A Guerra da Coreia foi um conflito armado que ocorreu na península coreana entre 1950 e 1953, envolvendo a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, bem como suas respectivas potências aliadas, principalmente os Estados Unidos e a China.
Antecedentes
Após a Segunda Guerra Mundial, a península coreana, anteriormente ocupada pelo Japão, foi dividida ao longo do Paralelo 38°. O norte ficou sob a influência soviética e o sul sob a influência estadunidense. Isso resultou em dois governos distintos, cada um deles reivindicando ser o governo legítimo de toda a Coreia. A Coreia do Norte se tornou comunista sob a liderança de Kim Il-sung, enquanto a Coreia do Sul tornou-se capitalista sob a liderança de Syngman Rhee.
Coreia do Norte (República Popular Democrática da Coreia):
- Sob a influência da União Soviética, a Coreia do Norte adotou rapidamente um sistema comunista.
- Kim Il-sung, apoiado pela União Soviética, emergiu como líder e começou a consolidar seu poder através de purgas políticas, eliminando rivais.
- O norte industrializado, com ricos recursos naturais, começou a construir uma economia baseada na produção pesada, coletivização e planejamento centralizado.
- Estabelecimento de um culto de personalidade em torno de de Kim Il-sung, que continuaria através das gerações de sua família.
Bandeira da Coreia do Norte
Coreia do Sul (República da Coreia):
- Sob influência americana, a Coreia do Sul adotou uma forma de governo capitalista.
- Syngman Rhee tornou-se o primeiro presidente. Semelhante a Kim no norte, Rhee também tomou medidas autoritárias para consolidar seu poder, reprimindo a oposição.
- A Coreia do Sul, inicialmente mais agrícola, passou por dificuldades econômicas nos primeiros anos, mas eventualmente se transformaria numa economia vibrante.
- Apesar de adotar uma estrutura capitalista, o Sul, durante muitos anos, não foi uma democracia plena, com vários governos autoritários no poder até o movimento pró-democracia na década de 1980.
Bandeira da Coreia do Sul
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
Início do Conflito
Em 25 de junho de 1950, as forças norte-coreanas invadiram a Coreia do Sul, iniciando a guerra. Rapidamente, as forças sul-coreanas e seus aliados, liderados pelos Estados Unidos sob o comando da Organização das Nações Unidas (ONU), responderam.
À medida que o conflito se desenrolava, as tropas da ONU conseguiram repelir as forças norte-coreanas e avançar em direção ao norte, chegando perto da fronteira com a China no Rio Yalu. Isso alarmou a China, que entrou na guerra ao lado da Coreia do Norte em outubro de 1950, empurrando as forças da ONU de volta ao sul.