modernidade, sofisticação. Também associada ao luto, à raiva, ao medo, ao azar.
  • Vermelho: uma cor quente, frequentemente associada à paixão, ao amor, à força, energia, revolução, raiva, fogo. Também costuma ser bastante utilizada em anúncios para chamar atenção ou em placas de avisos importantes.
  • Amarelo: transmite a sensação de otimismo, alegria, idealismo, felicidade, prosperidade.
  • Verde: cor associada à esperança, liberdade e vitalidade. O verde também simboliza a natureza, o dinheiro, a juventude, o crescimento e a renovação.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
Enem 2009

Quando um objeto é iluminado, ele absorve algumas cores do espectro da luz incidente e reflete outras. A cor com que o objeto é visto será determinada pelas cores que ele reflete. Baseado no que foi exposto, analise as afirmações:

I. Um objeto branco, iluminado com luz verde, reflete a cor azul.
II. Um objeto vermelho, iluminado com luz branca, reflete a cor vermelha.
III. Um objeto preto é aquele que absorve todas as cores.
IV. Um objeto de vidro transparente azul tem essa cor porque reflete todas as cores.

As afirmativas corretas são:

A I e II
B I e III.
C II e III.
D III e IV.
E II e IV.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail