Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Filosofia

Política e Ética

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 9/8/2019

Introdução

A Ética e a Política fazem parte da tradição clássica da filosofia e ainda hoje, no século XXI, fazem parte das relações sociais contemporâneas. No entanto, o entendimento sobre o que é ética e o que é política sofreu algumas transformações ao longo do tempo. 

Hoje muitos dos cidadãos relacionam imediatamente a política a escândalos de corrupção, falta de comprometimento público, mistura das relações e tarefas das esferas pública e privada. No geral, em diversos países do muito a política tem sido vista com desprezo e desconfiança pelos cidadãos que com frequência bradam por ética, justiça e ordem, mesmo sem saber exatamente o que significam e qual a origem desses conceitos.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

O que é Política?

Tanto para Platão quanto para Aristótelesa Política é uma ciência e todas as outras ciências estão, obrigatoriamente, submetidas à Ciência Política. No caso de Aristóteles a Política tem a finalidade de assegurar a felicidade dos indivíduos. Para o filósofo, a  Ciência Política é dividida em ética e política. A ética trata da felicidade individual de cada cidadão na pólis, enquanto a política diz respeito a felicidade coletiva.

Para Aristóteles a Política, enquanto ciência, existe para pensar em ações que levem ao bem estar individual e coletivo. Em uma explicação mais generalizada, é possível definir a política como sendo a doutrina moral da sociedade como um todo.

Aristóteles afirma que todo homem é um animal político, ou seja, todo indivíduo tem como destino a vida comum na pólis e a partir desse convívio com outros que torna-se um ser racional. O homem, de acordo com o filósofo, é político por ser racional e a ética e a política é que garantem aos homens a racionalidade.

Na visão de Platão, a política é uma arte para qual nem todos os homens estão aptos. Segundo Platãosomente aqueles mais capacitados, no caso os filósofos, seriam capazes de exercer a administração da pólis de forma a garantir o bem estar de todos, por possuírem o conhecimento racional e verdadeiro. O objeto da política em Platão é corrigir as injustiças ocasionadas por homens não aptos a atividade política e que por isso acabaram por cometer diversas injustiças.

Embora Aristóteles tenha sido discípulo de Platão, os dois apresentavam concepções distintas sobre a política. A visão de Platão é idealista enquanto a de Aristóteles é mais realista e tem mais condições de ser aplicada. Aristóteles é considerado o primeiro grande sistematizador do conceito de política, pois para ele o homem necessita viver em comunidade.

Ruína de Pólis Grega

Escultura de Platão

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

O que é Ética?

A palavra ética vem do grego ethos e significa costumes de um grupo ou sociedade. A ética está relacionada aos costumes de um povo e pode ser definida como a doutrina moral dos indivíduos. A ética é uma divisão da ciência política responsável por ditar a maneira como os cidadão deveriam se comportar na pólis.

Para Aristóteles a ética é uma condição necessária para que o indivíduo se realize, que tenha condições de viver com virtuosidade a partir do uso da razão, que é garantida pela ética e pela política, ou seja, pela felicidade individual e pela felicidade coletiva. Na visão aristotélica, a liberdade está inserida na vida política e é somente na pólis e na vida em comunidade que que o indivíduo pode encontrar a razão e ser feliz.

Os gregos clássicos não separavam a ética da política, as duas faziam parte da busca pela felicidade. Não seria possível que o indivíduo encontrasse a felicidade individual sem que vivenciasse sua condição de homem político. A pólis é o espaço em que a felicidade é possível de ser alcançada. A razão do homem estava também ligada a suas atividades éticas e políticas.

Bustos de Filósofos Gregos


Exercícios

Exercício 1
(UNICAMP 2016)

Por que a ética voltou a ser um dos temas mais trabalhados do pensamento filosófico contemporâneo? Nos anos 1960 a política ocupava esse lugar e muitos cometeram o exagero de afirmar que tudo era político.

(José Arthur Gianotti, “Moralidade Pública e Moralidade Privada”, em Adauto Novaes, Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 239.)

A partir desse fragmento sobre a ética e o pensamento filosófico, é correto afirmar que:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...