Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Inglês

Past Participle

Alanis Zambrini
Publicado por Alanis Zambrini
Última atualização: 22/7/2019

Introdução

O que é?

O past participle é um tempo verbal da língua inglesa, sendo um tempo praticamente oposto ao simple past. Apesar de ter past em seu nome, nós usamos o past participle não apenas em situações passadas, e sim nos chamados perfect tenses, que trazem consigo vários tempos verbais diferentes, mas que sempre trarão consigo algum verbo no past participle. 

Além disso, eles podem ser usados também na passive voice, ou seja, na voz passiva de alguma frase que esteja em inglês. Por fim, ele também pode ser usado, em alguns casos, como adjetivo, de modo a caracterizar alguma coisa ou alguém. 

Neste tempo verbal é importante prestarmos bastante atenção em como conjugamos os verbos, pois há dois tipos de verbos na língua inglesa: os regulares e os irregulares. Esses tipos de verbos serão conjugados de formas diferentes no past participle, o que pode gerar algumas dúvidas no começo. 

Mas calma! Sem desespero! Eu te explico certinho como você pode aprender esse tempo verbal e nunca mais errá-lo!

Past participle em perfect tenses

O past participle é muito usado nos chamados perfect tenses, cujos tempos verbais mais usados são o present perfect e o past perfect, e nestes dois tempos ele sempre vai vir depois do verbo auxiliar “have” (had no past perfect e have/has no present perfect).

Vamos ver alguns exemplos para entendermos melhor:

Past perfect

I had never been on a helicopter before. - Eu nunca tinha estado em um helicóptero antes.

Had you already left home when I texted you? - Você já havia saído de casa quando eu te mandei mensagem?

Present perfect

I have been healthy all year long. - Eu estive saudável o ano inteiro.

I have learned three different languages. - Eu aprendi (tenho aprendido) três línguas diferentes.

Past participle na passive voice

Além de ser usado nos perfect tenses, o past participle também faz parte da construção da voz passiva em inglês (passive voice), que segue a seguinte regrinha de formação:

Objeto que recebe a ação + verbo to be + past participle + preposição by + quem faz a ação 

A passive voice é muito utilizada quando a pessoa que pratica a ação é desconhecida ou irrelevante à informação passada. Além disso, é importante sabermos que a pessoa que pratica a ação também pode não ser mencionada na frase caso não seja  necessário. 

Vamos ver alguns exemplos:

This building was bought 30 years ago by my father. - Esse prédio foi comprado 30 anos atrás pelo meu pai.

Her bathroom was painted last year. - O banheiro dela foi pintado ano passado.

Past participle usado como adjetivo

Dependendo do contexto, também é possível transformarmos os verbos do past participle em adjetivos, principalmente quando queremos dar alguma característica específica para algo ou alguém. Vamos ver alguns exemplos:

This broken doll used to be my favorite. - Essa boneca quebrada costumava ser o meu favorito.

The stolen laptop was found in the trash can. - O notebook roubado foi encontrado na lixeira.

You can’t drive if you’re drunk. - Você não pode dirigir se estiver bêbado. 

Verbos regulares VS irregulares

Uma coisa que precisa de bastante atenção no caso do past participle é a diferença entre os verbos regulares e irregulares, pois dependendo de cada caso os verbos serão conjugados de um jeito diferente.

No caso de verbos regularesprecisamos apenas acrescentar o sufixo “-ed” no final do verbo. Porém, tome cuidado se precisar classificar os verbos, pois no caso dos regulares a sua forma vai ser igual no past participle e no simple past. Vamos ver alguns exemplos de verbos: 

  • Ask - asked (perguntar)
  • Kill - killed (matar)
  • Dream - dreamed (sonhar)

Além disso, para verbos regulares  terminados com a letra “e” quando utilizados no past participle, acrescentamos apenas a letra “d” no final, para que não acabemos repetindo o “e”:

  • Dance - danced (dançar)
  • Love - loved (amar)
  • Já no caso de verbos regulares terminados com “y” antecedido por consoante, o “y” é substituído pela letra “i” e acrescenta-se “-ed” ao final:
  • Cry - cried (chorar)
  • Study - studied (estudar)

Além disso, palavras terminadas em sanduíche de vogal (consoante-vogal-consoante) iremos dobrar a última letra e acrescentar “-ed”. As exceções são palavras terminadas em “x”, “y” e “w”.

  • Stop - stopped (parar)
  • Plan - planned (planejar)
  • Occur - occurred (ocorrer)

Já no caso de verbos irregulares, não há uma regra fixa para a conjugação. No final, acabamos tendo que decorar algumas tabelas com a forma verbal dos verbos irregulares no past participle, para que possamos sempre lembrar como usá-los de maneira correta. 

Neste caso, alguns verbos do past participle podem ter a mesma forma do simple past (coincidentemente), mas muitos vão ser diferentes em forma. Vamos ver alguns exemplos:

  • Be - been (ser/estar)
  • Do - done (fazer)
  • Go - gone (ir)
  • Think - thought (pensar)

Exercícios

Exercício 1
(UNIP)

Things ___________ a lot since October.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...