Quando um capacitor é submetido a uma diferença de potencial, ele armazena cargas em suas armaduras. A quantidade de carga que ele consegue armazenar até estar completamente carregado é medido pela grandeza física chamada capacitância sendo \(Q\) a carga do capacitor e \(U\) a diferença de potencial entre suas armaduras a sua capacitância é definida como:
$$C = \frac{Q}{U}$$
Observe que para um valor determinado de \(U\) a capacitância será maior quanto maior for a carga \(Q\) armazenada.
A Unidade de medição da capacitância no Sistema Internacional (SI) é o Farad (símbolo: F), em homenagem ao cientista britânico Michael Faraday. É mais frequente utilizar os submúltiplos de Farad como o microfarad (\(mu F\)) nanofarad (nF) e o picofarad (pF) .
A capacitância é uma propriedade intrínseca do capacitor que depende somente da disposição geométrica dos seus componentes, das suas dimensões e do dielétrico presente no capacitor, e não depende do material que suas armaduras são feitas.
Capacitor Plano
O capacitor mais simples é chamado de capacitor plano, consiste unicamente de duas placas paralelas separados por uma distância d e com um material dielétrico entre as placas de permissividade elétrica \(\epsilon\). Como mostrado na figura abaixo:
Quando as placas estão totalmente carregadas há um campo elétrico aproximadamente uniforme entre elas, a intensidade desse campo é dada por
$$E = \frac{|\sigma|}{\epsilon}$$
Onde \(|\sigma|\) é o módulo da densidade superficial de carga de cada placa logo \(|\sigma| = \frac{Q}{A}\), onde \(Q\) é a carga do capacitor, e \(A\) a área da superfície das placas, portanto:
$$E= \frac{Q}{\epsilon.A}$$
Mas o campo em questão é uniforme, logo podemos utilizar a expressão abaixo:
$$U = E.d \Rightarrow U = \frac{Q.d}{\epsilon.A}$$
Onde \(d\) é a distância entre as placas,
Finalmente utilizando a definição da capacitância \( C= \frac{Q}{U}\)
Temos que:
$$C = \frac{\epsilon.A}{d}$$
Observe nessa expressão que a capacitância para o capacitor plano só depende das dimensões de área e distância entre as placas e da permissividade verificando os elementos que caracterizam uma capacitância.
Alguns valores para a constante dielétrica para alguns materiais: