Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Outono

Giulia Giacomini Kiefer
Publicado por Giulia Giacomini Kiefer
Última atualização: 24/4/2019

Introdução

O outono é uma estação do ano que precede o inverno e sucede o verão. Esta “estação transitória” é chamada assim por conta da ausência de características climáticas distintas, diferente do inverno e do verão.

Por conta do equinócio de outono, a estação começa em 21 de março no Hemisfério Sul e em 21 de setembro no Hemisfério Norte. Tem duração de aproximadamente de três meses. 

Características do outono

Algumas características marcantes desta estação são:

  • a diminuição das temperaturas médias - especialmente em relação ao verão;
  • a diminuição do tempo de luz solar ao longo dos dias, até a chegada do inverno;
  • a diminuição dos índices pluviométricos em relação a estação anterior.

Então, é possível perceber que o outono é como um período de transição entre o verão e o inverno, como se a estação caminhasse lentamente durante os três meses até a chegada do inverno. 

Por que o outono é assim?

O movimento de translação é o principal responsável pelas diferenças nas estações. O movimento, que dura aproximadamente um ano, é definido por uma trajetória elíptica da Terra em torno do Sol.

Nessa trajetória, o momento em que o outono se inicia é chamado de equinócio de outono - e por causa da posição do planeta em relação ao Sol, os dias e as noites têm a mesma duração.

O eixo de inclinação da Terra também é influente nesse processo. Por causa dele, as mesmas estações ocorrem em diferentes períodos do ano nos hemisférios (no caso do outono: em março no Hemisfério Sul e em setembro no Hemisfério Norte). 

Diferenças do outono em distintas latitudes

Apesar de ser a mesma estação, o outono se comporta diferente dependendo da zona climática em que ocorre - ou seja, a manifestação da estação depende da latitude.

No mapa mundi acima, o Hemisfério Sul encontra-se destacado em amarelo, enquanto o Hemisfério Norte representa a parte em branco. A maior parte do Hemisfério Norte possui clima temperado, enquanto que no Hemisfério Sul há um predomínio de climas tropicaise subtropicais. Estas diferenças nas dinâmicas climáticas afetam a manifestação das estações nos diferentes hemisférios.

Outono em zonas de alta latitude

Como no Hemisfério Norte predominam as zonas de alta latitude, as estações do ano são mais definidas e com características marcantes. O outono, então, possui uma maior “identidade”.

Você já deve ter visto alguma representação do outono em filmes estrangeiros, principalmente norte-americanos. É uma época um tanto chuvosa e fria (vale lembrar que a estação não é tão fria quanto o inverno, porém a queda de temperaturas é um tanto brusca). A cor laranja predomina nas ruas, visto que as folhas podres e mortas caem das árvores.

Paisagem típica de um outono em climas temperados

Outono em zonas de baixa latitude

Já no Hemisfério Sul, especialmente nas zonas de clima tropical próximas à linha do Equador, o outono se manifesta mais fracamente.

A principal causa disso é que, nessas zonas, a diferenciação de estações se dá entre a “estação seca” e a “estação das chuvas”. Então, o outono se encaixa, junto com o inverno, na “estação seca”, ou seja, na que possui menor incidência de chuvas.

É importante ressaltar que no Brasil, dependendo da região, é possível encontrar as duas manifestações distintas de outonos. Nas regiões mais ao Sul, cujo clima se assemelha ao temperado, temos o outono mais “tradicional”, enquanto nos estados mais ao Norte temos algo que se assemelha mais a uma “estação seca”.

Em oposição às folhas alaranjadas do outono de clima temperado, o outono no Brasil presencia o florescer dos ipês, que costuma começar nessa época, colorindo as diversas ruas brasileiras.

Ipê-rosa e, em seus galhos, repousa um bem-te-vi. Dois representantes da riquíssima flora e fauna brasileira, respectivamente.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

Assinale a alternativa que contém as seguintes informações na ordem correta: o nome do dia em que tanto o dia quanto a noite têm a mesma duração, e quais estações do ano este dia marca o início.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...