Como os confrontos não ocorriam diretamente entre as superpotências, alguns conflitos-chave marcaram táticas de uso de aliados em conflitos militares.
Guerra da Coreia (1950-1953)
Marcou o início dessas táticas. Os soviéticos, apoiavam a Coreia do Norte, e os norte-americanos, a Coreia do Sul. Esta Guerra começou quando a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul. A Guerra da Coreia foi resultado direto da divisão arbitrária daquela península por EUA e URSS durante a Conferência de Potsdam, em julho de 1945. Ao fim, não houve mudanças drásticas de fronteira.
Crise dos Mísseis (1962)
Foi o auge desse período de conflitos. Durante treze dias o mundo abalou-se diante da possibilidade de um ataque nuclear entre as duas potências. O então presidente John F. Kennedy anunciou em transmissão televisiva que os EUA procederiam com um bloqueio naval em Cuba, após a instalação de mísseis nucleares na baía da ilha.
Após esse pronunciamento, a frota naval soviética aproximou-se dos navios norte-americanos que faziam o bloqueio à ilha. Depois da grande tensão, Nikita Khrushchev, retirou os mísseis de Cuba em troca da promessa de Kennedy de que os Estados Unidos não invadiriam Cuba.
Guerra do Vietnã (1962-1975)
É considerada um desdobramento direto de outro conflito que havia acontecido no Vietnã de 1946 a 1954: a Guerra da Indochina. Com o fim dessa Guerra, ficou acertado que a unificação do Vietnã aconteceria a partir dos resultados das eleições gerais de 1955. O governo do Sul, porém, recusou participar das eleições, alegando não acreditar na capacidade do governo do Norte em conduzir eleições livres.
A intervenção dos Estados Unidos aconteceria apenas em 1964, quando Lyndon Johnson chegou à presidência americana, após o assassinato de John F. Kennedy, e deu-se em função da insatisfação com a incapacidade do governo sul-vietnamita de combater as tropas comunistas.
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯
Guerra do Afeganistão (1979–1989)
Também conhecida como "Invasão Soviética do Afeganistão".
- Em dezembro de 1979, a União Soviética invadiu o Afeganistão para apoiar o governo comunista local que estava sob ataque de grupos insurgentes mujahideen.
- Ao longo da década de 1980, os EUA, com outros países ocidentais e nações muçulmanas, apoiaram os mujahideen através de financiamento, treinamento e armamento.
- A guerra tornou-se um ponto de atrito na Guerra Fria. Em 1989, a URSS retirou-se do Afeganistão, deixando um governo pró-soviético em Cabul, que eventualmente caiu para os mujahideen em 1992.
Só em meados dos anos 80 as tensões diminuíram para, então, em 1991, com a Queda do Muro de Berlim e o fim da URSS, temos o fim da Guerra Fria. Quando temos o estabelecimento de uma Nova Ordem Mundial.