Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Action

Geopolítica Pós-Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria: como foi e os conflitos

Geografia - Manual do Enem
Gabriela Costa Costa Publicado por Gabriela Costa Costa
 -  Última atualização: 14/9/2023

Introdução

O período de Pós-Guerra inicia em 1945, após a Segunda Guerra Mundial e se estende até a Queda do Muro de Berlim, em 1991. Também chamado de Guerra Fria, ocorrendo de 1947 até 1991, a Guerra Fria é reconhecida por suas características e eventos marcantes que moldaram a geopolítica mundial.

Tal termo foi cunhado em 1947 pelo assessor presidencial americano Bernard Baruch.

Essas disputas foram expressas na famosa fórmula “paz impossível, guerra improvável”, criada pelo sociólogo francês Raymond Aron. Com duas superpotências em disputa pelo poder, a Ordem Mundial organizou-se de modo bipolar ideológica, capitalismo (EUA) x socialismo (URSS).

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Índice

Contexto

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo havia assistido a uma das maiores destruições da história.  Esperava-se, desse modo, que houvesse uma cooperação entre os países aliados (EUA, Inglaterra e URSS) em um período que, acreditava-se, seria de recuperação e paz. 

No entanto, iniciou-se o período da Guerra FriaE a competição entre as duas potências do lado vencedor, EUA e URSS, exigiu que tais potências se organizassem de acordo com suas apostas ideológicas: Capitalista (EUA) e Socialista (URSS).

O mundo bipolar

A principal configuração pós-Segunda Guerra foi um mundo bipolar, com EUA e URSS no centro. Esta estrutura desencadeou a Guerra Fria, que terminou com o fim da União Soviética na década de 1990.

O bloco capitalista 

Devido às tensões provocadas pelas disputas entre Estados Unidos e União Soviética, novas alianças foram criadas entre países.

Com o advento da Guerra Fria, o presidente Harry Truman realizou, em 1947, um discurso no Congresso Nacional afirmando a necessidade de os países capitalistas protegerem-se da ameaça socialista. Esse discurso ficou identificado como Doutrina Truman, e afirmava a rivalidade ideológica entre países capitalistas e socialistas. Desse modo, o mundo começou se organizando de acordo com as afinidades ideológicas.

Daí, viriam iniciativas mais concretas, como alinhamentos econômicos. Uma das primeiras iniciativas dos EUA foi o Plano Marshall, auxílio financeiro para os países aliados da Europa que necessitavam se recuperar do desfalque da Segunda Guerra Mundial.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), por sua vez, foi criada em 1949 e tinha como maior objetivo conter o avanço do bloco socialista na Europa. Consistia, desse modo, em uma aliança militar entre países capitalistas, sob direção dos Estados Unidos.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Bloco socialista

Como resposta à OTAN, o bloco socialista criou o Pacto de Varsóvia, em 1955. Era uma aliança militar que tinha, portanto, o objetivo de conter a expansão capitalista no continente europeu.

Antes disso, em 1949, formou-se no bloco socialista a Comecon, que visava a integração econômica das nações do Leste Europeu e o impedimento do avanço do Plano Marshall sobre a região. A Comecon viria se extinguir em 1991, com o fim da União Soviética

Principais conflitos do Pós-Guerra

Como os confrontos não ocorriam diretamente entre as superpotências, alguns conflitos-chave marcaram táticas de uso de aliados em conflitos militares. 

Guerra da Coreia (1950-1953)

Marcou o início dessas táticas. Os soviéticos, apoiavam a Coreia do Norte, e os norte-americanos, a Coreia do Sul. Esta Guerra começou quando a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul. A Guerra da Coreia foi resultado direto da divisão arbitrária daquela península por EUA e URSS durante a Conferência de Potsdam, em julho de 1945. Ao fim, não houve mudanças drásticas de fronteira.

Crise dos Mísseis (1962)

Crise dos mísseis avião fugindo de um míssil

Foi o auge desse período de conflitos. Durante treze dias o mundo abalou-se diante da possibilidade de um ataque nuclear entre as duas potências. O então presidente John F. Kennedy anunciou em transmissão televisiva que os EUA procederiam com um bloqueio naval em Cuba, após a instalação de mísseis nucleares na baía da ilha.

Após esse pronunciamento, a frota naval soviética aproximou-se dos navios norte-americanos que faziam o bloqueio à ilha. Depois da grande tensão, Nikita Khrushchev, retirou os mísseis de Cuba em troca da promessa de Kennedy de que os Estados Unidos não invadiriam Cuba.

Guerra do Vietnã (1962-1975)

É considerada um desdobramento direto de outro conflito que havia acontecido no Vietnã de 1946 a 1954: a Guerra da Indochina.  Com o fim dessa Guerra, ficou acertado que a unificação do Vietnã aconteceria a partir dos resultados das eleições gerais de 1955. O governo do Sul, porém, recusou participar das eleições, alegando não acreditar na capacidade do governo do Norte em conduzir eleições livres.

A intervenção dos Estados Unidos aconteceria apenas em 1964, quando Lyndon Johnson chegou à presidência americana, após o assassinato de John F. Kennedy, e deu-se em função da insatisfação com a incapacidade do governo sul-vietnamita de combater as tropas comunistas.

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯

Guerra do Afeganistão (1979–1989)

Guerra do Afeganistão soldados ao lado do tanque durante explosão

Também conhecida como "Invasão Soviética do Afeganistão".

  • Em dezembro de 1979, a União Soviética invadiu o Afeganistão para apoiar o governo comunista local que estava sob ataque de grupos insurgentes mujahideen.
  • Ao longo da década de 1980, os EUA, com outros países ocidentais e nações muçulmanas, apoiaram os mujahideen através de financiamento, treinamento e armamento.
  • A guerra tornou-se um ponto de atrito na Guerra Fria. Em 1989, a URSS retirou-se do Afeganistão, deixando um governo pró-soviético em Cabul, que eventualmente caiu para os mujahideen em 1992.

Só em meados dos anos 80 as tensões diminuíram para, então, em 1991, com a Queda do Muro de Berlim e o fim da URSS, temos o fim da Guerra Fria. Quando temos o estabelecimento de uma Nova Ordem Mundial.

 

Plano de Estudo Gratuito

Está precisando de uma ajuda nos estudos? Então, conheça o plano de estudo da Quero Bolsa: um material completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Baixe o cronograma sem pagar nada clicando aqui.

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
ENEM

Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética, não foram um período homogêneo único na história do mundo. (…) dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS.

(HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos. São Paulo: Cia das Letras,1996)

O período citado no texto e conhecido por “Guerra Fria” pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:

A corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
B domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
C choque ideológico entre a Alemanha Nazista / União Soviética Stalinista, durante os anos 30.
D disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.
E constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail