Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Cartel, Truste e Holding

Maria Clara Cavalcanti
Publicado por Maria Clara Cavalcanti
Última atualização: 22/8/2019

Introdução

A aceleração do processo de industrialização em países europeus - como Alemanha, Inglaterra e França - durante o século XIX teve como consequência o aumento do acúmulo de capital. Mais tarde, já no final desse mesmo século, as indústrias e empresas presentes nesses países passaram a se movimentar em direção da concentração desse capital na mão de grandes conglomerados, a partir de acordos de mercado.

Além disso, após a Grande Depressão das décadas de 1880 e 1890, inúmeras empresas pequenas acabaram falindo ou foram incorporadas a empresas maiores, dando origem aos monopólios.

Dessa forma, as empresas e indústrias começaram a criar mecanismos de fusão e administração, que fizeram surgir grandes corporações hegemônicas no ramo financeiro e industrial, configurando monopólio. Cartel, Truste e Holding são três dos principais mecanismos desenvolvidos. 

É importante pontuar que essas práticas são proibidas em diversos países, por serem extremamente prejudiciais para os consumidores, devido a consequências negativas como:

  • perda de livre concorrência;
  • menor produtividade e pluralidade de bens e serviços; 
  • aumento constante dos preços.

No Brasil, por exemplo, cartéis e trustes são proibidos, apesar de ainda ser comum que aconteçam por falta de fiscalização ou brechas na lei. Os holdings, entretanto, ainda são permitidos no país.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Cartel

Quando duas ou mais empresas atuantes em uma mesmo segmento de produção e mercado estabelecem acordos - geralmente secretos - com o objetivo final de controlar as ofertas e os preços dos produtos de ambas, chama-se cartel. 

Os cartéis tiveram sua origem na Alemanha e se tornaram comuns durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais. Esta prática acaba por beneficiar as empresas, pois põe fim à livre concorrência.

É configurado cartel quando as empresas tabelam os preços de um produto. A prática se torna prejudicial para os consumidores, já que estes, por mais que procurem, não conseguirão encontrar o menor preço de um produto. Neste caso, as empresas são ainda independentes.

Exemplo: empresas de material escolar colocam seus respectivos cadernos - de mesmo tipo e qualidade - com um mesmo preço. 

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Truste

Truste é o nome dado quando uma ou mais empresas que já detém grande parte de um mercado se unem ou se fundem, adotando práticas econômicas que lhes assegurem o aumento dos lucros.

É comum que, após o truste, aconteça também o aumento dos preços dos bens, produtos ou serviços que oferecem. No caso do truste, as empresas fazem uma fusão total, abdicando de sua autonomia financeira.

O truste pode ser classificado de duas maneiras:

  • horizontal: quando a fusão acontece entre empresas do mesmo setor, que acabam por dominar majoritariamente um mercado;
  • vertical: quando a fusão é entre empresas responsáveis por etapas distintas do processo de produção.

No truste, a livre concorrência é também fortemente prejudicada.

Exemplo: a fusão das empresas Sadia e Perdigão, que atuam na mesma área. 

Holding

É configurado holding quando várias empresas se unem e, uma delas, se torna responsável pela administração das demais, a partir da compra de suas ações.

Apesar de não haver necessariamente monopólio produtivo, a empresa centralizadora administra, controla e elabora as políticas financeiras das demais empresas. 

O holding, por si só, é uma empresa que não produz e possui somente a função administrativa, comandando outras empresas de um bloco comercial, um conglomerado. 

Exemplo: o Grupo Silvio Santos, que administra mais de 40 outras empresas.


Exercícios

Exercício 1
((UECE/2015))

A associação que se dá entre empresas que eram concorrentes e que se tornam sócias passando a controlar grande parte do mercado consumidor, promovendo a diminuição da concorrência é conhecida como:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...